PT e PSDB na democracia de público brasileira : estratégias partidárias vitoriosas no novo jogo eleitoral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147323 |
Resumo: | PT e PSDB polarizam as eleições presidenciais brasileiras há 20 anos, as quais, estando dentro de uma "democracia de público" (tipo ideal descrito por Manin), são também disputas entre imagens públicas de lideranças. Esse novo jogo eleitoral, que ocorre devido a mutações no espaço público, passa por formar a opinião (Champagne, 1998) e é fundamental em democracias nas quais os meios de comunicação servem de mediadores entre o eleitor e a política. Este trabalho tem como objetivo compreender as estratégias do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), dentro do horário gratuito de propaganda eleitoral (HGPE), espaço midiático de responsabilidade exclusiva dos políticos. A pesquisa se volta para as primeiras eleições presidenciais vitoriosas de ambos os partidos (PSDB em 1994 e PT em 2002), início dos ciclos políticos de FHC e Lula, buscando responder como os líderes políticos (fazendo uso do marketing) construíram suas imagens, dentro da propaganda eleitoral, para a disputa à presidência. As estratégias foram compreendidas como: positivas, negativas, defensivas e de contraste; os discursos, observados a partir dos procedimentos da análise do discurso. O trabalho observou também as pesquisas de opinião pública das épocas citadas, por meio do banco de dados do ESEB e do DataNupps. |
id |
URGS_889bf8fe05f50dc496a07d1d6bb186fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147323 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Martins, Joyce Miranda LeãoNoll, Maria Izabel Saraiva2016-08-18T02:15:12Z2016http://hdl.handle.net/10183/147323000998918PT e PSDB polarizam as eleições presidenciais brasileiras há 20 anos, as quais, estando dentro de uma "democracia de público" (tipo ideal descrito por Manin), são também disputas entre imagens públicas de lideranças. Esse novo jogo eleitoral, que ocorre devido a mutações no espaço público, passa por formar a opinião (Champagne, 1998) e é fundamental em democracias nas quais os meios de comunicação servem de mediadores entre o eleitor e a política. Este trabalho tem como objetivo compreender as estratégias do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), dentro do horário gratuito de propaganda eleitoral (HGPE), espaço midiático de responsabilidade exclusiva dos políticos. A pesquisa se volta para as primeiras eleições presidenciais vitoriosas de ambos os partidos (PSDB em 1994 e PT em 2002), início dos ciclos políticos de FHC e Lula, buscando responder como os líderes políticos (fazendo uso do marketing) construíram suas imagens, dentro da propaganda eleitoral, para a disputa à presidência. As estratégias foram compreendidas como: positivas, negativas, defensivas e de contraste; os discursos, observados a partir dos procedimentos da análise do discurso. O trabalho observou também as pesquisas de opinião pública das épocas citadas, por meio do banco de dados do ESEB e do DataNupps.PT and PSDB have polarized the Brazilian presidential elections for 20 years. These elections, inserted in an Audience Democracy (as described by Manin), are also competitions between the public images of the parties’ leaders. This new electoral game, resultant of the mutations in the public space, builds the opinion (Champagne, 1998) and is central in democracies where media works as a mediator between the elector and the politics. This thesis aims to understand the Partido dos Trabalhadores/PT (Workers Party) and the Partido da Social Democracia Brasileira/PSDB (Brazilian Social Democracy Party) strategies in the free political advertising time, a media space in which the responsibility belongs all to the politicians. The research covers the first victorious presidential elections of both parties (PSDB in 1994 and PT in 2002), in other words: the beginning of FHC and Lula political cycles. We try to answer how the political leaders (using marketing strategies) built, inside the political advertising, their images to dispute for presidency. The strategies were comprehended as: positive, negative, defensive and of contrast; the discourses were observed with the discourse analysis procedures. The study also noted the public opinion researches made in the mentioned epoch, focused on the ESEB and DataNupps database.application/pdfporPartido dos Trabalhadores (Brasil)Partido da Social Democracia BrasileiraEleiçõesMarketing políticoDiscursoElectionsPolitical marketingPTPSDBDiscoursePT e PSDB na democracia de público brasileira : estratégias partidárias vitoriosas no novo jogo eleitoralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciência PolíticaPorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000998918.pdf000998918.pdfTexto completoapplication/pdf1835493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147323/1/000998918.pdf419b3510e55b3dea733d52205b9e6caaMD51TEXT000998918.pdf.txt000998918.pdf.txtExtracted Texttext/plain365728http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147323/2/000998918.pdf.txt264916ac5604878f2a8f8381c3cf2fefMD52THUMBNAIL000998918.pdf.jpg000998918.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147323/3/000998918.pdf.jpg71d0bff55da0a760d1bec8674e4a972eMD5310183/1473232018-10-29 08:35:55.371oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147323Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T11:35:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
PT e PSDB na democracia de público brasileira : estratégias partidárias vitoriosas no novo jogo eleitoral |
title |
PT e PSDB na democracia de público brasileira : estratégias partidárias vitoriosas no novo jogo eleitoral |
spellingShingle |
PT e PSDB na democracia de público brasileira : estratégias partidárias vitoriosas no novo jogo eleitoral Martins, Joyce Miranda Leão Partido dos Trabalhadores (Brasil) Partido da Social Democracia Brasileira Eleições Marketing político Discurso Elections Political marketing PT PSDB Discourse |
title_short |
PT e PSDB na democracia de público brasileira : estratégias partidárias vitoriosas no novo jogo eleitoral |
title_full |
PT e PSDB na democracia de público brasileira : estratégias partidárias vitoriosas no novo jogo eleitoral |
title_fullStr |
PT e PSDB na democracia de público brasileira : estratégias partidárias vitoriosas no novo jogo eleitoral |
title_full_unstemmed |
PT e PSDB na democracia de público brasileira : estratégias partidárias vitoriosas no novo jogo eleitoral |
title_sort |
PT e PSDB na democracia de público brasileira : estratégias partidárias vitoriosas no novo jogo eleitoral |
author |
Martins, Joyce Miranda Leão |
author_facet |
Martins, Joyce Miranda Leão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Joyce Miranda Leão |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Noll, Maria Izabel Saraiva |
contributor_str_mv |
Noll, Maria Izabel Saraiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Partido dos Trabalhadores (Brasil) Partido da Social Democracia Brasileira Eleições Marketing político Discurso |
topic |
Partido dos Trabalhadores (Brasil) Partido da Social Democracia Brasileira Eleições Marketing político Discurso Elections Political marketing PT PSDB Discourse |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Elections Political marketing PT PSDB Discourse |
description |
PT e PSDB polarizam as eleições presidenciais brasileiras há 20 anos, as quais, estando dentro de uma "democracia de público" (tipo ideal descrito por Manin), são também disputas entre imagens públicas de lideranças. Esse novo jogo eleitoral, que ocorre devido a mutações no espaço público, passa por formar a opinião (Champagne, 1998) e é fundamental em democracias nas quais os meios de comunicação servem de mediadores entre o eleitor e a política. Este trabalho tem como objetivo compreender as estratégias do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), dentro do horário gratuito de propaganda eleitoral (HGPE), espaço midiático de responsabilidade exclusiva dos políticos. A pesquisa se volta para as primeiras eleições presidenciais vitoriosas de ambos os partidos (PSDB em 1994 e PT em 2002), início dos ciclos políticos de FHC e Lula, buscando responder como os líderes políticos (fazendo uso do marketing) construíram suas imagens, dentro da propaganda eleitoral, para a disputa à presidência. As estratégias foram compreendidas como: positivas, negativas, defensivas e de contraste; os discursos, observados a partir dos procedimentos da análise do discurso. O trabalho observou também as pesquisas de opinião pública das épocas citadas, por meio do banco de dados do ESEB e do DataNupps. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-18T02:15:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147323 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000998918 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147323 |
identifier_str_mv |
000998918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147323/1/000998918.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147323/2/000998918.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147323/3/000998918.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
419b3510e55b3dea733d52205b9e6caa 264916ac5604878f2a8f8381c3cf2fef 71d0bff55da0a760d1bec8674e4a972e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085375939444736 |