Potencial de transformação de uso do edifício moderno : estudo de caso na Avenida Mauá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weinmann, Lucas Piccoli
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193526
Resumo: A Avenida Mauá é uma via de dois quilômetros que faz a interface entre dois grandes patrimônios de Porto Alegre. De um lado, o bairro Centro Histórico – com grande vitalidade urbana e onde se dão as principais praças e os edifícios da cidade – é o que há de mais importante em patrimônio cultural para a capital. Do outro, o Lago Guaíba – aqui chamado de Rio – o principal cartão postal e o maior patrimônio natural da cidade. Após uma grande enchente nos anos 40, foi construído um grande muro que separa a via do Cais do Porto, impedindo o acesso ao Rio Guaíba. Com a densificação do Centro Histórico e com a necessidade crescente de acesso viário à região, os edifícios na Avenida Mauá foram sendo construídos e reformados para dar conta de um problema latente: a necessidade de estacionar os carros que chegavam às imediações. Hoje existe uma situação controversa no local. Uma avenida de grande importância – com uma vista privilegiada para o Guaíba e com acesso facilitado ao Centro Histórico – conta, prioritariamente, com espaços de estacionamento. Estas garagens se dão não só em terrenos baldios, mas também em edifícios de grandes proporções – sejam eles antigas que foram adaptadas, sejam edifícios projetados especificamente para este fim Dado que a relação da cidade com o carro vem sendo cada vez mais questionada, este trabalho é uma investigação a respeito das possibilidades de transformação dos usos da Avenida Mauá com a manutenção de seu patrimônio construído. Para tanto, há um aprofundamento teórico em questões como reforma e programa, assim como uma análise das relações do carro com a cidade através da história da arquitetura. Além disso, serão analisados o caso específico dos edifícios da Avenida Mauá, assim como outros casos de interesse que permitem contemplar um futuro diferente para as edificações da via. São eles: o Jockey Clube de Lúcio Costa, no Rio de Janeiro; a garagem Lincoln Road 1111, em Miami; e um projeto de reforma, para um dos edifícios da Avenida Mauá, desenvolvido pelo autor da pesquisa.
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Uma avenida de grande importância – com uma vista privilegiada para o Guaíba e com acesso facilitado ao Centro Histórico – conta, prioritariamente, com espaços de estacionamento. Estas garagens se dão não só em terrenos baldios, mas também em edifícios de grandes proporções – sejam eles antigas que foram adaptadas, sejam edifícios projetados especificamente para este fim Dado que a relação da cidade com o carro vem sendo cada vez mais questionada, este trabalho é uma investigação a respeito das possibilidades de transformação dos usos da Avenida Mauá com a manutenção de seu patrimônio construído. Para tanto, há um aprofundamento teórico em questões como reforma e programa, assim como uma análise das relações do carro com a cidade através da história da arquitetura. Além disso, serão analisados o caso específico dos edifícios da Avenida Mauá, assim como outros casos de interesse que permitem contemplar um futuro diferente para as edificações da via. São eles: o Jockey Clube de Lúcio Costa, no Rio de Janeiro; a garagem Lincoln Road 1111, em Miami; e um projeto de reforma, para um dos edifícios da Avenida Mauá, desenvolvido pelo autor da pesquisa.Mauá Avenue consists of a two-kilometer road that integrates two pieces of Porto Alegre’s heritage, the southernmost state’s capital in Brazil. From one side, the Centro Histórico neighborhood is the most relevant architectural and cultural heritage of the city - with great vitality and where the most important plazas and buildings are. From the other side, Guaíba Lake, is beloved by the portoalegrenses, as recognized as the face of the city and its most important natural and landscape heritage. After a great flood by the 1940’s, a great wall was built to separate Mauá Avenue from the Docks, impeding any direct pedestrian access to Guaíba River. Not only that but with consistent densification of Centro Histórico and the growing need of traffic access to the region, Mauá’s buildings progressively were built and reformed to make room of a latent problem: the need of parking the cars that came into the region, now in great numbers. Nowadays a controversial situation is silently happening there. A significant avenue - with an awesome view to Guaíba River and facilitated access to Centro Histórico - is highly used for parking purposes. These garages occupy empty lots as well as high rise buildings - may they be old retail stores furnished with parquet flooring adapted with huge ramps, or even whole buildings This dissertation speculates different possibilities to those buildings in a future where cars don’t have the same meaning for the cities they have nowadays. For such argument, it will be made a theoretic deepening in themes such as reforming and program, as well as an analysis on the relationship of cars and architecture throughout their history. With that in mind, Mauá’s buildings will be described as well as other interessing cases that allow us to contemplate another future for the avenue: Lúcio Costa’s Jockey Club - at Rio de Janeiro -, Herzog and DeMeuron’s Lincoln Road 1111 - at Miami Beach - and a design proposition for one of Mauá’s buildings, made by the author of this dissertation.application/pdfporReformas : ArquiteturaEdifícios modernosMauá, Avenida (Porto Alegre, RS)Mauá avenueReformGaragePotencial de transformação de uso do edifício moderno : estudo de caso na Avenida Mauáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089428.pdf.txt001089428.pdf.txtExtracted Texttext/plain180857http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193526/2/001089428.pdf.txt9a26f983d18def588ab00274eacaae69MD52ORIGINAL001089428.pdfTexto completoapplication/pdf57984206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193526/1/001089428.pdfe686da70af0ba524869d884265de30ceMD5110183/1935262019-07-20 02:34:20.776694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193526Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-20T05:34:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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