Análise da retórica como metodologia em projetos urbanos de concursos no RS : estudo de caso no acervo de arquitetura de concursos - período de 2006 a 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mollerke, Simone
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170491
Resumo: Historicamente, os concursos públicos de projetos de Arquitetura e Urbanismo produzem material que apresentam diferentes soluções a um mesmo problema. Do edital até a seleção de projetos, o concurso é um processo que permite oportunidades de investigação por meio de vários enfoques. Cientes da importância da produção intelectual resultante desses concursos, pesquisadores da UNIRITTER e UFRGS, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS), formataram um Acervo que contém o material de concursos realizados no Rio Grande do Sul. Esta pesquisa é inspirada em parte do conteúdo desse Acervo. O foco desta pesquisa está sobre resultados de análises que investigam a influência da formulação do problema em soluções projetuais das propostas classificadas em Concursos de Projetos Urbanos no RS, selecionados entre 2006 e 2016. Para desenvolver a metodologia da pesquisa, utilizou fundamentos do Design Thinking, uma abordagem que permite focar tanto no usuário quanto no problema em si, objetivando soluções mais precisas. Assim, esta pesquisa analisou o problema e a solução para Projetos Urbanos, propondo uma Matriz de Análise a partir de fundamentos da abordagem do Design Thinking. As bases dos concursos foram consideradas a proposição do problema, enquanto os resultados dos concursos, ou seja, os projetos classificados, foram utilizados como o valor gerado pelo concurso. O processo de comparação entre bases dos concursos (proposição do problema) e solução (projetos classificados/atas de julgamento) foi determinado como a incógnita da equação. Desse modo, se estabeleceu a questão de pesquisa que questionou a influência da proposição do problema sobre a resposta em Projetos Urbanos resultantes de concursos. Por meio do uso de ferramentas de análise da retórica da linguagem verbal e visual, aplicadas tanto sobre as bases dos concursos selecionados, quanto nas propostas projetuais classificadas, a pesquisa comparou o problema (bases dos concursos), as soluções propostas (projetos) e a seleção do júri (classificação). A investigação foi dividida em quatro etapas principais, na qual a primeira se concentrou em explorar o Acervo e desenvolver critérios de seleção de amostra, além de fundamentar a pesquisa por meio de revisão de literatura; a segunda etapa teve o foco voltado para o desenvolvimento da Matriz de Análise e seleção e aplicação de ferramentas de retórica verbal e visual; a terceira etapa foi o momento de tabulação e análise de dados; a quarta e última etapa da pesquisa foi a base para a consolidação dos dados e análise dos resultados. A principal contribuição da pesquisa foi misturar métodos de diferentes abordagens para entender a relação entre problema e solução em Projeto Urbano, o que pode revelar meios para uma melhor elaboração do problema de projeto em concursos futuros. Além disso, fomenta o debate sobre a formulação dos problemas em Projetos Urbanos de concursos públicos. O estudo também apresentou recomendações para melhoria da composição de acervo existente e estudos futuros.
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Para desenvolver a metodologia da pesquisa, utilizou fundamentos do Design Thinking, uma abordagem que permite focar tanto no usuário quanto no problema em si, objetivando soluções mais precisas. Assim, esta pesquisa analisou o problema e a solução para Projetos Urbanos, propondo uma Matriz de Análise a partir de fundamentos da abordagem do Design Thinking. As bases dos concursos foram consideradas a proposição do problema, enquanto os resultados dos concursos, ou seja, os projetos classificados, foram utilizados como o valor gerado pelo concurso. O processo de comparação entre bases dos concursos (proposição do problema) e solução (projetos classificados/atas de julgamento) foi determinado como a incógnita da equação. Desse modo, se estabeleceu a questão de pesquisa que questionou a influência da proposição do problema sobre a resposta em Projetos Urbanos resultantes de concursos. Por meio do uso de ferramentas de análise da retórica da linguagem verbal e visual, aplicadas tanto sobre as bases dos concursos selecionados, quanto nas propostas projetuais classificadas, a pesquisa comparou o problema (bases dos concursos), as soluções propostas (projetos) e a seleção do júri (classificação). A investigação foi dividida em quatro etapas principais, na qual a primeira se concentrou em explorar o Acervo e desenvolver critérios de seleção de amostra, além de fundamentar a pesquisa por meio de revisão de literatura; a segunda etapa teve o foco voltado para o desenvolvimento da Matriz de Análise e seleção e aplicação de ferramentas de retórica verbal e visual; a terceira etapa foi o momento de tabulação e análise de dados; a quarta e última etapa da pesquisa foi a base para a consolidação dos dados e análise dos resultados. A principal contribuição da pesquisa foi misturar métodos de diferentes abordagens para entender a relação entre problema e solução em Projeto Urbano, o que pode revelar meios para uma melhor elaboração do problema de projeto em concursos futuros. Além disso, fomenta o debate sobre a formulação dos problemas em Projetos Urbanos de concursos públicos. O estudo também apresentou recomendações para melhoria da composição de acervo existente e estudos futuros.Historically, public tendering for Architecture and Urbanism projects produce material that show different solutions to the same problem. From the public notice to the project selection, public tendering is a process that permits investigation opportunities via plenty of approaches. Aware of the importance of the intellectual production that results from these public tenderings, UNIRITTER and UFRGS researchers, along with the Brazilian Architects’ Institute – Rio Grande do Sul section (IAB/RS), formulated a archive that contains the material made in public tenderings in Rio Grande do Sul. This research is inspired in part of this archive. The focus of this research is about the results of analysis that investigate the influence the formulation of the problem in projectual solutions of the classified propositions classified in urban project public tenderings in Rio Grande do Sul, selected between 2006 and 2016. To develop the research methodology, we used fundamentals of Design Thinking, an approach that allows to focus on the user and also on the proble itself, aiming for more precise solutions. So, this research analyzed the problem and solution for Urban Projects, proposing a matrix of analysis on the basis of Design Thinking Approach. The public tendering bases were considered as the proposition of the problem, while the results of the exams, that is, the classified projects, were used as the value generated by the tendering. The comparative process between tendering basis (proposition of the problem) and solution (classified projects/adjudgment acts) was determine as the unknown element of the equation. In that way, it was established that the research question that questioned the proposition of the problem’s influence over the answer in Urban Project that resulted from public exams. Through the use of tools of analysis of rhetoric of verbal and visual language, applied over the bases of the selected tendering, and also on the classified projectual propositions, this research compares the problem (public tendering basis), the proposed solutions (projects) and the jury selection (classification). The investigation was divided in four main stages, in which the first focused on exploring the archive and develop sample selection criteria, also fundamenting the research by means of literature revision; the second stage focused on the development of the matrix of analysis, selection and application of tools of analysis of rhetoric of verbal and visual language; the third stage was the tabulation and data analysis; the fourth and last research stage was the basis of the data consolidation and analysis of the results. The main contribution of the research was to show methods of different approaches to understand the relation between problem and solution in Urban Projects, something that can reveal means to a better elaboration of the project’s problem in future public tenderings. Also, it stimulates the debate about the formulation of problems in Urban Projects public tenderings. This research also shows recommendations to improve the composition of the existing archive and its future studies.application/pdfporProjeto urbanoMetodologiaUrban Projects Public TenderingsDesign problemDesign ThinkingAnálise da retórica como metodologia em projetos urbanos de concursos no RS : estudo de caso no acervo de arquitetura de concursos - período de 2006 a 2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e RegionalPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001052930.pdf001052930.pdfTexto completoapplication/pdf95894778http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170491/1/001052930.pdfb8f927fe42f6716c2795e79f071a7709MD51TEXT001052930.pdf.txt001052930.pdf.txtExtracted Texttext/plain321679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170491/2/001052930.pdf.txtbdf453801dcc539ef856eebff3ec744dMD5210183/1704912017-11-22 02:26:55.771081oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170491Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532017-11-22T04:26:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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