Interações entre estilos cognitivos e sistemas alternativos de processamento da informação, em textos de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lewin, Zaida Grinberg
Data de Publicação: 1980
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242582
Resumo: O presente estudo investiga os efeitos de tratamentos instrucionais alternativos e de diferenças individuais em estilo cognitivo e sexo sobre a lembrança produtiva e a lembrança reprodutiva em alunos de 8ª série. Os tratamentos instrucionais alternativos são mediados pela leitura de textos e as diferenças individuais em estilo cognitivo são conceituadas de acordo com a teoria de dependência-independência de campo. Textos de leitura, envolvendo conceitos na área de Estudos Sociais são apresentados com variações no grau de estrutura e no tipo de relacionamento estabelecido entre as unidades de informação o que caracteriza diferentes estruturas hierárquicas às quais o fluxo da informação se subordina, compondo, assim, diferentes estratégias de processamento da informaçao em textos de leitura. Na Estratégias de Apoios Onganizacionais (EAO), Unidades de informação superordenadas precedem unidades de informação subordinadas, incluindo a presença de apoios organizacionais. Na Estratégia Eliciadora (EE), o fluxo da informação adapta-se a uma sequência de subordinação superordenação, incluindo questões eliciadoras. A Estratégia de unidades de informação independentes, configura textos de leitura em que os parágrafos se relacionam ao acaso. Os fatores estilo cognitivo, sexo e tratamento instrucional se combinam num experimento fatorial utilizado em conexão com um planejamento aleatório. Análises de variância fatorial 2x2x3, para cada variável dependente e comparações post-hoc entre as combinações de tratamento indicam como principais resultados: (1) Diferentes modalidades instrucionais, mediadas pela leitura, afetam significativamente o grau de lembrança produtiva e lembrança reprodutiva. Interações entre aptidão e tratamento também confirmam que: (2) Alunos com estilo cognitivo independente de campo, comparados aos dependentes de campo, em instrucionais de estrutura moderada com Estratégia Eliciadora, apresentam um maior grau de lembrança reprodutiva. (3) Alunos com estilo cognitivo dependente de campo, independentes de campo, em condições instrucionais estruturadas, com Apoios Organizacionais, apresentam um maior grau de lembrança produtiva. (4) Alunos com estilo cognitivo independente de campo, comparados aos dependentes de campo, em condições instrucionais não estruturadas, com Unidades de informação independentes apresentam um maior grau de lembrança produtiva. Os resultados sugerem implicações para um melhor manejo das diferenças individuais do aluno em sala de aula, mediante o aperfeiçoamento do material instrucional.
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Na Estratégias de Apoios Onganizacionais (EAO), Unidades de informação superordenadas precedem unidades de informação subordinadas, incluindo a presença de apoios organizacionais. Na Estratégia Eliciadora (EE), o fluxo da informação adapta-se a uma sequência de subordinação superordenação, incluindo questões eliciadoras. A Estratégia de unidades de informação independentes, configura textos de leitura em que os parágrafos se relacionam ao acaso. Os fatores estilo cognitivo, sexo e tratamento instrucional se combinam num experimento fatorial utilizado em conexão com um planejamento aleatório. Análises de variância fatorial 2x2x3, para cada variável dependente e comparações post-hoc entre as combinações de tratamento indicam como principais resultados: (1) Diferentes modalidades instrucionais, mediadas pela leitura, afetam significativamente o grau de lembrança produtiva e lembrança reprodutiva. Interações entre aptidão e tratamento também confirmam que: (2) Alunos com estilo cognitivo independente de campo, comparados aos dependentes de campo, em instrucionais de estrutura moderada com Estratégia Eliciadora, apresentam um maior grau de lembrança reprodutiva. (3) Alunos com estilo cognitivo dependente de campo, independentes de campo, em condições instrucionais estruturadas, com Apoios Organizacionais, apresentam um maior grau de lembrança produtiva. (4) Alunos com estilo cognitivo independente de campo, comparados aos dependentes de campo, em condições instrucionais não estruturadas, com Unidades de informação independentes apresentam um maior grau de lembrança produtiva. Os resultados sugerem implicações para um melhor manejo das diferenças individuais do aluno em sala de aula, mediante o aperfeiçoamento do material instrucional.This study investigates the effects of alternative instructional treatments and of individual differences in cognitive style and sex on productive Recall and reproductive Recall among eight-graders. The alternative instructional treatments are mediated by reading texts. The individual differences in cognitive styles are conceptualized according to the theory of field - dependence and field independence. Reading texts, concerning social studies concepts, present various degrees of structure and information flow subordinated to different hierarchical structutres. In the Organizational Aids Strategy (DAS), superordinate Units of information precede the subordinated ones. In the Eliciting Estrategy (EE), the units of information are related in a subordinate superordinate fashion. The strategy of Independent Information Units, (UII), includes Reading texts in wich the units relate to each other in a random way. The factors instructional treatments cognitive style, and sex are combined in an Analysis of Variance design 2x2x3. The main results are: (1) Different instructional modalities, mediated by reading, significantly affect productive and reproductive recall. Aptitude by treatment interactions indicate that: (2) Field Independent students as compared to the Field Dependent ones perform better on reprodutive recall under an Eliciting Strategy. (3) Field Dependent students as compared to the field independent ones perform better on productive recall under an Organizational Aids Strategy and (4) Field Independent students, as compared to the Field Dependent ones perform better on reproductive recall under an Independent Information Units Strategy. The results suggest implications for best management of classroom students individual differences through a more appropriate use of instructional material.application/pdfporLeituraEnsino de primeiro grauInterações entre estilos cognitivos e sistemas alternativos de processamento da informação, em textos de leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1980doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000162060.pdf.txt000162060.pdf.txtExtracted Texttext/plain428396http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242582/2/000162060.pdf.txt5e54ee0b2250e7ce866d935a2f58f7a5MD52ORIGINAL000162060.pdfTexto completoapplication/pdf12177883http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242582/1/000162060.pdffe03b025987bd974e461cf54285b8034MD5110183/2425822022-10-01 05:10:27.275956oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242582Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-01T08:10:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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