Eficiência relativa do modelo de atendimento das cooperativas do Sicredi utilizando análise envoltória de dados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/111803 |
Resumo: | As mudanças da economia originadas a partir do Plano Real, no ano de 1994, trouxeram ao cenário econômico brasileiro uma reestruturação completa do Sistema Financeiro Nacional, dentre elas o desenvolvimento pujante do cooperativismo de crédito. Um dos motivos de tal pujança foi a estruturação das cooperativas de crédito como sistemas, ou seja, reunidas sob uma mesma bandeira, o Sicredi se apresenta como referência desse modelo no Brasil. Desse modo, este estudo buscou avaliar a eficiência relativa da estrutura de atendimento das cem cooperativas do Sicredi com a utilização de análise envoltória de dados e empregando as informações dos modelos operacional e operacional financeiro. No primeiro, buscou-se avaliar a capacidade de atender as transações demandadas pelos associados nos canais de atendimento dessas cooperativas, e no segundo foram observados os impactos das despesas „não juros‟ em relação aos resultados financeiros em 2013. O modelo operacional expôs uma capacidade instalada com oportunidades importantes de melhorias na sua utilização total pelos associados. O modelo operacional financeiro demonstrou oportunidades de melhor aproveitamento na alocação das despesas „não juros‟ na geração de sobras para as cooperativas. |
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Jacintho, José Roberto MartinsBandeira, Denise Lindstrom2015-03-06T01:57:59Z2014http://hdl.handle.net/10183/111803000953774As mudanças da economia originadas a partir do Plano Real, no ano de 1994, trouxeram ao cenário econômico brasileiro uma reestruturação completa do Sistema Financeiro Nacional, dentre elas o desenvolvimento pujante do cooperativismo de crédito. Um dos motivos de tal pujança foi a estruturação das cooperativas de crédito como sistemas, ou seja, reunidas sob uma mesma bandeira, o Sicredi se apresenta como referência desse modelo no Brasil. Desse modo, este estudo buscou avaliar a eficiência relativa da estrutura de atendimento das cem cooperativas do Sicredi com a utilização de análise envoltória de dados e empregando as informações dos modelos operacional e operacional financeiro. No primeiro, buscou-se avaliar a capacidade de atender as transações demandadas pelos associados nos canais de atendimento dessas cooperativas, e no segundo foram observados os impactos das despesas „não juros‟ em relação aos resultados financeiros em 2013. O modelo operacional expôs uma capacidade instalada com oportunidades importantes de melhorias na sua utilização total pelos associados. O modelo operacional financeiro demonstrou oportunidades de melhor aproveitamento na alocação das despesas „não juros‟ na geração de sobras para as cooperativas.Changes in the economy arising from the Real Plan in 1994, led the Brazilian economic scenario toward a complete restructuring of the National Financial System causing, for example, the strong development of Credit Unions. One reason for this growth was the structuring of credit unions as a system, joined under one single brand, Sicredi presents itself as a reference of this model in Brazil. Thus, this study sought to evaluate the relative efficiency of the service structure of one hundred Sicredi Credit Unions with the use of data envelopment analysis and using the information from the operational and financial operating model. At first model, was evaluated the capacity to serve the transactions demanded from Credit Unions´ members in omni-channels and, in the second model, it were observed impacts of expenses 'no interest' in comparison to financial results in 2013. The operational model showed a installed capacity with significant opportunities for improvement in their total use by members. The financial operational model demonstrated opportunities for better use in the allocation of costs „no interest‟ in profits generation for Credit Unions.application/pdfporCooperativismoSistemas de créditoCooperativas de creditoEficiênciaCredit unionsSicrediEfficiencyOperating modelDEAEficiência relativa do modelo de atendimento das cooperativas do Sicredi utilizando análise envoltória de dadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953774.pdf000953774.pdfTexto completoapplication/pdf2702909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111803/1/000953774.pdf944395d179d629798b02bb44cd87b6d0MD51TEXT000953774.pdf.txt000953774.pdf.txtExtracted Texttext/plain276789http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111803/2/000953774.pdf.txt242a409909458bfd6a1b48a69e58ed7aMD52THUMBNAIL000953774.pdf.jpg000953774.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111803/3/000953774.pdf.jpg6b73693f215c43a111744ac37ebbe68dMD5310183/1118032018-10-24 08:50:01.815oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111803Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-24T11:50:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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