Modelos de significação e pensamento lógico-matemática : um estudo sobre a influência dos conteúdos na construção da inteligência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/15523 |
Resumo: | Os estudos da Epistemológica Genética são capazes de responder a maior parte dos problemas a respeito do conhecimento, todavia, acreditamos que é possível avançar mais na compreensão do papel ativo dos objetos e conteúdos. As operações lógicomatemáticas caracterizam situações ideais de ação mental, mas a introdução dos conteúdos dificulta a organização de um pensamento que precisa enfrentar os problemas do real. Defendemos a importância da atribuição de significados aos conteúdos como uma dos fatores determinantes dos modos de organização do pensamento. Estes significados são oriundos dos esquemas disponíveis a partir dos conhecimentos prévios do sujeito e são arranjados em sistemas de conjunto através de conexões lógicas que Piaget chamou de implicação significante. Temos chamado esta estrutura de conjunto, em virtude dos esquemas e de sua possibilidade de serem atribuídos aos objetos e às situações, de modelos de significação. Eles representam os modos pelos quais o sujeito arranja os conteúdos em função de suas particularidades. Nesse sentido, realizamos três provas com a intenção de pesquisar como os participantes significam problemas que envolvem operações aritméticas elementares, geometria plana e frações. A referência metodológica é o Método Clínico praticado pela Escola de Genebra. Foram investigados sessenta e um estudantes universitários. Em cada uma das atividades foi possível perceber a variedade de comportamentos dos adultos frente aos problemas, de maneira que suas condutas eram influenciadas enormemente pelos graus de complexidade e novidade da tarefa proposta. Por fim, concluímos que o pensamento do adulto apresenta uma estrutura muito poderosa que se desdobra em uma mobilidade e uma agilidade de raciocínio muito grandes. Entretanto, a presença de uma capacidade lógico-matemática não é garantia que o sujeito operará sempre da mesma maneira. Os conteúdos resistem à assimilação do sujeito e evidenciam o caráter ativo do objeto nos processos de interação. |
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Silva, João Alberto daBecker, Fernando2009-04-07T04:12:29Z2009http://hdl.handle.net/10183/15523000683710Os estudos da Epistemológica Genética são capazes de responder a maior parte dos problemas a respeito do conhecimento, todavia, acreditamos que é possível avançar mais na compreensão do papel ativo dos objetos e conteúdos. As operações lógicomatemáticas caracterizam situações ideais de ação mental, mas a introdução dos conteúdos dificulta a organização de um pensamento que precisa enfrentar os problemas do real. Defendemos a importância da atribuição de significados aos conteúdos como uma dos fatores determinantes dos modos de organização do pensamento. Estes significados são oriundos dos esquemas disponíveis a partir dos conhecimentos prévios do sujeito e são arranjados em sistemas de conjunto através de conexões lógicas que Piaget chamou de implicação significante. Temos chamado esta estrutura de conjunto, em virtude dos esquemas e de sua possibilidade de serem atribuídos aos objetos e às situações, de modelos de significação. Eles representam os modos pelos quais o sujeito arranja os conteúdos em função de suas particularidades. Nesse sentido, realizamos três provas com a intenção de pesquisar como os participantes significam problemas que envolvem operações aritméticas elementares, geometria plana e frações. A referência metodológica é o Método Clínico praticado pela Escola de Genebra. Foram investigados sessenta e um estudantes universitários. Em cada uma das atividades foi possível perceber a variedade de comportamentos dos adultos frente aos problemas, de maneira que suas condutas eram influenciadas enormemente pelos graus de complexidade e novidade da tarefa proposta. Por fim, concluímos que o pensamento do adulto apresenta uma estrutura muito poderosa que se desdobra em uma mobilidade e uma agilidade de raciocínio muito grandes. Entretanto, a presença de uma capacidade lógico-matemática não é garantia que o sujeito operará sempre da mesma maneira. Os conteúdos resistem à assimilação do sujeito e evidenciam o caráter ativo do objeto nos processos de interação.The Genetic Epistemology studies are able to answer most part of the problems related to knowledge, otherwise, we believe that it is possible to go further into the objects and contents active role understanding. The mathematical logic operations characterize ideal mental action situations, but the contents introduction makes difficult the organization of a thought which needs to face the problems of the real. We are for the importance of meaning atribution to the contents as one of the determinant factors of the thought organization model. These meanings come from avaible schemas from subject previous knowledges and are placed into group systems through logical conection that Piaget called significant implication. We have called this structure of group, because of its schemas and their possibility of being related to objects and situations, of signification models. They represent the ways through which the subject place the contents according their particularities. So, three tests were applied with the objective of researching how participants significate problems that have elementary aritmetical operations, practical geometry and fractions. The methodological reference is the Clinical Method performed by the Genebra School. 61 university students were investigated. In each one of the activities it was possible to notice the variety of behaviours in adults facing the problems, in a way that their performance were strongly influenced by the complexity levels and novelty of the task proposed. At the end, we concluded that the adult thought presents a powerful structure that turns into a very high mobility and thought agility. However, the presence of a mathematical logic ability is not a guaranty that the subject will always work the same way. The contents resist to the subject aquisition and put in evidence the object active character in the interaction process.application/pdfporMatemáticaEnsinoPsicologia da educaçãoEpistemologiaGenetic epistemiologySignification modelsLogic mathematical thoughtModelos de significação e pensamento lógico-matemática : um estudo sobre a influência dos conteúdos na construção da inteligênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000683710.pdf000683710.pdfTexto completoapplication/pdf2667682http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15523/1/000683710.pdffee8e5daf5d2e483830960e85ecf42dcMD51TEXT000683710.pdf.txt000683710.pdf.txtExtracted Texttext/plain365543http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15523/2/000683710.pdf.txtb6114a5ffd88a5e796d99949424d0a04MD52THUMBNAIL000683710.pdf.jpg000683710.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1415http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15523/3/000683710.pdf.jpgea990af1f2111b01513fdb492893744cMD5310183/155232021-03-09 04:39:05.677687oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15523Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-03-09T07:39:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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