Arquiteturas de alto desempenho e baixo custo em hardware para a estimação de movimento em vídeos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Marcelo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13117
Resumo: A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) favoreceu o crescimento do uso de variados meios na comunicação. Entre diversos meios, o vídeo em particular, necessita de uma grande banda para ser transmitido, ou de um grande espaço para ser armazenado. Uma análise dos diversos sinais de uma comunicação multimídia mostra, entretanto, que existe uma grande redundância de informação. Utilizando técnicas de compressão é possível reduzir de uma a duas ordens de grandeza a quantidade de informação veiculada, mantendo uma qualidade satisfatória. Uma das formas de compressão busca a relação de similaridade entre os quadros vizinhos de uma cena, identificando a redundância temporal existente entre as imagens. Essa técnica chama-se estimação de movimento, este processo é muito eficaz, mas o custo computacional é elevado, exigindo a implementação de algoritmos eficientes em hardware, para o caso de compressão em tempo real de vídeos de alta resolução. Esta dissertação apresenta uma investigação sobre algoritmos de estimação de movimento visando implementações em hardware. Todos os algoritmos foram desenvolvidos primeiramente em linguagem C e submetidos a diversos testes para avaliação de desempenho e custo computacional. Os algoritmos foram aplicados a diversas amostras de vídeo utilizadas pela comunidade científica, para avaliação em aplicações reais. As avaliações demonstraram que os algoritmos rápidos conseguem realizar o processo de estimação de movimento de maneira eficiente, obtendo bons resultados em termos de qualidade de vetores, esforço computacional e desempenho. Com as análises dos resultados obtidos, o algoritmo Busca Diamante (Diamond Search) foi escolhido para ser implementado em hardware, com dois níveis diferentes de subamostragem de pixel: 2:1 e 4:1. As arquiteturas para o algoritmo Busca Diamante, com sub-amostragem de pixel de 2:1 e 4:1, foram descritas em VHDL, sintetizadas para FPGAs Virtex-4 da Xilinx e também para standard cells na tecnologia TSMC 0,18μm. Os resultados mostram que as arquiteturas desenvolvidas possuem desempenho superior ao necessário para tratar vídeos HDTV 1080p em tempo real a 30 quadros por segundo. As arquiteturas desenvolvidas também apresentam um baixo consumo de recursos de hardware, após a síntese para FPGA e ASIC.
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Essa técnica chama-se estimação de movimento, este processo é muito eficaz, mas o custo computacional é elevado, exigindo a implementação de algoritmos eficientes em hardware, para o caso de compressão em tempo real de vídeos de alta resolução. Esta dissertação apresenta uma investigação sobre algoritmos de estimação de movimento visando implementações em hardware. Todos os algoritmos foram desenvolvidos primeiramente em linguagem C e submetidos a diversos testes para avaliação de desempenho e custo computacional. Os algoritmos foram aplicados a diversas amostras de vídeo utilizadas pela comunidade científica, para avaliação em aplicações reais. As avaliações demonstraram que os algoritmos rápidos conseguem realizar o processo de estimação de movimento de maneira eficiente, obtendo bons resultados em termos de qualidade de vetores, esforço computacional e desempenho. Com as análises dos resultados obtidos, o algoritmo Busca Diamante (Diamond Search) foi escolhido para ser implementado em hardware, com dois níveis diferentes de subamostragem de pixel: 2:1 e 4:1. As arquiteturas para o algoritmo Busca Diamante, com sub-amostragem de pixel de 2:1 e 4:1, foram descritas em VHDL, sintetizadas para FPGAs Virtex-4 da Xilinx e também para standard cells na tecnologia TSMC 0,18μm. Os resultados mostram que as arquiteturas desenvolvidas possuem desempenho superior ao necessário para tratar vídeos HDTV 1080p em tempo real a 30 quadros por segundo. As arquiteturas desenvolvidas também apresentam um baixo consumo de recursos de hardware, após a síntese para FPGA e ASIC.The evolution of the communication and information technologies push the development of several communication media. These media, video in particular, need a large bandwidth to be transmitted, or a large digital storage capacity. Many multimedia signals show, however, a high information redundancy. By using compression techniques it is possible to reduce the amount of coded information by one or two orders of magnitude, keeping a satisfactory visual quality. One of these compression techniques searches the similarity between neighboring frames of a scene, identifying the temporal redundancy between them. This technique is called motion estimation, and it is a very efficient method for compression. However, the computational complexity of the motion estimation requires high performance algorithms in hardware, when used for real time compression of high resolution videos. This dissertation presents a comprehensive investigation about motion estimation algorithms, targeting a hardware implementation. All the investigated algorithms were first developed in C language and submitted to many evaluation tests. The algorithms were applied to ten video samples used by the scientific community for the evaluation of real application. The evaluation showed that fast algorithms can carry out the motion estimation process efficiently, producing good results in vectors quality, computational effort and performance. With the results analyses, the Diamond Search algorithm was chosen to be hardware designed, with two different levels of pixel subsampling, 2:1 and 4:1. The architectures for Diamond Search algorithm, with pixel subsampling of 2:1 and 4:1, were described in VHDL, synthesized to Xilinx Virtex-4 FPGAs and also to standard cells TSMC 0.18μm technology. The developed architectures have sufficient performance to process HDTV 1080p videos at 30 frames per second and demand small hardware resources consumption after synthesis to FPGA and ASIC. Keywords: Video compression, motion estimation, VLSI design.application/pdfporMicroeletrônicaCompressao : VideoVideo compressionMotion estimationVLSI designArquiteturas de alto desempenho e baixo custo em hardware para a estimação de movimento em vídeos digitaisHigh performance and low cost hardware architectures for digital videos motion estimation info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000634724.pdf.txt000634724.pdf.txtExtracted Texttext/plain204635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13117/2/000634724.pdf.txt5dfc792e3e08e0f7020e9ea26ef28218MD52ORIGINAL000634724.pdf000634724.pdfTexto completoapplication/pdf1017229http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13117/1/000634724.pdf42e84ddcf97046972dca068f0412c66dMD51THUMBNAIL000634724.pdf.jpg000634724.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13117/3/000634724.pdf.jpg6f7c874a7a6eec0bdf774c39474263abMD5310183/131172018-10-17 08:31:31.705oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13117Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:31:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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