O mistério noir do acontecimento : ensino de história e narrativa literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Diego Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77234
Resumo: O passado como um grande mistério. O professor de história como um investigador. Aquilo que se passou como um acontecimento, com Deleuze, a fissura em qualquer percepção que busca extrair um sentido dele mesmo. A narrativa literária como expressão de falar com os romances, e não sobre eles. A leitura e a escrita, simultaneamente, como procedimento de pesquisa. As tipologias históricas como composição de personagens. O problema de pesquisa que incita o drama. A presente dissertação busca produzir, na superfície da própria escrita, aquilo que propõe como tema. Por isso, a narrativa do ensino de história é expressa como um romance policial: as revisões bibliográficas como flashbacks, as problemáticas como reviravoltas e as conclusões como clímax (ou a espera por ele). Romance noir; onde a verdade é mais negociável e depende mais das paixões de quem a busca do que pelo comprometimento com o conhecimento; o acaso tem sua função; e um mistério leva a outro, e assim por diante. No assassinato que impulsiona a trama, não mais um fato, onde as perguntas do mistério de enigma seriam quem, como ou por que; mas sim o acontecimento, onde os efeitos se expandem pelo vazio deixado por ele.
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