Proposta de uma metodologia participativa para o desenvolvimento de software educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perry, Gabriela Trindade
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/8212
Resumo: Este trabalho visa agilizar e sistematizar o desenvolvimento de softwares educacionais, maximizando suas chances de favorecer a aprendizagem, através da descrição de cada uma de suas etapas, desde a primeira coleta de requisitos até a avaliação da aprendizagem, compondo, desta forma, uma metodologia. Para atingir essa meta, é importante favorecer a estruturação da integração da equipe de desenvolvimento com os professores e estudantes, durante o planejamento educacional, a implementação e a avaliação. Como produto desta metodologia, construiu-se um software educativo (cujo contexto é equilíbrio químico focado em ensino no nível médio), e sua eficiência em termos de aprendizagem foi avaliada experimentalmente, através de uma atividade educacional, em ambiente de ensino presencial. Ao final deste processo investigativo, constatou-se o fato de que a etapa de design da interface tem tanta importância quanto a etapa do planejamento educacional. Além disso, discute-se a necessidade de haver um especialista em educação no time, pois há indícios de que sua presença seja mais determinante para o sucesso do produto do que a dos demais profissionais (por exemplo: programadores, designers, roteiristas, etc). Assim, conclui-se que a proposta metodológica feita neste trabalho otimiza a participação dos integrantes da equipe, direcionando suas habilidades para as atividades necessárias, e que essa estratégia se reflete em bons produtos de software.
id URGS_88ce2aa77d40af6e97d313dbc072698e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8212
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Perry, Gabriela TrindadeAmaral, Fernando GoncalvesAndrade Neto, Agostinho Serrano de2007-06-06T19:14:03Z2005http://hdl.handle.net/10183/8212000570978Este trabalho visa agilizar e sistematizar o desenvolvimento de softwares educacionais, maximizando suas chances de favorecer a aprendizagem, através da descrição de cada uma de suas etapas, desde a primeira coleta de requisitos até a avaliação da aprendizagem, compondo, desta forma, uma metodologia. Para atingir essa meta, é importante favorecer a estruturação da integração da equipe de desenvolvimento com os professores e estudantes, durante o planejamento educacional, a implementação e a avaliação. Como produto desta metodologia, construiu-se um software educativo (cujo contexto é equilíbrio químico focado em ensino no nível médio), e sua eficiência em termos de aprendizagem foi avaliada experimentalmente, através de uma atividade educacional, em ambiente de ensino presencial. Ao final deste processo investigativo, constatou-se o fato de que a etapa de design da interface tem tanta importância quanto a etapa do planejamento educacional. Além disso, discute-se a necessidade de haver um especialista em educação no time, pois há indícios de que sua presença seja mais determinante para o sucesso do produto do que a dos demais profissionais (por exemplo: programadores, designers, roteiristas, etc). Assim, conclui-se que a proposta metodológica feita neste trabalho otimiza a participação dos integrantes da equipe, direcionando suas habilidades para as atividades necessárias, e que essa estratégia se reflete em bons produtos de software.The aim of this work is to systematize the development of an educational software, maximizing its capacity to support learning, through the description of each one of its phases, from the first requirement analysis to the evaluation of learning, putting a methodology together. To achieve this goal, it is important to supply a framework for the integration of the development team with teachers and students, during the educational project, the implementation and evaluation. As a product of this methodology, an educational software (whose context is chemical equilibrium, for high school) was built, and its efficiency (in terms of learning) was experimentally evaluated through an educational activity, on a presence teaching environment. In the end of this investigative process, it is verified that the interface’s design phase is as important as the educational planning phase. In the end of this work is discussed the need of an expert in education on the team, because there is an indication that his presence is more significant for the success of the product than the presence of other professionals (for instance: programmers, designers, writers, etc). Therefore, it follows that the methodological proposition made in this work optimizes the participation of the members of the team, routing their abilities to the required activities, and that this strategy reflects in good software products.application/pdfporSoftware educacionalDesenvolvimento de softwareErgonomiaEducational software developmentSoftware evaluationParticipative ergonomicsProposta de uma metodologia participativa para o desenvolvimento de software educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000570978.pdf000570978.pdfTexto completoapplication/pdf3652064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8212/1/000570978.pdf4af625754feea52fdb7dc18d93bcd539MD51TEXT000570978.pdf.txt000570978.pdf.txtExtracted Texttext/plain258802http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8212/2/000570978.pdf.txtec75772d1cf74a4745007fd00cb34be1MD52THUMBNAIL000570978.pdf.jpg000570978.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8212/3/000570978.pdf.jpg7f5e7b836c09c4c6b4badf1bae2fee00MD5310183/82122018-10-17 09:10:12.992oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8212Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de uma metodologia participativa para o desenvolvimento de software educacional
title Proposta de uma metodologia participativa para o desenvolvimento de software educacional
spellingShingle Proposta de uma metodologia participativa para o desenvolvimento de software educacional
Perry, Gabriela Trindade
Software educacional
Desenvolvimento de software
Ergonomia
Educational software development
Software evaluation
Participative ergonomics
title_short Proposta de uma metodologia participativa para o desenvolvimento de software educacional
title_full Proposta de uma metodologia participativa para o desenvolvimento de software educacional
title_fullStr Proposta de uma metodologia participativa para o desenvolvimento de software educacional
title_full_unstemmed Proposta de uma metodologia participativa para o desenvolvimento de software educacional
title_sort Proposta de uma metodologia participativa para o desenvolvimento de software educacional
author Perry, Gabriela Trindade
author_facet Perry, Gabriela Trindade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perry, Gabriela Trindade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amaral, Fernando Goncalves
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Andrade Neto, Agostinho Serrano de
contributor_str_mv Amaral, Fernando Goncalves
Andrade Neto, Agostinho Serrano de
dc.subject.por.fl_str_mv Software educacional
Desenvolvimento de software
Ergonomia
topic Software educacional
Desenvolvimento de software
Ergonomia
Educational software development
Software evaluation
Participative ergonomics
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational software development
Software evaluation
Participative ergonomics
description Este trabalho visa agilizar e sistematizar o desenvolvimento de softwares educacionais, maximizando suas chances de favorecer a aprendizagem, através da descrição de cada uma de suas etapas, desde a primeira coleta de requisitos até a avaliação da aprendizagem, compondo, desta forma, uma metodologia. Para atingir essa meta, é importante favorecer a estruturação da integração da equipe de desenvolvimento com os professores e estudantes, durante o planejamento educacional, a implementação e a avaliação. Como produto desta metodologia, construiu-se um software educativo (cujo contexto é equilíbrio químico focado em ensino no nível médio), e sua eficiência em termos de aprendizagem foi avaliada experimentalmente, através de uma atividade educacional, em ambiente de ensino presencial. Ao final deste processo investigativo, constatou-se o fato de que a etapa de design da interface tem tanta importância quanto a etapa do planejamento educacional. Além disso, discute-se a necessidade de haver um especialista em educação no time, pois há indícios de que sua presença seja mais determinante para o sucesso do produto do que a dos demais profissionais (por exemplo: programadores, designers, roteiristas, etc). Assim, conclui-se que a proposta metodológica feita neste trabalho otimiza a participação dos integrantes da equipe, direcionando suas habilidades para as atividades necessárias, e que essa estratégia se reflete em bons produtos de software.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:14:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/8212
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000570978
url http://hdl.handle.net/10183/8212
identifier_str_mv 000570978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8212/1/000570978.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8212/2/000570978.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8212/3/000570978.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4af625754feea52fdb7dc18d93bcd539
ec75772d1cf74a4745007fd00cb34be1
7f5e7b836c09c4c6b4badf1bae2fee00
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736784708534272