A utilização do judô como ferramenta para o aprendizado de habilidades sociais na escola : uma experiência com a pesquisa-ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253301 |
Resumo: | O tema deste estudo é a utilização do judô como ferramenta para o aprendizado de habilidades sociais de crianças na Escola. Os problemas de indisciplina neste ambiente têm atingido proporções cada vez maiores, sendo associados à falta de manejo social, prejudicando o aproveitamento escolar. A elaboração de Programas de Treinamento em Habilidades Sociais (THS) é uma das alternativas buscadas para dar suporte aos escolares num sentido de prevenção ou remissão de comportamentos não-habilidosos ou antissociais. As atividades esportivas podem se configurar como promotoras de habilidades sociais, em especial as Artes Marciais e Esportes de Combate (AM&EC), por agregar princípios filosóficos e valores morais à prática. O objetivo desse estudo foi verificar as mudanças comportamentais associadas ao aprendizado de habilidades sociais através da prática de judô com crianças. Para responder a este objetivo, organizamos esta tese em duas etapas: a primeira etapa de constituição do referencial teórico sobre o campo de estudos das Habilidades Sociais e sobre o Judô, seus princípios filosóficos, pedagógicos e valores morais. A segunda etapa, de apresentação dos resultados, foi organizada de acordo com o modelo por artigos, sendo composta por três artigos: 1- revisão integrativa acerca da utilização de AM&EC para a promoção de comportamentos socialmente competentes;2- construção do diário de campo para registro e análise das observações das aulas da oficina de judô; 3- experiência com pesquisa-ação para verificar as mudanças comportamentais de crianças que participaram da oficina de judô cujo foco foi a promoção do aprendizado de habilidades sociais. Verificamos que a oficina proposta, utilizando elementos da cultura japonesa como a saudação (ritsu-rei) e a meditação (mokuso), promoveu o aprendizado das habilidades sociais “seguir regras e instruções” e “controlar a ansiedade, acalmar-se” no contexto das aulas de judô. Verificamos também que os aprendizados das aulas de judô refletiram-se no desempenho comportamental das crianças na escola e no contexto familiar, especialmente na habilidade social “controlar a ansiedade”, que estimulou a melhora na concentração e consequentemente da autoconfiança. Concluímos que utilizar o judô como programa de Treinamento em Habilidades Sociais pode ser uma alternativa eficaz para a promoção de comportamentos socialmente competentes de crianças no contexto escolar. |
id |
URGS_8578341a458e6cd1ee04e31de9cd2696 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253301 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Trusz, Rodrigo AugustoBalbinotti, Carlos Adelar Abaide2022-12-30T04:55:14Z2022http://hdl.handle.net/10183/253301001158915O tema deste estudo é a utilização do judô como ferramenta para o aprendizado de habilidades sociais de crianças na Escola. Os problemas de indisciplina neste ambiente têm atingido proporções cada vez maiores, sendo associados à falta de manejo social, prejudicando o aproveitamento escolar. A elaboração de Programas de Treinamento em Habilidades Sociais (THS) é uma das alternativas buscadas para dar suporte aos escolares num sentido de prevenção ou remissão de comportamentos não-habilidosos ou antissociais. As atividades esportivas podem se configurar como promotoras de habilidades sociais, em especial as Artes Marciais e Esportes de Combate (AM&EC), por agregar princípios filosóficos e valores morais à prática. O objetivo desse estudo foi verificar as mudanças comportamentais associadas ao aprendizado de habilidades sociais através da prática de judô com crianças. Para responder a este objetivo, organizamos esta tese em duas etapas: a primeira etapa de constituição do referencial teórico sobre o campo de estudos das Habilidades Sociais e sobre o Judô, seus princípios filosóficos, pedagógicos e valores morais. A segunda etapa, de apresentação dos resultados, foi organizada de acordo com o modelo por artigos, sendo composta por três artigos: 1- revisão integrativa acerca da utilização de AM&EC para a promoção de comportamentos socialmente competentes;2- construção do diário de campo para registro e análise das observações das aulas da oficina de judô; 3- experiência com pesquisa-ação para verificar as mudanças comportamentais de crianças que participaram da oficina de judô cujo foco foi a promoção do aprendizado de habilidades sociais. Verificamos que a oficina proposta, utilizando elementos da cultura japonesa como a saudação (ritsu-rei) e a meditação (mokuso), promoveu o aprendizado das habilidades sociais “seguir regras e instruções” e “controlar a ansiedade, acalmar-se” no contexto das aulas de judô. Verificamos também que os aprendizados das aulas de judô refletiram-se no desempenho comportamental das crianças na escola e no contexto familiar, especialmente na habilidade social “controlar a ansiedade”, que estimulou a melhora na concentração e consequentemente da autoconfiança. Concluímos que utilizar o judô como programa de Treinamento em Habilidades Sociais pode ser uma alternativa eficaz para a promoção de comportamentos socialmente competentes de crianças no contexto escolar.The theme of this study is the use of judo as a tool for learning social skills in children at school. The problems of indiscipline in this environment have reached increasing proportions, being associated with the lack of social management, harming school performance. The development of Training Programs in Social Skills (THS) is one of the alternatives sought to support schoolchildren in the sense of preventing or remitting unskilled or antisocial behaviors. Sports activities can be configured as promoters of social skills, especially Martial Arts and Combat Sports (AM&EC), by adding philosophical principles and moral values to the practice. The aim of this study was to verify the behavioral changes associated with the learning of social skills through the practice of judo with children. To respond to this objective, we organized this thesis in two stages: the first stage of constituting the theoretical framework on the field of study of Social Skills and on Judo, its philosophical, pedagogical and moral values. The second stage, presenting the results, was organized according to the article model, comprising three articles: 1- integrative review about the use of AM&EC to promote socially competent behaviors; 2- construction of the field diary to record and analyze the observations of the judo workshop classes; 3- experience with action research to verify the behavioral changes of children who participated in the judo workshop whose focus was to promote the learning of social skills. We verified that the proposed workshop, using element of Japanese culture such as greeting (ritsu-rei) and meditation (mokuso), promoted the learning of social skills "follow rules and instructions" and "control anxiety" in the context of judo classes. We also verified that learning from judo classes was reflected in the behavioral performance of children at school and in the family context, especially in the social skill “controlling anxiety”, which stimulated an improvement in concentration and, consequently, in self-confidence. We conclude that using judo as a Social Skills Training program can be an effective alternative for promoting socially competent behaviors of children in the school context.application/pdfporJudôArtes marciaisHabilidades sociaisEscolaPesquisa-açãoJudoMartial artsSocial skillsSchoolAction researchA utilização do judô como ferramenta para o aprendizado de habilidades sociais na escola : uma experiência com a pesquisa-açãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2022.doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001158915.pdf.txt001158915.pdf.txtExtracted Texttext/plain459783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253301/2/001158915.pdf.txtc96081cf6473852ca5f6304ec9cae994MD52ORIGINAL001158915.pdfTexto completoapplication/pdf5535549http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253301/1/001158915.pdfcd132ccbc404b8b3b92f0c474f326e91MD5110183/2533012022-12-31 06:06:16.518826oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253301Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-31T08:06:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A utilização do judô como ferramenta para o aprendizado de habilidades sociais na escola : uma experiência com a pesquisa-ação |
title |
A utilização do judô como ferramenta para o aprendizado de habilidades sociais na escola : uma experiência com a pesquisa-ação |
spellingShingle |
A utilização do judô como ferramenta para o aprendizado de habilidades sociais na escola : uma experiência com a pesquisa-ação Trusz, Rodrigo Augusto Judô Artes marciais Habilidades sociais Escola Pesquisa-ação Judo Martial arts Social skills School Action research |
title_short |
A utilização do judô como ferramenta para o aprendizado de habilidades sociais na escola : uma experiência com a pesquisa-ação |
title_full |
A utilização do judô como ferramenta para o aprendizado de habilidades sociais na escola : uma experiência com a pesquisa-ação |
title_fullStr |
A utilização do judô como ferramenta para o aprendizado de habilidades sociais na escola : uma experiência com a pesquisa-ação |
title_full_unstemmed |
A utilização do judô como ferramenta para o aprendizado de habilidades sociais na escola : uma experiência com a pesquisa-ação |
title_sort |
A utilização do judô como ferramenta para o aprendizado de habilidades sociais na escola : uma experiência com a pesquisa-ação |
author |
Trusz, Rodrigo Augusto |
author_facet |
Trusz, Rodrigo Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trusz, Rodrigo Augusto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Balbinotti, Carlos Adelar Abaide |
contributor_str_mv |
Balbinotti, Carlos Adelar Abaide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Judô Artes marciais Habilidades sociais Escola Pesquisa-ação |
topic |
Judô Artes marciais Habilidades sociais Escola Pesquisa-ação Judo Martial arts Social skills School Action research |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Judo Martial arts Social skills School Action research |
description |
O tema deste estudo é a utilização do judô como ferramenta para o aprendizado de habilidades sociais de crianças na Escola. Os problemas de indisciplina neste ambiente têm atingido proporções cada vez maiores, sendo associados à falta de manejo social, prejudicando o aproveitamento escolar. A elaboração de Programas de Treinamento em Habilidades Sociais (THS) é uma das alternativas buscadas para dar suporte aos escolares num sentido de prevenção ou remissão de comportamentos não-habilidosos ou antissociais. As atividades esportivas podem se configurar como promotoras de habilidades sociais, em especial as Artes Marciais e Esportes de Combate (AM&EC), por agregar princípios filosóficos e valores morais à prática. O objetivo desse estudo foi verificar as mudanças comportamentais associadas ao aprendizado de habilidades sociais através da prática de judô com crianças. Para responder a este objetivo, organizamos esta tese em duas etapas: a primeira etapa de constituição do referencial teórico sobre o campo de estudos das Habilidades Sociais e sobre o Judô, seus princípios filosóficos, pedagógicos e valores morais. A segunda etapa, de apresentação dos resultados, foi organizada de acordo com o modelo por artigos, sendo composta por três artigos: 1- revisão integrativa acerca da utilização de AM&EC para a promoção de comportamentos socialmente competentes;2- construção do diário de campo para registro e análise das observações das aulas da oficina de judô; 3- experiência com pesquisa-ação para verificar as mudanças comportamentais de crianças que participaram da oficina de judô cujo foco foi a promoção do aprendizado de habilidades sociais. Verificamos que a oficina proposta, utilizando elementos da cultura japonesa como a saudação (ritsu-rei) e a meditação (mokuso), promoveu o aprendizado das habilidades sociais “seguir regras e instruções” e “controlar a ansiedade, acalmar-se” no contexto das aulas de judô. Verificamos também que os aprendizados das aulas de judô refletiram-se no desempenho comportamental das crianças na escola e no contexto familiar, especialmente na habilidade social “controlar a ansiedade”, que estimulou a melhora na concentração e consequentemente da autoconfiança. Concluímos que utilizar o judô como programa de Treinamento em Habilidades Sociais pode ser uma alternativa eficaz para a promoção de comportamentos socialmente competentes de crianças no contexto escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-30T04:55:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253301 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001158915 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253301 |
identifier_str_mv |
001158915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253301/2/001158915.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253301/1/001158915.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c96081cf6473852ca5f6304ec9cae994 cd132ccbc404b8b3b92f0c474f326e91 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085606009602048 |