Ler os clássicos com 'olhos modernos' - ou como a história antiga deveria ser lida no século XVIII português : método e crítica em Verney (1713/1792)
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148502 |
Resumo: | A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a leitura da história no século XVIII português, em especial a leitura de autores clássicos, ou de autores modernos que escreveram sobre a Antiguidade. Como fundamentação teórica, propõe-se que: tanto as maneiras de escrever e os objetos de escrita, quanto as razões e as maneiras de se ler, são elementos constitutivos do conhecimento histórico. Através da análise das obras de Luís António Verney (1713/1792), busca-se, portanto, responder: como e por que a história antiga era lida? Este estudo, ainda que trate de um caso particular, pretende contribuir, mesmo que de forma provisória e limitada, para a compreensão da historiografia e das práticas letradas do período, pois, ao construir suas preceptivas de leitura, o autor lusitano fez uso de tópicas compartilhadas por diversos outros autores europeus. Como estratégia heurística fez-se uso das noções de método e crítica como ferramentas de leitura, conformando, assim, o que aqui se chamou de um olhar moderno sobre a história antiga. |
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Schwengber, JacsonVargas, Anderson Zalewski2016-09-27T02:14:16Z2016http://hdl.handle.net/10183/148502001002230A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a leitura da história no século XVIII português, em especial a leitura de autores clássicos, ou de autores modernos que escreveram sobre a Antiguidade. Como fundamentação teórica, propõe-se que: tanto as maneiras de escrever e os objetos de escrita, quanto as razões e as maneiras de se ler, são elementos constitutivos do conhecimento histórico. Através da análise das obras de Luís António Verney (1713/1792), busca-se, portanto, responder: como e por que a história antiga era lida? Este estudo, ainda que trate de um caso particular, pretende contribuir, mesmo que de forma provisória e limitada, para a compreensão da historiografia e das práticas letradas do período, pois, ao construir suas preceptivas de leitura, o autor lusitano fez uso de tópicas compartilhadas por diversos outros autores europeus. Como estratégia heurística fez-se uso das noções de método e crítica como ferramentas de leitura, conformando, assim, o que aqui se chamou de um olhar moderno sobre a história antiga.This research proposes a reflection on the reading of history in the Portuguese eighteenth century, especially the reading of classical authors, or modern writers whose works talk about antiquity. As the theoretical basis, we propose that both ways to write and writing objects, as well as the reasons and ways to read, are elements that compose the historical knowledge. By analyzing the works of Luís António Verney (1713/1792), therefore, this research aim to elucidate: in which way and for what reason antique history was read? This study, although it covers a particular case, intends to contribute, even if in temporary and limited basis, for understanding the historiography and literacy practices of the period, because, by forming his reading preceptives, the Lusitanian author made use of some topical shared by many other European authors. As a heuristic strategy was employed notions of method and critic as reading tools; conforming, in this way, what is here called a modern look at antique history.application/pdfporVerney, Luis Antonio, 1713-1792HistoriografiaHistória antigaLeituraHistória intelectualReadingModernAncientCriticMethodHistoriographyLer os clássicos com 'olhos modernos' - ou como a história antiga deveria ser lida no século XVIII português : método e crítica em Verney (1713/1792)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002230.pdf001002230.pdfTexto completoapplication/pdf1739695http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148502/1/001002230.pdfbb0338601a7e348962c3c785116430feMD51TEXT001002230.pdf.txt001002230.pdf.txtExtracted Texttext/plain461164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148502/2/001002230.pdf.txtdd0deb664c76187339b2e5a17795b47eMD52THUMBNAIL001002230.pdf.jpg001002230.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148502/3/001002230.pdf.jpgad5bc445b2e89c4a3900470f2d8914e1MD5310183/1485022018-10-29 08:58:19.848oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T11:58:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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