Escrever cartas, produzir sentidos : experiências de formação docente na pós-graduação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229977 |
Resumo: | A atividade de ensino na universidade é, frequentemente, considerada um desafio por docentes, experientes ou não. O tensionamento entre o conhecimento abstrato (ou conceitual) e o saber pragmático da experiência da docência constitui-se como um pano de fundo em relação ao qual localizamos o presente estudo. Com uma regulamentação bastante imprecisa, a formação para a docência no ensino superior tende a permanecer à margem das atividades destinadas à pesquisa nos programas de pós-graduação stricto sensu. O estágio docente é uma das poucas estratégias diretamente relacionadas à formação para a docência, embora sua realização não seja obrigatória em muitos programas. Considerando tais aspectos, esta pesquisa tem como disparadora a questão: como a escrita epistolar pode constituir uma estratégia de pesquisa e intervenção para o estudo da cognição em narrativas sobre a formação docente na pós-graduação stricto sensu? A partir desta questão, formulamos três proposições para a tese. A primeira delas, metodológica, consiste em propor a escrita e troca de cartas como uma estratégia de pesquisa e intervenção. A segunda proposição é teórico-empírica e aponta como a atenção conjunta e a produção compartilhada de sentidos constituem a dimensão intersubjetiva da docência experienciada na relação entre discentes e docentes. Por fim, a terceira proposição, também teórico-empírica, consiste em apontar seis implicações da perspectiva incorporada da cognição para a formação docente. A análise das narrativas dos pós-graduandos em articulação ao referencial teórico das abordagens autopoiética e enativa da cognição foi possível compreender o processo de formação docente para o ensino superior nos programas de pós-graduação como um problema epistemológico, ético e político. |
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Kroeff, Renata Fischer da SilveiraMaraschin, CleciMaurente, Vanessa Soares2021-09-22T04:23:25Z2020http://hdl.handle.net/10183/229977001131492A atividade de ensino na universidade é, frequentemente, considerada um desafio por docentes, experientes ou não. O tensionamento entre o conhecimento abstrato (ou conceitual) e o saber pragmático da experiência da docência constitui-se como um pano de fundo em relação ao qual localizamos o presente estudo. Com uma regulamentação bastante imprecisa, a formação para a docência no ensino superior tende a permanecer à margem das atividades destinadas à pesquisa nos programas de pós-graduação stricto sensu. O estágio docente é uma das poucas estratégias diretamente relacionadas à formação para a docência, embora sua realização não seja obrigatória em muitos programas. Considerando tais aspectos, esta pesquisa tem como disparadora a questão: como a escrita epistolar pode constituir uma estratégia de pesquisa e intervenção para o estudo da cognição em narrativas sobre a formação docente na pós-graduação stricto sensu? A partir desta questão, formulamos três proposições para a tese. A primeira delas, metodológica, consiste em propor a escrita e troca de cartas como uma estratégia de pesquisa e intervenção. A segunda proposição é teórico-empírica e aponta como a atenção conjunta e a produção compartilhada de sentidos constituem a dimensão intersubjetiva da docência experienciada na relação entre discentes e docentes. Por fim, a terceira proposição, também teórico-empírica, consiste em apontar seis implicações da perspectiva incorporada da cognição para a formação docente. A análise das narrativas dos pós-graduandos em articulação ao referencial teórico das abordagens autopoiética e enativa da cognição foi possível compreender o processo de formação docente para o ensino superior nos programas de pós-graduação como um problema epistemológico, ético e político.The activity of teaching at university is often considered a challenge by teachers, whether they are experienced or not. The tension between the abstract (or conceptual) knowledge and the pragmatic knowledge of the teaching experience constitutes the background against which the present research delves into. With loose and imprecise regulations, training for teaching in higher education tends to remain on the sidelines of activities such as research in stricto sensu graduate programs. Teaching internships are one of the few strategies directly related to teacher education, although not a mandatory activity in many programs. Considering these aspects, this research triggers the following question: how can epistolary writing constitute a research and intervention strategy for the study of cognition in narratives about teacher education in stricto sensu graduate courses? From this question, we formulate three propositions for the thesis. The first, methodological, consists of proposing the writing and exchange of letters as a research and intervention strategy. The second proposition is theoretical-empirical and points out how joint attention and shared production of meaning constitutes an intersubjective dimension of teaching experienced in the relationship between students and teachers. Finally, the third theoretical-empirical proposition consists of pointing out six implications of the embodied perspective of cognition for teacher formation. The analysis of the narratives of post-graduate students in articulation with the theoretical framework of the theories of autopoiesis and enaction made it possible to understand the process of teacher education for higher education in graduate programs as an epistemological, ethical and political problem.application/pdfporFormação de professoresPós-GraduaçãoCogniçãoEscritaEnaçãoEnsino e aprendizagemCognitionEnactionAutopoiesisTeachingLearningEscrever cartas, produzir sentidos : experiências de formação docente na pós-graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131492.pdf.txt001131492.pdf.txtExtracted Texttext/plain233816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229977/2/001131492.pdf.txt494501418acda2191ab7e93f51d591fcMD52ORIGINAL001131492.pdfTexto completoapplication/pdf911166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229977/1/001131492.pdfaea8f3c573f4039e52debb5f229831eaMD5110183/2299772022-04-05 04:39:49.763275oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229977Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-05T07:39:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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