Ler os clássicos com 'olhos modernos' - ou como a história antiga deveria ser lida no século XVIII português : método e crítica em Verney (1713/1792)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwengber, Jacson
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148502
Resumo: A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a leitura da história no século XVIII português, em especial a leitura de autores clássicos, ou de autores modernos que escreveram sobre a Antiguidade. Como fundamentação teórica, propõe-se que: tanto as maneiras de escrever e os objetos de escrita, quanto as razões e as maneiras de se ler, são elementos constitutivos do conhecimento histórico. Através da análise das obras de Luís António Verney (1713/1792), busca-se, portanto, responder: como e por que a história antiga era lida? Este estudo, ainda que trate de um caso particular, pretende contribuir, mesmo que de forma provisória e limitada, para a compreensão da historiografia e das práticas letradas do período, pois, ao construir suas preceptivas de leitura, o autor lusitano fez uso de tópicas compartilhadas por diversos outros autores europeus. Como estratégia heurística fez-se uso das noções de método e crítica como ferramentas de leitura, conformando, assim, o que aqui se chamou de um olhar moderno sobre a história antiga.
id URGS_89c3bda8ccd59caddb96d11cecd41a44
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148502
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Schwengber, JacsonVargas, Anderson Zalewski2016-09-27T02:14:16Z2016http://hdl.handle.net/10183/148502001002230A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a leitura da história no século XVIII português, em especial a leitura de autores clássicos, ou de autores modernos que escreveram sobre a Antiguidade. Como fundamentação teórica, propõe-se que: tanto as maneiras de escrever e os objetos de escrita, quanto as razões e as maneiras de se ler, são elementos constitutivos do conhecimento histórico. Através da análise das obras de Luís António Verney (1713/1792), busca-se, portanto, responder: como e por que a história antiga era lida? Este estudo, ainda que trate de um caso particular, pretende contribuir, mesmo que de forma provisória e limitada, para a compreensão da historiografia e das práticas letradas do período, pois, ao construir suas preceptivas de leitura, o autor lusitano fez uso de tópicas compartilhadas por diversos outros autores europeus. Como estratégia heurística fez-se uso das noções de método e crítica como ferramentas de leitura, conformando, assim, o que aqui se chamou de um olhar moderno sobre a história antiga.This research proposes a reflection on the reading of history in the Portuguese eighteenth century, especially the reading of classical authors, or modern writers whose works talk about antiquity. As the theoretical basis, we propose that both ways to write and writing objects, as well as the reasons and ways to read, are elements that compose the historical knowledge. By analyzing the works of Luís António Verney (1713/1792), therefore, this research aim to elucidate: in which way and for what reason antique history was read? This study, although it covers a particular case, intends to contribute, even if in temporary and limited basis, for understanding the historiography and literacy practices of the period, because, by forming his reading preceptives, the Lusitanian author made use of some topical shared by many other European authors. As a heuristic strategy was employed notions of method and critic as reading tools; conforming, in this way, what is here called a modern look at antique history.application/pdfporVerney, Luis Antonio, 1713-1792HistoriografiaHistória antigaLeituraHistória intelectualReadingModernAncientCriticMethodHistoriographyLer os clássicos com 'olhos modernos' - ou como a história antiga deveria ser lida no século XVIII português : método e crítica em Verney (1713/1792)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002230.pdf001002230.pdfTexto completoapplication/pdf1739695http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148502/1/001002230.pdfbb0338601a7e348962c3c785116430feMD51TEXT001002230.pdf.txt001002230.pdf.txtExtracted Texttext/plain461164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148502/2/001002230.pdf.txtdd0deb664c76187339b2e5a17795b47eMD52THUMBNAIL001002230.pdf.jpg001002230.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148502/3/001002230.pdf.jpgad5bc445b2e89c4a3900470f2d8914e1MD5310183/1485022018-10-29 08:58:19.848oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T11:58:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ler os clássicos com 'olhos modernos' - ou como a história antiga deveria ser lida no século XVIII português : método e crítica em Verney (1713/1792)
title Ler os clássicos com 'olhos modernos' - ou como a história antiga deveria ser lida no século XVIII português : método e crítica em Verney (1713/1792)
spellingShingle Ler os clássicos com 'olhos modernos' - ou como a história antiga deveria ser lida no século XVIII português : método e crítica em Verney (1713/1792)
Schwengber, Jacson
Verney, Luis Antonio, 1713-1792
Historiografia
História antiga
Leitura
História intelectual
Reading
Modern
Ancient
Critic
Method
Historiography
title_short Ler os clássicos com 'olhos modernos' - ou como a história antiga deveria ser lida no século XVIII português : método e crítica em Verney (1713/1792)
title_full Ler os clássicos com 'olhos modernos' - ou como a história antiga deveria ser lida no século XVIII português : método e crítica em Verney (1713/1792)
title_fullStr Ler os clássicos com 'olhos modernos' - ou como a história antiga deveria ser lida no século XVIII português : método e crítica em Verney (1713/1792)
title_full_unstemmed Ler os clássicos com 'olhos modernos' - ou como a história antiga deveria ser lida no século XVIII português : método e crítica em Verney (1713/1792)
title_sort Ler os clássicos com 'olhos modernos' - ou como a história antiga deveria ser lida no século XVIII português : método e crítica em Verney (1713/1792)
author Schwengber, Jacson
author_facet Schwengber, Jacson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwengber, Jacson
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vargas, Anderson Zalewski
contributor_str_mv Vargas, Anderson Zalewski
dc.subject.por.fl_str_mv Verney, Luis Antonio, 1713-1792
Historiografia
História antiga
Leitura
História intelectual
topic Verney, Luis Antonio, 1713-1792
Historiografia
História antiga
Leitura
História intelectual
Reading
Modern
Ancient
Critic
Method
Historiography
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Modern
Ancient
Critic
Method
Historiography
description A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a leitura da história no século XVIII português, em especial a leitura de autores clássicos, ou de autores modernos que escreveram sobre a Antiguidade. Como fundamentação teórica, propõe-se que: tanto as maneiras de escrever e os objetos de escrita, quanto as razões e as maneiras de se ler, são elementos constitutivos do conhecimento histórico. Através da análise das obras de Luís António Verney (1713/1792), busca-se, portanto, responder: como e por que a história antiga era lida? Este estudo, ainda que trate de um caso particular, pretende contribuir, mesmo que de forma provisória e limitada, para a compreensão da historiografia e das práticas letradas do período, pois, ao construir suas preceptivas de leitura, o autor lusitano fez uso de tópicas compartilhadas por diversos outros autores europeus. Como estratégia heurística fez-se uso das noções de método e crítica como ferramentas de leitura, conformando, assim, o que aqui se chamou de um olhar moderno sobre a história antiga.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-27T02:14:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148502
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001002230
url http://hdl.handle.net/10183/148502
identifier_str_mv 001002230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148502/1/001002230.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148502/2/001002230.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148502/3/001002230.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bb0338601a7e348962c3c785116430fe
dd0deb664c76187339b2e5a17795b47e
ad5bc445b2e89c4a3900470f2d8914e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085379998482432