Não vê no meio da sala as relíquias do Brasil : exercícios sobre a memória da ditadura civil-militar brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236293 |
Resumo: | Não vê no meio da sala as relíquias do Brasil é uma busca por processos que abordam os apagamentos das memórias da ditadura militar e, ao mesmo tempo, uma procura por imagens outras, distantes dos trabalhos de denúncia, das fotos dos desaparecidos, bem como das imagens características dos anos de repressão. Esta dissertação apresenta três proposições artísticas que desenvolvi entre 2020 e 2021. Inicio com impressões da ditadura civil-militar na esfera privada (Esqueleto no guarda-roupa), seguida de inscrições sobre a ditadura no espaço púbico (Epigramas) e, por fim, uma viagem aos prováveis locais de assassinato e desaparecimento de seis militantes na região de Foz do Iguaçu. Em Esqueleto no guarda-roupa, instalação que esteve em exposição na Casa de Cultura Mário Quintana (2021), apresento uma coincidência que me levou a tropeçar numa história velada no ambiente doméstico. Já nos Epigramas as memórias ocupam muros, calçadas e outros espaços por onde a ditadura passou sem deixar vestígios. Utilizando letras adesivas identificamos 64 fatos em frente aos endereços onde ocorreram, todos na cidade de Porto Alegre. Ainda, sobre os Epigramas, apresento sua exposição na Galeria Ecarta (2021) e um evento em paralelo, com a presença de sete ex-presos políticos, suas memórias e testemunhos. Encerro este percurso atrás da história de seis desaparecidos políticos no oeste do Paraná. Viajando com Kevin Nicolai e Daniela Prates, entrevistamos Aluízio Palmar e fizemos uma instalação às margens do Lago Itaipu e na Mata Nacional do Iguaçu, provável lugar do assassinato de Onofre Pinto, José Lavecchia, Enrique Ruggia, Daniel Carvalho, Joel Carvalho e Víctor Ramos. |
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Nogueira, Manoela FariasTedesco, Elaine Athayde Alves2022-03-26T05:13:14Z2021http://hdl.handle.net/10183/236293001138962Não vê no meio da sala as relíquias do Brasil é uma busca por processos que abordam os apagamentos das memórias da ditadura militar e, ao mesmo tempo, uma procura por imagens outras, distantes dos trabalhos de denúncia, das fotos dos desaparecidos, bem como das imagens características dos anos de repressão. Esta dissertação apresenta três proposições artísticas que desenvolvi entre 2020 e 2021. Inicio com impressões da ditadura civil-militar na esfera privada (Esqueleto no guarda-roupa), seguida de inscrições sobre a ditadura no espaço púbico (Epigramas) e, por fim, uma viagem aos prováveis locais de assassinato e desaparecimento de seis militantes na região de Foz do Iguaçu. Em Esqueleto no guarda-roupa, instalação que esteve em exposição na Casa de Cultura Mário Quintana (2021), apresento uma coincidência que me levou a tropeçar numa história velada no ambiente doméstico. Já nos Epigramas as memórias ocupam muros, calçadas e outros espaços por onde a ditadura passou sem deixar vestígios. Utilizando letras adesivas identificamos 64 fatos em frente aos endereços onde ocorreram, todos na cidade de Porto Alegre. Ainda, sobre os Epigramas, apresento sua exposição na Galeria Ecarta (2021) e um evento em paralelo, com a presença de sete ex-presos políticos, suas memórias e testemunhos. Encerro este percurso atrás da história de seis desaparecidos políticos no oeste do Paraná. Viajando com Kevin Nicolai e Daniela Prates, entrevistamos Aluízio Palmar e fizemos uma instalação às margens do Lago Itaipu e na Mata Nacional do Iguaçu, provável lugar do assassinato de Onofre Pinto, José Lavecchia, Enrique Ruggia, Daniel Carvalho, Joel Carvalho e Víctor Ramos.Não vê no meio da sala as relíquias do brasil es una búsqueda por processos que aborden el borrado de los recuerdos de la dictadura militar y, al mismo tiempo, una búsqueda de otras imágenes, lejos de los trabajos de denuncia, fotos de los desaparecidos, así como imágenes próprias de los años de represión. Esta disertación aborda tres propuestas artísticas que desarrolle entre 2020 y 2021. Empiezo con impresiones de la dictadura cívico-militar en el ambiente privado (Esqueleto no guarda-roupa), seguido de inscripciones sobre la dictadura en el espacio público (Epigramas) y, finalmente, un viaje a los probables lugares de asasinato y desaparición de seis militantes en la región de Foz do Iguaçu. En Esqueleto no guarda-roupa, instalación que se exhibió en la Casa de Cultura Mário Quintana (2021), presento una coincidencia que me llevó a tropezar con una historia velada en el ámbito doméstico. En Epigramas, en cambio, los recuerdos ocupan paredes, aceras y otros espacios por donde pasó la dictadura, pero sin dejar rastro. Mediante letras adhesivas identificamos 65 hechos frente a las direcciones donde ocurrieron, todos en la ciudad de Porto Alegre. Asimismo, sobre Epigramas, presento su exposición en la Galeria Ecarta (2021) y un evento paralelo, con la presencia de siete ex-presos políticos, sus memorias y testimonios. Cierro este recorrido detrás de la historia de seis desaparecidos políticos en el occidente de Paraná. Viajando con Kevin Nicolai y Daniela Prates, entrevistamos a Aluízio Palmar e hicimos una instalación a orillas del Lago Itaipu y en la Mata Nacional do Iguaçu, el lugar probable del asesinato de Onofre Pinto, José Lavecchia, Enrique Ruggia, Daniel Carvalho, Joel Carvalho y Víctor Ramos.application/pdfporDitadura militarArte contemporâneaEpigramaDesaparecidosDictadura militarArte contemporáneoBorrado de memoriaEpigramasNão vê no meio da sala as relíquias do Brasil : exercícios sobre a memória da ditadura civil-militar brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138962.pdf.txt001138962.pdf.txtExtracted Texttext/plain344507http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236293/2/001138962.pdf.txtea1c35e5cb26f49dcddce9626de3902aMD52ORIGINAL001138962.pdfTexto completoapplication/pdf78885472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236293/1/001138962.pdfe989937d8ee3816a66ba8d16f1a5ca90MD5110183/2362932022-11-27 05:47:19.343414oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236293Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-11-27T07:47:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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