Massive Open Online Course (MOOC) : uma análise de experiências pioneiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131916 |
Resumo: | Esta dissertação discorre sobre os Massive Open Online Courses (MOOC), com vistas à análise das experiências pioneiras no Brasil. O desafio esteve em trabalhar sobre as potencialidades e as limitações acerca das propostas de arquiteturas pedagógicas na construção de um curso nesse formato. Foram analisados o planejamento para a execução dos cursos e o desenvolvimento desse modelo. A pesquisa de caráter qualitativo está alicerçada no estudo de multicasos na ótica de quatro experiências: três totalmente brasileiras, uma luso-brasileira. O estudo foi desenvolvido a partir da triangulação metodológica: entrevistas em profundidade com os autores dos MOOC, protocolo de análise desses cursos e análise de documentos dos cursos. Destaca-se o conectivismo como início das propostas de MOOC, relacionando tal compreensão à Educação Aberta. Como resultado, esta pesquisa possibilita novos entendimentos frente ao tema. Suscita a criação de novas categorias de classificação pedagógica para MOOC, revela o potencial e os desafios da construção de uma Arquitetura Pedagógica para este modelo de curso, à luz da tríade - teoria, metodologia e tecnologia -, contribuindo para a Educação Superior. |
id |
URGS_846d6b756e74380e5dd5a6b0639018ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131916 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Marques, Paula FogaçaFranco, Sérgio Roberto Kieling2016-01-16T02:42:22Z2015http://hdl.handle.net/10183/131916000981921Esta dissertação discorre sobre os Massive Open Online Courses (MOOC), com vistas à análise das experiências pioneiras no Brasil. O desafio esteve em trabalhar sobre as potencialidades e as limitações acerca das propostas de arquiteturas pedagógicas na construção de um curso nesse formato. Foram analisados o planejamento para a execução dos cursos e o desenvolvimento desse modelo. A pesquisa de caráter qualitativo está alicerçada no estudo de multicasos na ótica de quatro experiências: três totalmente brasileiras, uma luso-brasileira. O estudo foi desenvolvido a partir da triangulação metodológica: entrevistas em profundidade com os autores dos MOOC, protocolo de análise desses cursos e análise de documentos dos cursos. Destaca-se o conectivismo como início das propostas de MOOC, relacionando tal compreensão à Educação Aberta. Como resultado, esta pesquisa possibilita novos entendimentos frente ao tema. Suscita a criação de novas categorias de classificação pedagógica para MOOC, revela o potencial e os desafios da construção de uma Arquitetura Pedagógica para este modelo de curso, à luz da tríade - teoria, metodologia e tecnologia -, contribuindo para a Educação Superior.This dissertation discusses about the Massive Open Online Courses (Mooc) aimed at analyzing the pioneering experiences. The challenge was to work on the potential and the limitations on the proposals of pedagogical architectures to build a course in this format. The planning for the implementation of courses and the development of this model were analyzed. The qualitative research is grounded in the multicase study from the viewpoint of four experiments: three fully Brazilian and one Portuguese-Brazilian. The study was developed from the methodological triangulation: in-depth interviews with the authors of Mooc, analysis protocol analysis of these courses and course documents. Noteworthy of connectivism like the beginning of proposed from Mooc, relating this understanding to the Open Education. As a result, this research provides new insights across the theme, raising the creation of new categories of educational rating for Mooc, reveals the potential and the challenges of building a pedagogical architecture for this course model, in the light of the triad - theory, methodology and technology - contributing to Academic Education.application/pdfporAmbiente virtualAmbiente de aprendizagemTecnologia educacionalEnsino a distânciaEducação abertaConectividadeMOOCPedagogical architectureConnectivismOpen educationMassive Open Online Course (MOOC) : uma análise de experiências pioneirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981921.pdf000981921.pdfTexto completoapplication/pdf3775447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131916/1/000981921.pdf423cb74283be9e885cd6164861486876MD51TEXT000981921.pdf.txt000981921.pdf.txtExtracted Texttext/plain142953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131916/2/000981921.pdf.txte92c4eaaaca685ea06788613f335756aMD52THUMBNAIL000981921.pdf.jpg000981921.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131916/3/000981921.pdf.jpg7985aabd878e03fe11b40e5c75756404MD5310183/1319162021-12-06 05:38:34.6831oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131916Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:38:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Massive Open Online Course (MOOC) : uma análise de experiências pioneiras |
title |
Massive Open Online Course (MOOC) : uma análise de experiências pioneiras |
spellingShingle |
Massive Open Online Course (MOOC) : uma análise de experiências pioneiras Marques, Paula Fogaça Ambiente virtual Ambiente de aprendizagem Tecnologia educacional Ensino a distância Educação aberta Conectividade MOOC Pedagogical architecture Connectivism Open education |
title_short |
Massive Open Online Course (MOOC) : uma análise de experiências pioneiras |
title_full |
Massive Open Online Course (MOOC) : uma análise de experiências pioneiras |
title_fullStr |
Massive Open Online Course (MOOC) : uma análise de experiências pioneiras |
title_full_unstemmed |
Massive Open Online Course (MOOC) : uma análise de experiências pioneiras |
title_sort |
Massive Open Online Course (MOOC) : uma análise de experiências pioneiras |
author |
Marques, Paula Fogaça |
author_facet |
Marques, Paula Fogaça |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Paula Fogaça |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Franco, Sérgio Roberto Kieling |
contributor_str_mv |
Franco, Sérgio Roberto Kieling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente virtual Ambiente de aprendizagem Tecnologia educacional Ensino a distância Educação aberta Conectividade |
topic |
Ambiente virtual Ambiente de aprendizagem Tecnologia educacional Ensino a distância Educação aberta Conectividade MOOC Pedagogical architecture Connectivism Open education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
MOOC Pedagogical architecture Connectivism Open education |
description |
Esta dissertação discorre sobre os Massive Open Online Courses (MOOC), com vistas à análise das experiências pioneiras no Brasil. O desafio esteve em trabalhar sobre as potencialidades e as limitações acerca das propostas de arquiteturas pedagógicas na construção de um curso nesse formato. Foram analisados o planejamento para a execução dos cursos e o desenvolvimento desse modelo. A pesquisa de caráter qualitativo está alicerçada no estudo de multicasos na ótica de quatro experiências: três totalmente brasileiras, uma luso-brasileira. O estudo foi desenvolvido a partir da triangulação metodológica: entrevistas em profundidade com os autores dos MOOC, protocolo de análise desses cursos e análise de documentos dos cursos. Destaca-se o conectivismo como início das propostas de MOOC, relacionando tal compreensão à Educação Aberta. Como resultado, esta pesquisa possibilita novos entendimentos frente ao tema. Suscita a criação de novas categorias de classificação pedagógica para MOOC, revela o potencial e os desafios da construção de uma Arquitetura Pedagógica para este modelo de curso, à luz da tríade - teoria, metodologia e tecnologia -, contribuindo para a Educação Superior. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-16T02:42:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/131916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000981921 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/131916 |
identifier_str_mv |
000981921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131916/1/000981921.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131916/2/000981921.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131916/3/000981921.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
423cb74283be9e885cd6164861486876 e92c4eaaaca685ea06788613f335756a 7985aabd878e03fe11b40e5c75756404 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085347109896192 |