Leitura de obra de arte na escola pública : em busca do belo adormecido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Curtis, Maria do Carmo
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131223
Resumo: Esta dissertação versa sobre a leitura de obra de arte na escola pública de 1º grau, inserida numa dupla abordagem: como ação cultural e enquanto produção de sentidos pelo receptor. Por ação cultural entendemos a dimensão social que a leitura de obra de arte pode conter e por produção de sentidos, a capacidade de pensar e sentir como dimensões fundamentais do olhar. O trabalho divide-se em cinco capítulos. O primeiro expõe os pressupostos teóricos, conceituações originárias da sociologia da arte, da educação, dos estudos críticos sobre os meios de comunicação e a estética da recepção. O segundo capítulo apresenta o Estudo Exploratório, etapa em que desenvolvemos a base empírica da pesquisa. A relação público-obra é o tema do terceiro capítulo, em que são analisados alguns dos fatores sócio-culturais que contribuem para o crescente distanciamento entre estes dois pólos. Considerando principalmente que o consumo de bens simbólicos por estes alunos caracteriza-se ora pelo consumo fácil, ora pelo consumo admirativo, é necessário portanto envolvê-los num trabalho concomitante de sensibilização e conhecimento em arte, para aproximá-los da arte erudita. A escola pública como campo de ação cultural, quarto capítulo, corresponde à dimensão socializadora presente nesta proposta de leitura de obra de arte. No quinto capítulo, discutimos os aspectos operacionais do trabalho, concebendo atividades e procedimentos que desenvolvam as capacidades sensíveis-cognoscíveis dos alunos, necessárias à compreensão do objeto artístico. Desse modo, em busca do belo adormecido é a expressão que traduz nossa tentativa para ampliar as possibilidades do olhar dos alunos no contexto escolar público através da leitura de obra de arte.
id URGS_891c987092643761e01a9ffc5eecad8e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131223
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Curtis, Maria do CarmoBrites, Blanca LuzPillar, Analice Dutra2015-12-19T02:39:06Z1997http://hdl.handle.net/10183/131223000125817Esta dissertação versa sobre a leitura de obra de arte na escola pública de 1º grau, inserida numa dupla abordagem: como ação cultural e enquanto produção de sentidos pelo receptor. Por ação cultural entendemos a dimensão social que a leitura de obra de arte pode conter e por produção de sentidos, a capacidade de pensar e sentir como dimensões fundamentais do olhar. O trabalho divide-se em cinco capítulos. O primeiro expõe os pressupostos teóricos, conceituações originárias da sociologia da arte, da educação, dos estudos críticos sobre os meios de comunicação e a estética da recepção. O segundo capítulo apresenta o Estudo Exploratório, etapa em que desenvolvemos a base empírica da pesquisa. A relação público-obra é o tema do terceiro capítulo, em que são analisados alguns dos fatores sócio-culturais que contribuem para o crescente distanciamento entre estes dois pólos. Considerando principalmente que o consumo de bens simbólicos por estes alunos caracteriza-se ora pelo consumo fácil, ora pelo consumo admirativo, é necessário portanto envolvê-los num trabalho concomitante de sensibilização e conhecimento em arte, para aproximá-los da arte erudita. A escola pública como campo de ação cultural, quarto capítulo, corresponde à dimensão socializadora presente nesta proposta de leitura de obra de arte. No quinto capítulo, discutimos os aspectos operacionais do trabalho, concebendo atividades e procedimentos que desenvolvam as capacidades sensíveis-cognoscíveis dos alunos, necessárias à compreensão do objeto artístico. Desse modo, em busca do belo adormecido é a expressão que traduz nossa tentativa para ampliar as possibilidades do olhar dos alunos no contexto escolar público através da leitura de obra de arte.The present dissertation runs upon the appreciation of art works at the primary public school through a double approach: as a cultural action andas a production o f meanings by the viewer. As cultural action we understand the social dimension that can be implied in art appreciation and as production ofmeanings, the capability of thinking and feeling as fundamental dimensions of seeing. The work is divided in five chapters. The first exposes the theorical framework, conceptualizations arising from art sociology, education, the aesthetics ofreception and from criticai studies about the means of comunication. The second chapter presents the Exploratory Study, fase in which we develop the empirical basis ofthe research. The third chapter considers some socio-cultural factors that contribute to the growing distance between public and artworks. Considering mainly that the consumption of symblolic goods by those students is caracterized either by an easy consumption, either by a admirating consumption, it is therefore necessary to envolve them in a concurrent work of sensibilization and learning in art, as a way of bringing them elo ser to erudite art. The public schoool as a field of cultural action, fourth chapter, corresponds to the socializing dimension present in this proposition of art appreciation. In the fifth chapter, we discuss the operational aspects of the work, conceiving activities and procedures that might develop the sudents' sensitive-cognitive abilities needed to the understanding of the art object. Thus, in search ofthe sleeping beauty is the expression that translates our attempt to enhance the students' possibilities of viewing art in the public school context through art work appreciation.application/pdfporEducação artísticaTeseArteEnsinoEnsino públicoObra de arteLeituraLeitura de obra de arte na escola pública : em busca do belo adormecidoAppreciation of works of art at the public school : in search of the sleeping beautyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesCurso de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS1997mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000125817.pdf000125817.pdfTexto completoapplication/pdf28626604http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131223/1/000125817.pdf99b5dc42733c9d0b553b1187fb83dcafMD51TEXT000125817.pdf.txt000125817.pdf.txtExtracted Texttext/plain414556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131223/2/000125817.pdf.txtcb8e37f580a4530d42db264506cc96a3MD52THUMBNAIL000125817.pdf.jpg000125817.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131223/3/000125817.pdf.jpg33ec266465b2c4711ccdfc41abe80c4cMD5310183/1312232018-10-25 09:56:57.5oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131223Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:56:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura de obra de arte na escola pública : em busca do belo adormecido
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Appreciation of works of art at the public school : in search of the sleeping beauty
title Leitura de obra de arte na escola pública : em busca do belo adormecido
spellingShingle Leitura de obra de arte na escola pública : em busca do belo adormecido
Curtis, Maria do Carmo
Educação artística
Tese
Arte
Ensino
Ensino público
Obra de arte
Leitura
title_short Leitura de obra de arte na escola pública : em busca do belo adormecido
title_full Leitura de obra de arte na escola pública : em busca do belo adormecido
title_fullStr Leitura de obra de arte na escola pública : em busca do belo adormecido
title_full_unstemmed Leitura de obra de arte na escola pública : em busca do belo adormecido
title_sort Leitura de obra de arte na escola pública : em busca do belo adormecido
author Curtis, Maria do Carmo
author_facet Curtis, Maria do Carmo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Curtis, Maria do Carmo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brites, Blanca Luz
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Pillar, Analice Dutra
contributor_str_mv Brites, Blanca Luz
Pillar, Analice Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Tese
Arte
Ensino
Ensino público
Obra de arte
Leitura
topic Educação artística
Tese
Arte
Ensino
Ensino público
Obra de arte
Leitura
description Esta dissertação versa sobre a leitura de obra de arte na escola pública de 1º grau, inserida numa dupla abordagem: como ação cultural e enquanto produção de sentidos pelo receptor. Por ação cultural entendemos a dimensão social que a leitura de obra de arte pode conter e por produção de sentidos, a capacidade de pensar e sentir como dimensões fundamentais do olhar. O trabalho divide-se em cinco capítulos. O primeiro expõe os pressupostos teóricos, conceituações originárias da sociologia da arte, da educação, dos estudos críticos sobre os meios de comunicação e a estética da recepção. O segundo capítulo apresenta o Estudo Exploratório, etapa em que desenvolvemos a base empírica da pesquisa. A relação público-obra é o tema do terceiro capítulo, em que são analisados alguns dos fatores sócio-culturais que contribuem para o crescente distanciamento entre estes dois pólos. Considerando principalmente que o consumo de bens simbólicos por estes alunos caracteriza-se ora pelo consumo fácil, ora pelo consumo admirativo, é necessário portanto envolvê-los num trabalho concomitante de sensibilização e conhecimento em arte, para aproximá-los da arte erudita. A escola pública como campo de ação cultural, quarto capítulo, corresponde à dimensão socializadora presente nesta proposta de leitura de obra de arte. No quinto capítulo, discutimos os aspectos operacionais do trabalho, concebendo atividades e procedimentos que desenvolvam as capacidades sensíveis-cognoscíveis dos alunos, necessárias à compreensão do objeto artístico. Desse modo, em busca do belo adormecido é a expressão que traduz nossa tentativa para ampliar as possibilidades do olhar dos alunos no contexto escolar público através da leitura de obra de arte.
publishDate 1997
dc.date.issued.fl_str_mv 1997
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-19T02:39:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131223
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000125817
url http://hdl.handle.net/10183/131223
identifier_str_mv 000125817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131223/1/000125817.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131223/2/000125817.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131223/3/000125817.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 99b5dc42733c9d0b553b1187fb83dcaf
cb8e37f580a4530d42db264506cc96a3
33ec266465b2c4711ccdfc41abe80c4c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309076451655680