Comer, sorrir, falar e o bem-estar psicológico em adolescentes escolares do RS interações de mulheres violadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Larré, Melaine Czerminski
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196039
Resumo: Introdução: O bem-estar aparece, com frequência, integrado ao conceito de qualidade de vida, que, de modo semelhante ocupa, um papel relevante na compreensão da saúde humana. A saúde bucal é parte constituinte da saúde geral. O efeito da saúde bucal nos indivíduos pode ser físico e/ou psicológico, influenciando, ao longo da vida, na sua capacidade de falar, olhar, sorrir, mastigar e saborear os alimentos, bem como na sua socialização e bem-estar. Objetivo: Investigar a relação entre o desempenho das atividades relacionadas à função bucal, comer, falar, sorrir e o bem-estar psicológico em adolescentes. Método: Estudo transversal de base escolar conduzido em 36 municípios de até 50 mil habitantes no sul do Brasil. A amostra foi composta por 1.760 escolares selecionados a partir de uma amostragem sistemática. Os dados foram coletados utilizando-se um questionário estruturado. Foram obtidas informações socioeconômicas e foi inferido o impacto da saúde bucal nas atividades diárias (OIDP) e bem-estar (Escala de Andrews). A análise foi realizada por intermédio da regressão de Poisson. Resultado: A dificuldade para sorrir foi quase duas vezes maior para os escolares que não tinham bem-estar, RP=1,91 (95%IC=1,30-2,80). Além disso, a dificuldade para falar, RP=1,57 (95%IC=1,02-2,40), e incômodo para escovar os dentes, RP=1,93 (95%IC=1,29-2,91), também tiveram associação com o bem-estar. A dificuldade para comer, RP=1,1 (95%IC=0,75-1,65), não se associou ao desfecho. A única variável sociodemográfica associada ao bem-estar dos escolares foi a renda familiar média, RP=0,65 (95%IC=0,45-0,96). Conclusão: Os resultados deste estudo mostram a influência das atividades relacionadas à saúde bucal, sorrir, falar e escovar os dentes no bem-estar de adolescentes escolares no RS. Além disso, apontam a renda familiar média como um fator de proteção para o bem-estar desta população.
id URGS_867a7d847b9968bc91c3cca32754ecb0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196039
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Larré, Melaine CzerminskiAbegg, Claídes2019-06-22T02:34:51Z2018http://hdl.handle.net/10183/196039001093518Introdução: O bem-estar aparece, com frequência, integrado ao conceito de qualidade de vida, que, de modo semelhante ocupa, um papel relevante na compreensão da saúde humana. A saúde bucal é parte constituinte da saúde geral. O efeito da saúde bucal nos indivíduos pode ser físico e/ou psicológico, influenciando, ao longo da vida, na sua capacidade de falar, olhar, sorrir, mastigar e saborear os alimentos, bem como na sua socialização e bem-estar. Objetivo: Investigar a relação entre o desempenho das atividades relacionadas à função bucal, comer, falar, sorrir e o bem-estar psicológico em adolescentes. Método: Estudo transversal de base escolar conduzido em 36 municípios de até 50 mil habitantes no sul do Brasil. A amostra foi composta por 1.760 escolares selecionados a partir de uma amostragem sistemática. Os dados foram coletados utilizando-se um questionário estruturado. Foram obtidas informações socioeconômicas e foi inferido o impacto da saúde bucal nas atividades diárias (OIDP) e bem-estar (Escala de Andrews). A análise foi realizada por intermédio da regressão de Poisson. Resultado: A dificuldade para sorrir foi quase duas vezes maior para os escolares que não tinham bem-estar, RP=1,91 (95%IC=1,30-2,80). Além disso, a dificuldade para falar, RP=1,57 (95%IC=1,02-2,40), e incômodo para escovar os dentes, RP=1,93 (95%IC=1,29-2,91), também tiveram associação com o bem-estar. A dificuldade para comer, RP=1,1 (95%IC=0,75-1,65), não se associou ao desfecho. A única variável sociodemográfica associada ao bem-estar dos escolares foi a renda familiar média, RP=0,65 (95%IC=0,45-0,96). Conclusão: Os resultados deste estudo mostram a influência das atividades relacionadas à saúde bucal, sorrir, falar e escovar os dentes no bem-estar de adolescentes escolares no RS. Além disso, apontam a renda familiar média como um fator de proteção para o bem-estar desta população.Introduction: Well-being often appears integrated into the concept of quality of life, which, similarly, has a significant role in human health. Oral health is part of general health. The effect of oral health on individuals may be physical and psychological. It has an influence on their ability to speak, smile, chew and savour food, as well as the way they socialize with people, affecting their well-being. Objective: To investigate the association between the performance of activities related to oral health, chewing, speaking, smiling and psychological well-being in school adolescents. Methods: School-based, cross-sectional study, conducted in 36 municipalities up to 50 thousand inhabitants from Southern Brazil. The sample was composed of 1,760 scholars, selected thorough systematic sampling. Data were collected by means of a structured questionnaire, containing information on socioeconomic status, oral impact on daily activities (OIDP) and Well-Being (Andrews Scale). Poisson Regression was used to conduct the data analyses. Results: Difficulty to smile was almost twice as high for students who did not present well-being, PR=1.9 (95%CI = 1.30-2.80). ). In addition, difficulty to speak, PR=1,57 (95%CI CI=1,02-2,40), and disconfort to brush the teeth, PR=1,93 (CI=1,29-2,91), were also associated to well-being. Difficulty to eat PR=1,1 (95%CI=0,75-1,65), was not associated to it. The family average income was the only sociodemographic variable associated to adolescents well-being, PR=0,65 (95%CI=0,45-0,96). Conclusion: The results of this study showed the influence of oral health related activities, smile, speak and teeth brush on the well-being of school adolescentes in Rio Grande do Sul state. In addition, they pointed out the Family average income as a protection factor for the well-being of this population.application/pdfporAdolescenteSaúde bucalBem-estarSaúde coletivaAdolescentOral HealthWell-beingComer, sorrir, falar e o bem-estar psicológico em adolescentes escolares do RS interações de mulheres violadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093518.pdf.txt001093518.pdf.txtExtracted Texttext/plain77080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196039/2/001093518.pdf.txt46f1c94b8a9acc51c522eafdd706bcb8MD52ORIGINAL001093518.pdfTexto completoapplication/pdf1302388http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196039/1/001093518.pdf9382096dca50e779b4a92c398b658b5dMD5110183/1960392019-06-23 02:33:43.247802oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196039Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-06-23T05:33:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comer, sorrir, falar e o bem-estar psicológico em adolescentes escolares do RS interações de mulheres violadas
title Comer, sorrir, falar e o bem-estar psicológico em adolescentes escolares do RS interações de mulheres violadas
spellingShingle Comer, sorrir, falar e o bem-estar psicológico em adolescentes escolares do RS interações de mulheres violadas
Larré, Melaine Czerminski
Adolescente
Saúde bucal
Bem-estar
Saúde coletiva
Adolescent
Oral Health
Well-being
title_short Comer, sorrir, falar e o bem-estar psicológico em adolescentes escolares do RS interações de mulheres violadas
title_full Comer, sorrir, falar e o bem-estar psicológico em adolescentes escolares do RS interações de mulheres violadas
title_fullStr Comer, sorrir, falar e o bem-estar psicológico em adolescentes escolares do RS interações de mulheres violadas
title_full_unstemmed Comer, sorrir, falar e o bem-estar psicológico em adolescentes escolares do RS interações de mulheres violadas
title_sort Comer, sorrir, falar e o bem-estar psicológico em adolescentes escolares do RS interações de mulheres violadas
author Larré, Melaine Czerminski
author_facet Larré, Melaine Czerminski
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Larré, Melaine Czerminski
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abegg, Claídes
contributor_str_mv Abegg, Claídes
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Saúde bucal
Bem-estar
Saúde coletiva
topic Adolescente
Saúde bucal
Bem-estar
Saúde coletiva
Adolescent
Oral Health
Well-being
dc.subject.eng.fl_str_mv Adolescent
Oral Health
Well-being
description Introdução: O bem-estar aparece, com frequência, integrado ao conceito de qualidade de vida, que, de modo semelhante ocupa, um papel relevante na compreensão da saúde humana. A saúde bucal é parte constituinte da saúde geral. O efeito da saúde bucal nos indivíduos pode ser físico e/ou psicológico, influenciando, ao longo da vida, na sua capacidade de falar, olhar, sorrir, mastigar e saborear os alimentos, bem como na sua socialização e bem-estar. Objetivo: Investigar a relação entre o desempenho das atividades relacionadas à função bucal, comer, falar, sorrir e o bem-estar psicológico em adolescentes. Método: Estudo transversal de base escolar conduzido em 36 municípios de até 50 mil habitantes no sul do Brasil. A amostra foi composta por 1.760 escolares selecionados a partir de uma amostragem sistemática. Os dados foram coletados utilizando-se um questionário estruturado. Foram obtidas informações socioeconômicas e foi inferido o impacto da saúde bucal nas atividades diárias (OIDP) e bem-estar (Escala de Andrews). A análise foi realizada por intermédio da regressão de Poisson. Resultado: A dificuldade para sorrir foi quase duas vezes maior para os escolares que não tinham bem-estar, RP=1,91 (95%IC=1,30-2,80). Além disso, a dificuldade para falar, RP=1,57 (95%IC=1,02-2,40), e incômodo para escovar os dentes, RP=1,93 (95%IC=1,29-2,91), também tiveram associação com o bem-estar. A dificuldade para comer, RP=1,1 (95%IC=0,75-1,65), não se associou ao desfecho. A única variável sociodemográfica associada ao bem-estar dos escolares foi a renda familiar média, RP=0,65 (95%IC=0,45-0,96). Conclusão: Os resultados deste estudo mostram a influência das atividades relacionadas à saúde bucal, sorrir, falar e escovar os dentes no bem-estar de adolescentes escolares no RS. Além disso, apontam a renda familiar média como um fator de proteção para o bem-estar desta população.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-22T02:34:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196039
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001093518
url http://hdl.handle.net/10183/196039
identifier_str_mv 001093518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196039/2/001093518.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196039/1/001093518.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 46f1c94b8a9acc51c522eafdd706bcb8
9382096dca50e779b4a92c398b658b5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085483836866560