Atropelamentos de Leopardus geoffroyi (gato-do-mato-grande) em rodovias do Pampa brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/276173 |
Resumo: | A fragmentação e redução de habitats representam ameaças significativas para a conservação da biodiversidade. Esses processos podem aumentar os conflitos entre a fauna nativa e os humanos, como por exemplo, os atropelamentos em rodovias, e reduzindo a abundância populacional. A implantação e operação de rodovias contribui para a perda e degradação de habitat de maneira crescente e disseminada no mundo inteiro, causando impactos mais extensos na natureza. Muitos mamíferos da ordem carnívora precisam de liberdade de movimento em sua área de vida para acessar recursos. Quando esses animais se deparam com uma área fragmentada, eles são obrigados a procurar novos recursos, o que os leva a atravessar estradas. As espécies da família Felidae desenvolvem papéis extremamente importantes, realizando a manutenção do equilíbrio ecológico nos ecossistemas do mundo todo, sendo, muitas vezes, os predadores de topo. Atualmente uma das maiores ameaças aos felídeos são os atropelamentos, pois segundo estudos recentes, a fragmentação de habitats causada pela construção de rodovias aumenta a exposição dos felinos ao tráfego e, consequentemente, o risco de atropelamentos. No Brasil, a ocorrência do felídeo da espécie Leopardus geoffroyi está limitada ao extremo sul, na metade sul do estado no Rio Grande do Sul (RS), ocorrendo na região Pampa. Estudos na Argentina indicam que o L. geoffroyi poderia ser mais tolerante (e às vezes, favorecido) pela alteração do habitat e podendo persistir em áreas com atividade pecuária e/ ou agricultura. No entanto, no RS, estudos observaram preferência da espécie pela vegetação ripária em áreas privadas do Pampa (fazendas). Isso levou à sugestão de que o gato-do-mato-grande poderia ser uma espécie ecologicamente adaptável que conseguiria utilizar a matriz antrópica entre os ambientes preferenciais. O presente estudo tem por objetivo avaliar a incidência de atropelamentos de Leopardus geoffroyi com relação a variáveis ambientais no Bioma Pampa. A metodologia foi desenvolvida com a colaboração de pesquisadores que fazem monitoramento de fauna atropelada e com a compilação de dados de atropelamentos da espécie, e com a seleção de variáveis preditoras de adequabilidade de habitat para a presa principal de L. geoffroyi a Cavia aperea, e de métricas de composição e configuração da paisagem, em buffers no entorno dos trechos a partir do mapa de uso do solo do Mapbiomas coleção 6. A variável resposta analisada foi a presença e ausência de atropelamentos de L. geoffroyi, através da análise das métricas de paisagem que foram testadas em diferentes escalas, para compreender em qual extensão a variável resposta apresenta uma relação mais forte ou mais parcimoniosa com as características da paisagem. A identificação das melhores escalas e a seleção dos melhores modelos através de análise estatística com GLM binomial e AICc. Como resultado, foi observado quanto mais isoladas estão as manchas de floresta e maior a chance de atropelamento. E quanto menor a quantidade de manchas de floresta e maior a chance de atropelamento. Esses resultados sugerem que a configuração de áreas florestais pode ser um fator determinante para o aumento do risco de atropelamentos em determinadas regiões do Pampa brasileiro, e o maior o número de manchas de floresta pode ser uma variável importante a ser considerada em estratégias de mitigação desse risco. |
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Felipeto, Elis Hernandez da SilvaTirelli, Flávia PereiraTeixeira, Fernanda Zimmermann2024-07-11T05:40:01Z2023http://hdl.handle.net/10183/276173001199548A fragmentação e redução de habitats representam ameaças significativas para a conservação da biodiversidade. Esses processos podem aumentar os conflitos entre a fauna nativa e os humanos, como por exemplo, os atropelamentos em rodovias, e reduzindo a abundância populacional. A implantação e operação de rodovias contribui para a perda e degradação de habitat de maneira crescente e disseminada no mundo inteiro, causando impactos mais extensos na natureza. Muitos mamíferos da ordem carnívora precisam de liberdade de movimento em sua área de vida para acessar recursos. Quando esses animais se deparam com uma área fragmentada, eles são obrigados a procurar novos recursos, o que os leva a atravessar estradas. As espécies da família Felidae desenvolvem papéis extremamente importantes, realizando a manutenção do equilíbrio ecológico nos ecossistemas do mundo todo, sendo, muitas vezes, os predadores de topo. Atualmente uma das maiores ameaças aos felídeos são os atropelamentos, pois segundo estudos recentes, a fragmentação de habitats causada pela construção de rodovias aumenta a exposição dos felinos ao tráfego e, consequentemente, o risco de atropelamentos. No Brasil, a ocorrência do felídeo da espécie Leopardus geoffroyi está limitada ao extremo sul, na metade sul do estado no Rio Grande do Sul (RS), ocorrendo na região Pampa. Estudos na Argentina indicam que o L. geoffroyi poderia ser mais tolerante (e às vezes, favorecido) pela alteração do habitat e podendo persistir em áreas com atividade pecuária e/ ou agricultura. No entanto, no RS, estudos observaram preferência da espécie pela vegetação ripária em áreas privadas do Pampa (fazendas). Isso levou à sugestão de que o gato-do-mato-grande poderia ser uma espécie ecologicamente adaptável que conseguiria utilizar a matriz antrópica entre os ambientes preferenciais. O presente estudo tem por objetivo avaliar a incidência de atropelamentos de Leopardus geoffroyi com relação a variáveis ambientais no Bioma Pampa. A metodologia foi desenvolvida com a colaboração de pesquisadores que fazem monitoramento de fauna atropelada e com a compilação de dados de atropelamentos da espécie, e com a seleção de variáveis preditoras de adequabilidade de habitat para a presa principal de L. geoffroyi a Cavia aperea, e de métricas de composição e configuração da paisagem, em buffers no entorno dos trechos a partir do mapa de uso do solo do Mapbiomas coleção 6. A variável resposta analisada foi a presença e ausência de atropelamentos de L. geoffroyi, através da análise das métricas de paisagem que foram testadas em diferentes escalas, para compreender em qual extensão a variável resposta apresenta uma relação mais forte ou mais parcimoniosa com as características da paisagem. A identificação das melhores escalas e a seleção dos melhores modelos através de análise estatística com GLM binomial e AICc. Como resultado, foi observado quanto mais isoladas estão as manchas de floresta e maior a chance de atropelamento. E quanto menor a quantidade de manchas de floresta e maior a chance de atropelamento. Esses resultados sugerem que a configuração de áreas florestais pode ser um fator determinante para o aumento do risco de atropelamentos em determinadas regiões do Pampa brasileiro, e o maior o número de manchas de floresta pode ser uma variável importante a ser considerada em estratégias de mitigação desse risco.Fragmentation and habitat reduction represent significant threats to vertebrates. These processes can increase conflicts between wildlife and humans, one example are the roadkills on roads. The construction of roads contributes to habitat loss and degradation in an increasingly widespread manner worldwide and is one of the primary factors that alter the environment and cause more extensive impacts on nature. Many mammalian carnivores need to move freely within their home range to access resources that are either seasonally available or dispersed in the environment, and when individuals find themselves in a fragmented area, they must seek out new resources, which can lead them to cross roads. Felidae species play extremely important roles in maintaining ecological balance in ecosystems around the world, often being top predators. Currently, one of the greatest threats to felids is roadkill, as recent studies indicate that habitat fragmentation caused by road construction increases feline exposure to traffic and, consequently, the risk of being hit by vehicles. In Brazil, the occurrence of the Leopardus geoffroyi species is limited to the extreme south, in the southern half of the state of Rio Grande do Sul (RS), occurring in the Pampa region. Studies in Argentina indicate that L. geoffroyi could be more tolerant (and sometimes favored) by habitat alteration and could persist in areas with livestock and/or agriculture activity. However, in RS, studies have observed the species' preference for riparian vegetation in private areas of Pampa (farms). This has led to the suggestion that the big cat-o'-the-woods could be an ecologically adaptable species that can use the anthropic matrix between preferred environments. The present study aims to assess the incidence of Leopardus geoffroyi roadkill in relation to environmental variables in the Pampa Biome. The methodology was developed in collaboration with researchers who monitor roadkill fauna, compiling data on the species' roadkills. With the selection of predictor variables of habitat suitability for L. geoffroyi's main prey, Cavia aperea, and metrics of landscape composition and configuration, in buffers surrounding the sections from the land use map of Mapbiomas collection 6. The response variable analyzed was the presence and absence of L. geoffroyi roadkills, through the analysis of landscape metrics that were tested at different scales, to understand to what extent the response variable presents a stronger or more parsimonious relationship with the landscape characteristics. The identification of the best scales and the selection of the best models through statistical analysis with binomial GLM and AICc. We observed the more isolated the forest patches, higher the chance of roadkill. Also, the fewer forest patches higher the chance of roadkill. This result suggests that the configuration of forest areas may be a determining factor in increasing the risk of roadkills in certain regions of the Brazilian Pampa, and the higher the number of forest patches may be an important variable to be considered in mitigation strategies for this risk.application/pdfporLeopardus geoffroyiAtropelamentosAtropelamentos de Leopardus geoffroyi (gato-do-mato-grande) em rodovias do Pampa brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPrograma de Pós-Graduação em Biologia AnimalPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199548.pdf.txt001199548.pdf.txtExtracted Texttext/plain48218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276173/2/001199548.pdf.txt050faad6ffe501669de0efddc47c82e6MD52ORIGINAL001199548.pdfTexto parcialapplication/pdf662051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276173/1/001199548.pdf431258c203875e0313cee6998d15f040MD5110183/2761732024-07-27 05:42:12.0265oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276173Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-27T08:42:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A fragmentação e redução de habitats representam ameaças significativas para a conservação da biodiversidade. Esses processos podem aumentar os conflitos entre a fauna nativa e os humanos, como por exemplo, os atropelamentos em rodovias, e reduzindo a abundância populacional. A implantação e operação de rodovias contribui para a perda e degradação de habitat de maneira crescente e disseminada no mundo inteiro, causando impactos mais extensos na natureza. Muitos mamíferos da ordem carnívora precisam de liberdade de movimento em sua área de vida para acessar recursos. Quando esses animais se deparam com uma área fragmentada, eles são obrigados a procurar novos recursos, o que os leva a atravessar estradas. As espécies da família Felidae desenvolvem papéis extremamente importantes, realizando a manutenção do equilíbrio ecológico nos ecossistemas do mundo todo, sendo, muitas vezes, os predadores de topo. Atualmente uma das maiores ameaças aos felídeos são os atropelamentos, pois segundo estudos recentes, a fragmentação de habitats causada pela construção de rodovias aumenta a exposição dos felinos ao tráfego e, consequentemente, o risco de atropelamentos. No Brasil, a ocorrência do felídeo da espécie Leopardus geoffroyi está limitada ao extremo sul, na metade sul do estado no Rio Grande do Sul (RS), ocorrendo na região Pampa. Estudos na Argentina indicam que o L. geoffroyi poderia ser mais tolerante (e às vezes, favorecido) pela alteração do habitat e podendo persistir em áreas com atividade pecuária e/ ou agricultura. No entanto, no RS, estudos observaram preferência da espécie pela vegetação ripária em áreas privadas do Pampa (fazendas). Isso levou à sugestão de que o gato-do-mato-grande poderia ser uma espécie ecologicamente adaptável que conseguiria utilizar a matriz antrópica entre os ambientes preferenciais. O presente estudo tem por objetivo avaliar a incidência de atropelamentos de Leopardus geoffroyi com relação a variáveis ambientais no Bioma Pampa. A metodologia foi desenvolvida com a colaboração de pesquisadores que fazem monitoramento de fauna atropelada e com a compilação de dados de atropelamentos da espécie, e com a seleção de variáveis preditoras de adequabilidade de habitat para a presa principal de L. geoffroyi a Cavia aperea, e de métricas de composição e configuração da paisagem, em buffers no entorno dos trechos a partir do mapa de uso do solo do Mapbiomas coleção 6. A variável resposta analisada foi a presença e ausência de atropelamentos de L. geoffroyi, através da análise das métricas de paisagem que foram testadas em diferentes escalas, para compreender em qual extensão a variável resposta apresenta uma relação mais forte ou mais parcimoniosa com as características da paisagem. A identificação das melhores escalas e a seleção dos melhores modelos através de análise estatística com GLM binomial e AICc. Como resultado, foi observado quanto mais isoladas estão as manchas de floresta e maior a chance de atropelamento. E quanto menor a quantidade de manchas de floresta e maior a chance de atropelamento. Esses resultados sugerem que a configuração de áreas florestais pode ser um fator determinante para o aumento do risco de atropelamentos em determinadas regiões do Pampa brasileiro, e o maior o número de manchas de floresta pode ser uma variável importante a ser considerada em estratégias de mitigação desse risco. |
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