Redes de conhecimento em ciências e o compartilhamento do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37041
Resumo: Esta Tese de Doutorado tem com tema principal o estudo das redes de conhecimento no campo científico, também entendidas como redes sociais, em suas relações internas e no tocante ao uso de fontes de informação. A metodologia de pesquisa se caracterizou sob a perspectiva cognitivista, descritiva, exploratória e qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa de campo, baseada na amostragem não probabilística por conveniência com três turmas de alunos. Foram utilizadas matrizes, sociogramas e gráficos de mensuração das propriedades de centralidade e densidade das turmas, além da descrição e compreensão das redes de conhecimento. A metodologia específica foi a de Análise de Redes Sociais (ARS), que possibilitou a análise e avaliação das redes de conhecimento e as fontes de informação. Inicialmente, apresenta um olhar histórico com a finalidade de mostrar a emergência do estudo das redes de conhecimentos nas diferentes áreas do conhecimento e, por conseqüência, no âmbito das ciências. Faz um levantamento teórico acerca do conceito de redes, das redes sociais, das redes de conhecimento, do campo científico na perspectiva de Bourdieu, das fontes de informação e da educação em ciências. A sociedade atual caracteriza-se por ser uma sociedade conectada, uma sociedade em rede, e neste cenário, as iniciativas de entender como essas redes funcionam, como seus fluxos atuam e como as pessoas podem delas se aproveitar para compartilhar e, mesmo construir conhecimento, são mais do que necessárias. Conclui que ainda há um longo caminho a ser trilhado na busca de conhecer melhor como se comportam as redes de conhecimento em ciências e como os processos educativos se inserem para melhor entendê-las e capitalizar seus recursos em prol de uma melhoria do ensino em ciências.
id URGS_893243011d63d5e239f13f08916b4036
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37041
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Teixeira, Maria do Rocio FontouraSouza, Diogo Onofre Gomes de2012-02-01T01:20:04Z2011http://hdl.handle.net/10183/37041000819638Esta Tese de Doutorado tem com tema principal o estudo das redes de conhecimento no campo científico, também entendidas como redes sociais, em suas relações internas e no tocante ao uso de fontes de informação. A metodologia de pesquisa se caracterizou sob a perspectiva cognitivista, descritiva, exploratória e qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa de campo, baseada na amostragem não probabilística por conveniência com três turmas de alunos. Foram utilizadas matrizes, sociogramas e gráficos de mensuração das propriedades de centralidade e densidade das turmas, além da descrição e compreensão das redes de conhecimento. A metodologia específica foi a de Análise de Redes Sociais (ARS), que possibilitou a análise e avaliação das redes de conhecimento e as fontes de informação. Inicialmente, apresenta um olhar histórico com a finalidade de mostrar a emergência do estudo das redes de conhecimentos nas diferentes áreas do conhecimento e, por conseqüência, no âmbito das ciências. Faz um levantamento teórico acerca do conceito de redes, das redes sociais, das redes de conhecimento, do campo científico na perspectiva de Bourdieu, das fontes de informação e da educação em ciências. A sociedade atual caracteriza-se por ser uma sociedade conectada, uma sociedade em rede, e neste cenário, as iniciativas de entender como essas redes funcionam, como seus fluxos atuam e como as pessoas podem delas se aproveitar para compartilhar e, mesmo construir conhecimento, são mais do que necessárias. Conclui que ainda há um longo caminho a ser trilhado na busca de conhecer melhor como se comportam as redes de conhecimento em ciências e como os processos educativos se inserem para melhor entendê-las e capitalizar seus recursos em prol de uma melhoria do ensino em ciências.This PhD Thesis is the main theme in the study of knowledge networks in science, also understood as social networks, and in its internal relations regarding the use of information sources. The research methodology was characterized in the cognitive perspective, descriptive, exploratory and qualitative, through a field research based on non-probability convenience sample of three classes of students. Matrices were used, graphics and sociograms for measuring the properties of centrality and density classes, beyond description and understanding of knowledge networks. The specific methodology was the Social Network Analysis (ARS), which allowed the analysis and evaluation of knowledge networks and information sources. Initially, it presents a historical perspective in order to show the emergence of the study of knowledge networks in different areas of knowledge and, consequently, in the context of science.This study does a survey on the theoretical concept of networks, social networks, networks of knowledge, the scientific field in Bourdieu's perspective, the sources of information and science education. Contemporary society is characterized by being a connected society, a network society, and in this scene, the initiatives to understand how these networks work, how their work flows and how people can take advantage of them to share and even build knowledge, are more than necessary. Finally, it concludes that there is still a long way to go in search of better understanding how they behave knowledge networks in science and how educational processes are embedded to better understand them and capitalize on its resources towards a better education in science.application/pdfporRedes de conhecimentoCompartilhamento do conhecimentoEnsino de ciênciasFontes de informaçãoAnálise de redes sociaisKnowledge networksKnowledge sharingScience educationSocial networks analysisRedes de conhecimento em ciências e o compartilhamento do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2011doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000819638.pdf000819638.pdfTexto completoapplication/pdf3619934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37041/1/000819638.pdf069c9e948709872e02caca9a3bbd7b28MD51TEXT000819638.pdf.txt000819638.pdf.txtExtracted Texttext/plain218562http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37041/2/000819638.pdf.txte5e430e6451095d1a44da4f18462af39MD52THUMBNAIL000819638.pdf.jpg000819638.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1400http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37041/3/000819638.pdf.jpg534b0927c5338b95a7ab393daead7b94MD5310183/370412022-08-14 04:48:20.843371oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37041Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-14T07:48:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Redes de conhecimento em ciências e o compartilhamento do conhecimento
title Redes de conhecimento em ciências e o compartilhamento do conhecimento
spellingShingle Redes de conhecimento em ciências e o compartilhamento do conhecimento
Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
Redes de conhecimento
Compartilhamento do conhecimento
Ensino de ciências
Fontes de informação
Análise de redes sociais
Knowledge networks
Knowledge sharing
Science education
Social networks analysis
title_short Redes de conhecimento em ciências e o compartilhamento do conhecimento
title_full Redes de conhecimento em ciências e o compartilhamento do conhecimento
title_fullStr Redes de conhecimento em ciências e o compartilhamento do conhecimento
title_full_unstemmed Redes de conhecimento em ciências e o compartilhamento do conhecimento
title_sort Redes de conhecimento em ciências e o compartilhamento do conhecimento
author Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
author_facet Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Diogo Onofre Gomes de
contributor_str_mv Souza, Diogo Onofre Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Redes de conhecimento
Compartilhamento do conhecimento
Ensino de ciências
Fontes de informação
Análise de redes sociais
topic Redes de conhecimento
Compartilhamento do conhecimento
Ensino de ciências
Fontes de informação
Análise de redes sociais
Knowledge networks
Knowledge sharing
Science education
Social networks analysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Knowledge networks
Knowledge sharing
Science education
Social networks analysis
description Esta Tese de Doutorado tem com tema principal o estudo das redes de conhecimento no campo científico, também entendidas como redes sociais, em suas relações internas e no tocante ao uso de fontes de informação. A metodologia de pesquisa se caracterizou sob a perspectiva cognitivista, descritiva, exploratória e qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa de campo, baseada na amostragem não probabilística por conveniência com três turmas de alunos. Foram utilizadas matrizes, sociogramas e gráficos de mensuração das propriedades de centralidade e densidade das turmas, além da descrição e compreensão das redes de conhecimento. A metodologia específica foi a de Análise de Redes Sociais (ARS), que possibilitou a análise e avaliação das redes de conhecimento e as fontes de informação. Inicialmente, apresenta um olhar histórico com a finalidade de mostrar a emergência do estudo das redes de conhecimentos nas diferentes áreas do conhecimento e, por conseqüência, no âmbito das ciências. Faz um levantamento teórico acerca do conceito de redes, das redes sociais, das redes de conhecimento, do campo científico na perspectiva de Bourdieu, das fontes de informação e da educação em ciências. A sociedade atual caracteriza-se por ser uma sociedade conectada, uma sociedade em rede, e neste cenário, as iniciativas de entender como essas redes funcionam, como seus fluxos atuam e como as pessoas podem delas se aproveitar para compartilhar e, mesmo construir conhecimento, são mais do que necessárias. Conclui que ainda há um longo caminho a ser trilhado na busca de conhecer melhor como se comportam as redes de conhecimento em ciências e como os processos educativos se inserem para melhor entendê-las e capitalizar seus recursos em prol de uma melhoria do ensino em ciências.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-02-01T01:20:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37041
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000819638
url http://hdl.handle.net/10183/37041
identifier_str_mv 000819638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37041/1/000819638.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37041/2/000819638.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37041/3/000819638.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 069c9e948709872e02caca9a3bbd7b28
e5e430e6451095d1a44da4f18462af39
534b0927c5338b95a7ab393daead7b94
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085219889315840