Representações de espaço e tempo no olhar de Hollywood sobre a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabris, Eli Terezinha Henn
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14806
Resumo: Esta dissertação trata das representações de espaço e tempo escolares em um conjunto de dezesseis filmes hollywoodianos, das décadas de 60 a 90, que tem a educação e a escola como tema centrais. O objetivo da pesquisa é mostrar como as narrativas sobre escola, educação, estudantes e docentes apresentadas nesses filmes, na perspectiva do olhar de Hollywood, operam na constituição e manutenção de uma representação moderna de espaço e tempo escolares. A análise consistiu em problematizar essas representações, desde o ponto de vista das reflexões pósestruturalistas, no campo dos Estudos Culturais. As contribuições foucaultianas incorporadas por Julia Varela ao percorrer as pedagogias escolares produzidas em diferentes momentos históricos, bem como o conceito de representação como prática de significação, tal como empregado por Stuart Hall e seus colaboradores, constituem o aporte teórico desta pesquisa. Procuro discutir as relações desses filmes hollywoodianos com as transformações culturais deste final de século em que as concepções espaçotemporais se alteram profundamente e aponto para algumas conexões entre essas concepções e o trabalho docente.
id URGS_87c1659bcfd134b8cec27ee8277cc684
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14806
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fabris, Eli Terezinha HennCosta, Marisa Cristina Vorraber2008-12-05T04:12:38Z1999http://hdl.handle.net/10183/14806000242158Esta dissertação trata das representações de espaço e tempo escolares em um conjunto de dezesseis filmes hollywoodianos, das décadas de 60 a 90, que tem a educação e a escola como tema centrais. O objetivo da pesquisa é mostrar como as narrativas sobre escola, educação, estudantes e docentes apresentadas nesses filmes, na perspectiva do olhar de Hollywood, operam na constituição e manutenção de uma representação moderna de espaço e tempo escolares. A análise consistiu em problematizar essas representações, desde o ponto de vista das reflexões pósestruturalistas, no campo dos Estudos Culturais. As contribuições foucaultianas incorporadas por Julia Varela ao percorrer as pedagogias escolares produzidas em diferentes momentos históricos, bem como o conceito de representação como prática de significação, tal como empregado por Stuart Hall e seus colaboradores, constituem o aporte teórico desta pesquisa. Procuro discutir as relações desses filmes hollywoodianos com as transformações culturais deste final de século em que as concepções espaçotemporais se alteram profundamente e aponto para algumas conexões entre essas concepções e o trabalho docente.This study deals with the representations of space and time schooling in a collection of 16 hollywoodian movies, from the 60 to 90 decade, that has the education and the school as the main subject. The research aims to show how the narratives about school, education, students and teachers presented in these movies, in the perspective point of view of Hollywood, work in the constitution and maintenance of a modern representation of space and time of the schools. The analysis consisted in questioning these representations, from the point of view of the post structuralists reflections, in the field of Cultural Studies. Foucault’s contributions embodied by Julia Varela examining the school pedagogies produced in different historical stages, as well as the concept of representation as practice of meaning, as employed by Stuart Hall and his team, constitute the theorical support of this research. I try to discuss the relations of these hollywoodian movies with the cultural changes at the end of this century, in which the conceptions of space and time are altering deeply, and I point out some relationships between these conceptions and the teaching.application/pdfporComunicação de massaEscolaEspaçoTempoRepresentações de espaço e tempo no olhar de Hollywood sobre a escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1999mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000242158.pdf000242158.pdfTexto completoapplication/pdf1681456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14806/1/000242158.pdffb9fb43a4268ffc841c080ce808242f5MD51TEXT000242158.pdf.txt000242158.pdf.txtExtracted Texttext/plain474407http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14806/2/000242158.pdf.txtc94ac6a64bc0e1f320429f0afb6aa937MD52THUMBNAIL000242158.pdf.jpg000242158.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14806/3/000242158.pdf.jpg9aa22ec1d567509497b33b6f414dab6cMD5310183/148062018-10-05 08:17:55.639oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14806Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:17:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações de espaço e tempo no olhar de Hollywood sobre a escola
title Representações de espaço e tempo no olhar de Hollywood sobre a escola
spellingShingle Representações de espaço e tempo no olhar de Hollywood sobre a escola
Fabris, Eli Terezinha Henn
Comunicação de massa
Escola
Espaço
Tempo
title_short Representações de espaço e tempo no olhar de Hollywood sobre a escola
title_full Representações de espaço e tempo no olhar de Hollywood sobre a escola
title_fullStr Representações de espaço e tempo no olhar de Hollywood sobre a escola
title_full_unstemmed Representações de espaço e tempo no olhar de Hollywood sobre a escola
title_sort Representações de espaço e tempo no olhar de Hollywood sobre a escola
author Fabris, Eli Terezinha Henn
author_facet Fabris, Eli Terezinha Henn
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabris, Eli Terezinha Henn
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Marisa Cristina Vorraber
contributor_str_mv Costa, Marisa Cristina Vorraber
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação de massa
Escola
Espaço
Tempo
topic Comunicação de massa
Escola
Espaço
Tempo
description Esta dissertação trata das representações de espaço e tempo escolares em um conjunto de dezesseis filmes hollywoodianos, das décadas de 60 a 90, que tem a educação e a escola como tema centrais. O objetivo da pesquisa é mostrar como as narrativas sobre escola, educação, estudantes e docentes apresentadas nesses filmes, na perspectiva do olhar de Hollywood, operam na constituição e manutenção de uma representação moderna de espaço e tempo escolares. A análise consistiu em problematizar essas representações, desde o ponto de vista das reflexões pósestruturalistas, no campo dos Estudos Culturais. As contribuições foucaultianas incorporadas por Julia Varela ao percorrer as pedagogias escolares produzidas em diferentes momentos históricos, bem como o conceito de representação como prática de significação, tal como empregado por Stuart Hall e seus colaboradores, constituem o aporte teórico desta pesquisa. Procuro discutir as relações desses filmes hollywoodianos com as transformações culturais deste final de século em que as concepções espaçotemporais se alteram profundamente e aponto para algumas conexões entre essas concepções e o trabalho docente.
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-12-05T04:12:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14806
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000242158
url http://hdl.handle.net/10183/14806
identifier_str_mv 000242158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14806/1/000242158.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14806/2/000242158.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14806/3/000242158.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fb9fb43a4268ffc841c080ce808242f5
c94ac6a64bc0e1f320429f0afb6aa937
9aa22ec1d567509497b33b6f414dab6c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308968931721216