A profissão contábil e o perfil do universitário de Ciências Contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Andreia Castiglia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79105
Resumo: De acordo com dados do MEC, na primeira década do século XXI houve um crescimento vertiginoso de instituições de ensino superior no Brasil fazendo com a sociedade presencie mudanças impactantes na formação acadêmica. Este cenário envolve perspectivas importantes do ponto de vista empresarial - tendo a educação superior como negócio - com novas demandas sendo absorvidas num mercado que necessita de acuidade e aprimoramento constante para sobreviver. Este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa que busca identificar o perfil do estudante de ciências contábeis em três instituições do sul do país, sendo uma faculdade particular, uma universidade pública e uma universidade particular. Esse objetivo se estende prevendo a descrição socioeconômica destes alunos, avaliando os motivos da escolha do referido curso, analisando se existem diferenças entre os alunos das instituições pesquisadas, bem como verificando a situação profissional atual e as áreas de interesse para atuação futura, bem como proporciona também uma análise da história pregressa deste aluno, para avaliar relevâncias sobre o tipo de escola, se pública ou particular, foi cursada por este aluno no ensino médio; se ele fez curso pré-vestibular; e, se ele formou-se em curso técnico de Contabilidade antes de optar por graduar-se em Ciências Contábeis.
id URGS_8929fec8c88bb107956f61fda7507176
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79105
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fernandes, Andreia CastigliaSchmidt, Paulo2013-10-15T01:49:10Z2013http://hdl.handle.net/10183/79105000897451De acordo com dados do MEC, na primeira década do século XXI houve um crescimento vertiginoso de instituições de ensino superior no Brasil fazendo com a sociedade presencie mudanças impactantes na formação acadêmica. Este cenário envolve perspectivas importantes do ponto de vista empresarial - tendo a educação superior como negócio - com novas demandas sendo absorvidas num mercado que necessita de acuidade e aprimoramento constante para sobreviver. Este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa que busca identificar o perfil do estudante de ciências contábeis em três instituições do sul do país, sendo uma faculdade particular, uma universidade pública e uma universidade particular. Esse objetivo se estende prevendo a descrição socioeconômica destes alunos, avaliando os motivos da escolha do referido curso, analisando se existem diferenças entre os alunos das instituições pesquisadas, bem como verificando a situação profissional atual e as áreas de interesse para atuação futura, bem como proporciona também uma análise da história pregressa deste aluno, para avaliar relevâncias sobre o tipo de escola, se pública ou particular, foi cursada por este aluno no ensino médio; se ele fez curso pré-vestibular; e, se ele formou-se em curso técnico de Contabilidade antes de optar por graduar-se em Ciências Contábeis.Abstract According to the MEC´s data, in the first decade of the XXI century, there is a vertiginous increasing in the post-secondary institution in Brazil, turning visible to the society the changes and impact in the academic studies. This picture involve some important perspective in the vision of the businessman, having the post-secondary education as way of business, with new demand being fulfilled in a market that needs of a constant update in order to survive. This work was developed throughout a research to identify accounting students within three south institutions, i.e. one private university, one public university and one private college. The objective will extend in order to determine the social economic description of these students, evaluating the reason to decide for such post-secondary institution, analysing if there is differences among the students of those institution researched, also verifying the actual professional situation and areas of interest for future performance, also how to proportionate a historic record of such student, to evaluate the relevant decision about the institution type, if public or private, if the secondary studies were taken in a public or private school, if the student made a pre course to enter in the post-secondary, if the student come from an accounting technician before enter in a post-secondary course.application/pdfporFormação profissionalEnsino superiorEscrituração contábilAccountingPost-secondary educationBackgroundStudentA profissão contábil e o perfil do universitário de Ciências Contábeisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em EconomiaPorto Alegre, BR-RS2013mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000897451.pdf000897451.pdfTexto completoapplication/pdf1347573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79105/1/000897451.pdf334bbd5e3c35f5ef54956415c7d7d489MD51TEXT000897451.pdf.txt000897451.pdf.txtExtracted Texttext/plain114478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79105/2/000897451.pdf.txt24a0d0c8a8863a9adf9c41bd91ed23efMD52THUMBNAIL000897451.pdf.jpg000897451.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79105/3/000897451.pdf.jpg030a2d7841d32e855edba74cceb4845cMD5310183/791052019-02-15 02:33:47.735082oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79105Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-02-15T04:33:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A profissão contábil e o perfil do universitário de Ciências Contábeis
title A profissão contábil e o perfil do universitário de Ciências Contábeis
spellingShingle A profissão contábil e o perfil do universitário de Ciências Contábeis
Fernandes, Andreia Castiglia
Formação profissional
Ensino superior
Escrituração contábil
Accounting
Post-secondary education
Background
Student
title_short A profissão contábil e o perfil do universitário de Ciências Contábeis
title_full A profissão contábil e o perfil do universitário de Ciências Contábeis
title_fullStr A profissão contábil e o perfil do universitário de Ciências Contábeis
title_full_unstemmed A profissão contábil e o perfil do universitário de Ciências Contábeis
title_sort A profissão contábil e o perfil do universitário de Ciências Contábeis
author Fernandes, Andreia Castiglia
author_facet Fernandes, Andreia Castiglia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Andreia Castiglia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schmidt, Paulo
contributor_str_mv Schmidt, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Ensino superior
Escrituração contábil
topic Formação profissional
Ensino superior
Escrituração contábil
Accounting
Post-secondary education
Background
Student
dc.subject.eng.fl_str_mv Accounting
Post-secondary education
Background
Student
description De acordo com dados do MEC, na primeira década do século XXI houve um crescimento vertiginoso de instituições de ensino superior no Brasil fazendo com a sociedade presencie mudanças impactantes na formação acadêmica. Este cenário envolve perspectivas importantes do ponto de vista empresarial - tendo a educação superior como negócio - com novas demandas sendo absorvidas num mercado que necessita de acuidade e aprimoramento constante para sobreviver. Este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa que busca identificar o perfil do estudante de ciências contábeis em três instituições do sul do país, sendo uma faculdade particular, uma universidade pública e uma universidade particular. Esse objetivo se estende prevendo a descrição socioeconômica destes alunos, avaliando os motivos da escolha do referido curso, analisando se existem diferenças entre os alunos das instituições pesquisadas, bem como verificando a situação profissional atual e as áreas de interesse para atuação futura, bem como proporciona também uma análise da história pregressa deste aluno, para avaliar relevâncias sobre o tipo de escola, se pública ou particular, foi cursada por este aluno no ensino médio; se ele fez curso pré-vestibular; e, se ele formou-se em curso técnico de Contabilidade antes de optar por graduar-se em Ciências Contábeis.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-15T01:49:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/79105
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000897451
url http://hdl.handle.net/10183/79105
identifier_str_mv 000897451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79105/1/000897451.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79105/2/000897451.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79105/3/000897451.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 334bbd5e3c35f5ef54956415c7d7d489
24a0d0c8a8863a9adf9c41bd91ed23ef
030a2d7841d32e855edba74cceb4845c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085271100719104