Comer, sorrir, falar e o bem-estar psicológico em adolescentes escolares do RS interações de mulheres violadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196039 |
Resumo: | Introdução: O bem-estar aparece, com frequência, integrado ao conceito de qualidade de vida, que, de modo semelhante ocupa, um papel relevante na compreensão da saúde humana. A saúde bucal é parte constituinte da saúde geral. O efeito da saúde bucal nos indivíduos pode ser físico e/ou psicológico, influenciando, ao longo da vida, na sua capacidade de falar, olhar, sorrir, mastigar e saborear os alimentos, bem como na sua socialização e bem-estar. Objetivo: Investigar a relação entre o desempenho das atividades relacionadas à função bucal, comer, falar, sorrir e o bem-estar psicológico em adolescentes. Método: Estudo transversal de base escolar conduzido em 36 municípios de até 50 mil habitantes no sul do Brasil. A amostra foi composta por 1.760 escolares selecionados a partir de uma amostragem sistemática. Os dados foram coletados utilizando-se um questionário estruturado. Foram obtidas informações socioeconômicas e foi inferido o impacto da saúde bucal nas atividades diárias (OIDP) e bem-estar (Escala de Andrews). A análise foi realizada por intermédio da regressão de Poisson. Resultado: A dificuldade para sorrir foi quase duas vezes maior para os escolares que não tinham bem-estar, RP=1,91 (95%IC=1,30-2,80). Além disso, a dificuldade para falar, RP=1,57 (95%IC=1,02-2,40), e incômodo para escovar os dentes, RP=1,93 (95%IC=1,29-2,91), também tiveram associação com o bem-estar. A dificuldade para comer, RP=1,1 (95%IC=0,75-1,65), não se associou ao desfecho. A única variável sociodemográfica associada ao bem-estar dos escolares foi a renda familiar média, RP=0,65 (95%IC=0,45-0,96). Conclusão: Os resultados deste estudo mostram a influência das atividades relacionadas à saúde bucal, sorrir, falar e escovar os dentes no bem-estar de adolescentes escolares no RS. Além disso, apontam a renda familiar média como um fator de proteção para o bem-estar desta população. |
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Larré, Melaine CzerminskiAbegg, Claídes2019-06-22T02:34:51Z2018http://hdl.handle.net/10183/196039001093518Introdução: O bem-estar aparece, com frequência, integrado ao conceito de qualidade de vida, que, de modo semelhante ocupa, um papel relevante na compreensão da saúde humana. A saúde bucal é parte constituinte da saúde geral. O efeito da saúde bucal nos indivíduos pode ser físico e/ou psicológico, influenciando, ao longo da vida, na sua capacidade de falar, olhar, sorrir, mastigar e saborear os alimentos, bem como na sua socialização e bem-estar. Objetivo: Investigar a relação entre o desempenho das atividades relacionadas à função bucal, comer, falar, sorrir e o bem-estar psicológico em adolescentes. Método: Estudo transversal de base escolar conduzido em 36 municípios de até 50 mil habitantes no sul do Brasil. A amostra foi composta por 1.760 escolares selecionados a partir de uma amostragem sistemática. Os dados foram coletados utilizando-se um questionário estruturado. Foram obtidas informações socioeconômicas e foi inferido o impacto da saúde bucal nas atividades diárias (OIDP) e bem-estar (Escala de Andrews). A análise foi realizada por intermédio da regressão de Poisson. Resultado: A dificuldade para sorrir foi quase duas vezes maior para os escolares que não tinham bem-estar, RP=1,91 (95%IC=1,30-2,80). Além disso, a dificuldade para falar, RP=1,57 (95%IC=1,02-2,40), e incômodo para escovar os dentes, RP=1,93 (95%IC=1,29-2,91), também tiveram associação com o bem-estar. A dificuldade para comer, RP=1,1 (95%IC=0,75-1,65), não se associou ao desfecho. A única variável sociodemográfica associada ao bem-estar dos escolares foi a renda familiar média, RP=0,65 (95%IC=0,45-0,96). Conclusão: Os resultados deste estudo mostram a influência das atividades relacionadas à saúde bucal, sorrir, falar e escovar os dentes no bem-estar de adolescentes escolares no RS. Além disso, apontam a renda familiar média como um fator de proteção para o bem-estar desta população.Introduction: Well-being often appears integrated into the concept of quality of life, which, similarly, has a significant role in human health. Oral health is part of general health. The effect of oral health on individuals may be physical and psychological. It has an influence on their ability to speak, smile, chew and savour food, as well as the way they socialize with people, affecting their well-being. Objective: To investigate the association between the performance of activities related to oral health, chewing, speaking, smiling and psychological well-being in school adolescents. Methods: School-based, cross-sectional study, conducted in 36 municipalities up to 50 thousand inhabitants from Southern Brazil. The sample was composed of 1,760 scholars, selected thorough systematic sampling. Data were collected by means of a structured questionnaire, containing information on socioeconomic status, oral impact on daily activities (OIDP) and Well-Being (Andrews Scale). Poisson Regression was used to conduct the data analyses. Results: Difficulty to smile was almost twice as high for students who did not present well-being, PR=1.9 (95%CI = 1.30-2.80). ). In addition, difficulty to speak, PR=1,57 (95%CI CI=1,02-2,40), and disconfort to brush the teeth, PR=1,93 (CI=1,29-2,91), were also associated to well-being. Difficulty to eat PR=1,1 (95%CI=0,75-1,65), was not associated to it. The family average income was the only sociodemographic variable associated to adolescents well-being, PR=0,65 (95%CI=0,45-0,96). Conclusion: The results of this study showed the influence of oral health related activities, smile, speak and teeth brush on the well-being of school adolescentes in Rio Grande do Sul state. In addition, they pointed out the Family average income as a protection factor for the well-being of this population.application/pdfporAdolescenteSaúde bucalBem-estarSaúde coletivaAdolescentOral HealthWell-beingComer, sorrir, falar e o bem-estar psicológico em adolescentes escolares do RS interações de mulheres violadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093518.pdf.txt001093518.pdf.txtExtracted Texttext/plain77080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196039/2/001093518.pdf.txt46f1c94b8a9acc51c522eafdd706bcb8MD52ORIGINAL001093518.pdfTexto completoapplication/pdf1302388http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196039/1/001093518.pdf9382096dca50e779b4a92c398b658b5dMD5110183/1960392019-06-23 02:33:43.247802oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196039Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-06-23T05:33:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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