O cinema e afinidades pictóricas com obras de Francis Bacon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cichela, Alan Figueiredo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/192952
Resumo: É surpreendente, quando no cinema, vendo um filme, percebemos que o fotograma estabelece uma relação com uma pintura. Os filmes escolhidos para essa dissertação se relacionam com o artista Francis Bacon (1909 – 1992). Adentrando mais nessa questão, podemos refletir sobre quais abordagens teórico-plásticas podem ser feitas sobre as relações entre o cinema e as pinturas de Francis Bacon? Nesta pesquisa, denominada O Cinema e as Afinidades Pictóricas com obras de Francis Bacon, busca-se uma investigação que encontre caminhos de aproximação entre os dois meios, procurando apontar as estratégias plásticas das quais os filmes lançam mão nesse encontro. Assim a pergunta se apresenta da seguinte forma: como a relação entre o cinema e as pinturas de Francis Bacon motiva a leitura das imagens resultantes desse encontro? Para auxiliar nesse caminho alguns filmes são selecionados para a pesquisa: O Silêncio dos Inocentes (1991), Love is the Devil: Study for a Portrait of Francis Bacon (1998), Alien - O Oitavo Passageiro (1979) e Último Tango em Paris (1972). Como condutor dessa relação temos trabalhos pictóricos de Francis Bacon, em um recorte significativo para a relação com os respectivos filmes. Os principais aportes teóricos envolvidos nesse trabalho são: André Bazin (2018); Gilles Deleuze (2007); Philippe-Alain Michaud (2013 e 2014); David Sylvester (2006 e 2007); entre outros. Nesse caminho de leitura a imagem derivada do cinema e da pintura se apresenta como uma imagem da alteridade e é dela que trataremos.
id URGS_89ac049f7cc0c93c63356a45a6c74277
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/192952
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cichela, Alan FigueiredoRibeiro, Niura Aparecida Legramante2019-04-16T02:34:15Z2018http://hdl.handle.net/10183/192952001088660É surpreendente, quando no cinema, vendo um filme, percebemos que o fotograma estabelece uma relação com uma pintura. Os filmes escolhidos para essa dissertação se relacionam com o artista Francis Bacon (1909 – 1992). Adentrando mais nessa questão, podemos refletir sobre quais abordagens teórico-plásticas podem ser feitas sobre as relações entre o cinema e as pinturas de Francis Bacon? Nesta pesquisa, denominada O Cinema e as Afinidades Pictóricas com obras de Francis Bacon, busca-se uma investigação que encontre caminhos de aproximação entre os dois meios, procurando apontar as estratégias plásticas das quais os filmes lançam mão nesse encontro. Assim a pergunta se apresenta da seguinte forma: como a relação entre o cinema e as pinturas de Francis Bacon motiva a leitura das imagens resultantes desse encontro? Para auxiliar nesse caminho alguns filmes são selecionados para a pesquisa: O Silêncio dos Inocentes (1991), Love is the Devil: Study for a Portrait of Francis Bacon (1998), Alien - O Oitavo Passageiro (1979) e Último Tango em Paris (1972). Como condutor dessa relação temos trabalhos pictóricos de Francis Bacon, em um recorte significativo para a relação com os respectivos filmes. Os principais aportes teóricos envolvidos nesse trabalho são: André Bazin (2018); Gilles Deleuze (2007); Philippe-Alain Michaud (2013 e 2014); David Sylvester (2006 e 2007); entre outros. Nesse caminho de leitura a imagem derivada do cinema e da pintura se apresenta como uma imagem da alteridade e é dela que trataremos.It is surprising, when in the cinema, watching a movie, we realize that the frame establishes a relationship with a painting. The films chosen for this dissertation relate to the artist Francis Bacon (1909 - 1992). Going further into this question, can we reflect on what theoretical-plastic approaches can be made to the relations between the cinema and Francis Bacon's paintings? In this research, called The Cinema and the Pictorial Affinities with works by Francis Bacon, an investigation is sought that finds ways of approaching the two media, trying to point out the plastic strategies from which the films make use of this encounter. Thus the question arises as follows: how does the relation between the cinema and the paintings of Francis Bacon motivate the reading of the images resulting from this encounter? To help in this way, some films are selected for research: The Silence of the Lambs (1991), Love is the Devil: Study for a Portrait of Francis Bacon (1998), Alien - The Eighth Passenger (1979) and Last Tango in Paris 1972). As conductor of this relationship we have pictorial works by Francis Bacon, in a significant cut for the relationship with the respective films. The main theoretical contributions involved in this work are: André Bazin (2018); Gilles Deleuze (2007); Philippe-Alain Michaud (2013 and 2014); David Sylvester (2006 and 2007); among others. In this way of reading, the image derived from cinema and painting presents itself as an image of otherness and it is from this that we will deal with it.Es sorprendente, cuando en el cine, viendo una película, percibimos que el fotograma establece una relación con una pintura. Las películas escogidas para esta disertación se relacionan con el artista Francis Bacon (1909 - 1992). ¿Adentrando más en esta cuestión, podemos reflexionar sobre qué enfoques teórico-plásticas se pueden hacer sobre las relaciones entre el cine y las pinturas de Francis Bacon? En esta investigación, denominada El cine y las afinidades pictóricas con obras de Francis Bacon, se busca una investigación que encuentre caminos de aproximación entre los dos medios, buscando apuntar las estrategias plásticas de las cuales las películas echan mano en ese encuentro. Así la pregunta se presenta de la siguiente forma: ¿cómo la relación entre el cine y las pinturas de Francis Bacon motiva la lectura de las imágenes resultantes de ese encuentro? En el caso de que se trate de una película de ficción, que se estrenará en el mes de mayo de este año, 1972). Como conductor de esa relación tenemos trabajos pictóricos de Francis Bacon, en un recorte significativo para la relación con las respectivas películas. Los principales aportes teóricos involucrados en este trabajo son: André Bazin (2018); Gilles Deleuze (2007); Philippe-Alain Michaud (2013 y 2014); David Sylvester (2006 y 2007); entre otros. En ese camino de lectura la imagen derivada del cine y de la pintura se presenta como una imagen de la alteridad y es de ella que trataremos.application/pdfporBacon, Francis, 1561-1626Artes visuaisCinemaPinturaAlteridadeMoviePaintingOthernessCinePinturaOtredadO cinema e afinidades pictóricas com obras de Francis Baconinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088660.pdf.txt001088660.pdf.txtExtracted Texttext/plain192908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192952/2/001088660.pdf.txtd6161d428e60384de4e314757b31025eMD52ORIGINAL001088660.pdfTexto completoapplication/pdf5001754http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192952/1/001088660.pdf3ba2de0e9a2c51544cb7b812214b53c4MD5110183/1929522019-04-17 02:36:16.57504oai:www.lume.ufrgs.br:10183/192952Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-04-17T05:36:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O cinema e afinidades pictóricas com obras de Francis Bacon
title O cinema e afinidades pictóricas com obras de Francis Bacon
spellingShingle O cinema e afinidades pictóricas com obras de Francis Bacon
Cichela, Alan Figueiredo
Bacon, Francis, 1561-1626
Artes visuais
Cinema
Pintura
Alteridade
Movie
Painting
Otherness
Cine
Pintura
Otredad
title_short O cinema e afinidades pictóricas com obras de Francis Bacon
title_full O cinema e afinidades pictóricas com obras de Francis Bacon
title_fullStr O cinema e afinidades pictóricas com obras de Francis Bacon
title_full_unstemmed O cinema e afinidades pictóricas com obras de Francis Bacon
title_sort O cinema e afinidades pictóricas com obras de Francis Bacon
author Cichela, Alan Figueiredo
author_facet Cichela, Alan Figueiredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cichela, Alan Figueiredo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Niura Aparecida Legramante
contributor_str_mv Ribeiro, Niura Aparecida Legramante
dc.subject.por.fl_str_mv Bacon, Francis, 1561-1626
Artes visuais
Cinema
Pintura
Alteridade
topic Bacon, Francis, 1561-1626
Artes visuais
Cinema
Pintura
Alteridade
Movie
Painting
Otherness
Cine
Pintura
Otredad
dc.subject.eng.fl_str_mv Movie
Painting
Otherness
dc.subject.spa.fl_str_mv Cine
Pintura
Otredad
description É surpreendente, quando no cinema, vendo um filme, percebemos que o fotograma estabelece uma relação com uma pintura. Os filmes escolhidos para essa dissertação se relacionam com o artista Francis Bacon (1909 – 1992). Adentrando mais nessa questão, podemos refletir sobre quais abordagens teórico-plásticas podem ser feitas sobre as relações entre o cinema e as pinturas de Francis Bacon? Nesta pesquisa, denominada O Cinema e as Afinidades Pictóricas com obras de Francis Bacon, busca-se uma investigação que encontre caminhos de aproximação entre os dois meios, procurando apontar as estratégias plásticas das quais os filmes lançam mão nesse encontro. Assim a pergunta se apresenta da seguinte forma: como a relação entre o cinema e as pinturas de Francis Bacon motiva a leitura das imagens resultantes desse encontro? Para auxiliar nesse caminho alguns filmes são selecionados para a pesquisa: O Silêncio dos Inocentes (1991), Love is the Devil: Study for a Portrait of Francis Bacon (1998), Alien - O Oitavo Passageiro (1979) e Último Tango em Paris (1972). Como condutor dessa relação temos trabalhos pictóricos de Francis Bacon, em um recorte significativo para a relação com os respectivos filmes. Os principais aportes teóricos envolvidos nesse trabalho são: André Bazin (2018); Gilles Deleuze (2007); Philippe-Alain Michaud (2013 e 2014); David Sylvester (2006 e 2007); entre outros. Nesse caminho de leitura a imagem derivada do cinema e da pintura se apresenta como uma imagem da alteridade e é dela que trataremos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-16T02:34:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/192952
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001088660
url http://hdl.handle.net/10183/192952
identifier_str_mv 001088660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192952/2/001088660.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192952/1/001088660.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d6161d428e60384de4e314757b31025e
3ba2de0e9a2c51544cb7b812214b53c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085473868054528