Processos artísticos em ação : modos de fazer cidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180538 |
Resumo: | A ação que se desenha é oriunda das práticas artísticas realizadas por Leandro Machado e Ricardo Moreno em periferias de Porto Alegre; trata-se de processos artísticos em ação como modos de fazer cidade. Com método, inspirado na cartografia da ação de Ana Clara Torres Ribeiro, complementado por técnicas de pesquisa participativas, foi possível compor uma carta de navegação a partir da experiência dos artistas e dos encontros decorrentes disso, uma produção do espaço em forma de bricolagem, que intercala narrativas, sejam elas imagéticas ou textuais, relatos de caminhada, relatos testemunhos de uma instalação artística, seus usos, modos de fazer, poesia, saberes locais articulados e arte participativa com a comunidade. São ações que promovem visibilidades para esses espaços aos que Milton Santos atribui o conceito de opaco e para os homens lentos, possibilitando um compartilhamento estético e político – o que Jacques Ranciere chama de partilha do sensível. Isto é possível porque as ações são identificadas pelo que Michel de Certeau considera tática, são gambiarras que justificam os desejos de transformação desses espaços, conforme define Thais Portela, contrapontos às hegemonias de poder políticas e espaciais. A descrição dos modos de fazer dessas práticas artísticas é fundamental para uma compreensão mais ampla acerca da cidade, por privilegiar experiências do cotidiano que também contribuem para pensar a extensão universitária e a interlocução entre diferentes agentes sociais e pesquisadores; essas são práticas sociais que podem ser pensadas também como uma ferramenta para o planejamento, gestão e construção de políticas públicas urbanas, culturais e educativas. |
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Biasotto, Livia DonidaMarzulo, Eber Pires2018-07-21T03:03:45Z2018http://hdl.handle.net/10183/180538001072491A ação que se desenha é oriunda das práticas artísticas realizadas por Leandro Machado e Ricardo Moreno em periferias de Porto Alegre; trata-se de processos artísticos em ação como modos de fazer cidade. Com método, inspirado na cartografia da ação de Ana Clara Torres Ribeiro, complementado por técnicas de pesquisa participativas, foi possível compor uma carta de navegação a partir da experiência dos artistas e dos encontros decorrentes disso, uma produção do espaço em forma de bricolagem, que intercala narrativas, sejam elas imagéticas ou textuais, relatos de caminhada, relatos testemunhos de uma instalação artística, seus usos, modos de fazer, poesia, saberes locais articulados e arte participativa com a comunidade. São ações que promovem visibilidades para esses espaços aos que Milton Santos atribui o conceito de opaco e para os homens lentos, possibilitando um compartilhamento estético e político – o que Jacques Ranciere chama de partilha do sensível. Isto é possível porque as ações são identificadas pelo que Michel de Certeau considera tática, são gambiarras que justificam os desejos de transformação desses espaços, conforme define Thais Portela, contrapontos às hegemonias de poder políticas e espaciais. A descrição dos modos de fazer dessas práticas artísticas é fundamental para uma compreensão mais ampla acerca da cidade, por privilegiar experiências do cotidiano que também contribuem para pensar a extensão universitária e a interlocução entre diferentes agentes sociais e pesquisadores; essas são práticas sociais que podem ser pensadas também como uma ferramenta para o planejamento, gestão e construção de políticas públicas urbanas, culturais e educativas.The actions herein outlined come from the artistic practices undertaken by Leandro Machado and Ricardo Moreno in the peripheral neighborhoods of Porto Alegre; the study approaches artistic processes in action as ways of making a city. The method is inspired by Ana Clara Torres Ribeiro’s cartography of action and it is complemented with participatory research techniques, which made possible the composing of a navigation chart from the experiences of the artists and the encounters arising from that in a production of space by means of bricolage, alternating images and textual narratives with reports of long walks, testimonies of artistic installations and its uses, ways of doing, and poetry, articulating local knowledges and community participatory art. These actions promote visibilities for these spaces, to which Milton Santos attributes the concept of opacity, and for slow men, making way for an aesthetic and political sharing – that Jacques Rancière defined as the distribution of the sensible. This is possible because the actions are identified with what Michel de Certeau considers tactics, workarounds that justify the desire for transformation of these spaces, as defined by Thais Portela, counterposed to the political and spatial power hegemonies. The description of the ways of doing of these artistic practices is fundamental for a wider comprehension of the city, because it privileges day-to-day experiences that also contribute to the thinking of the actual extension of the University and the interlocution of different social agents and researchers; these are social practices that can also be thought of as tools for the planning, management, and construction of educational and cultural urban public policies.application/pdfporCidadesProcesso artísticoArtistic processesCartography of actionCityLeandro MachadoRicardo MorenoProcessos artísticos em ação : modos de fazer cidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e RegionalPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001072491.pdfTexto completoapplication/pdf11585618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180538/1/001072491.pdfd3334ac64e3d0656c65300f9924fc9cfMD51TEXT001072491.pdf.txt001072491.pdf.txtExtracted Texttext/plain345307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180538/2/001072491.pdf.txt2de5fe96a73706ae129a3d7b8fcfe055MD52THUMBNAIL001072491.pdf.jpg001072491.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180538/3/001072491.pdf.jpg915d245910909c8b06aac9043bb915a4MD5310183/1805382018-10-05 07:28:50.473oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180538Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T10:28:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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