Em busca do “match perfeito” pedagogias do encontro no tinder e facebook : uma análise a partir dos estudos culturais em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filha, Tatiana Marques da Silva Parenti
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188525
Resumo: Nesta tese foram discutidas narrativas sobre relacionamentos afetivo/sexuais construídas a partir de Perfisdo Facebook e de postagens no aplicativo Tinder. O estudo foi desenvolvido sob inspiração dos Estudos Culturais em Educação, em articulação com os Estudos de Gênero e os Estudos sobre Mídia, partindo de pressupostos teóricos acerca das transformações culturais destacadas por Stuart Hall, Zigmunt Bauman e Manuel Castells, autores que pontuam serem essas narrativas tanto construídas, quanto construtoras da cultura. A partir da noção de pedagogias culturais, argumentou-se que o Tinder e o Facebook operam como espaços educativos que (re)produzem modos específicos de ser, de se narrar, de se relacionar, etc, promovendo e atuando na constituição de identidades de gênero e sexualidade em um processo do qual participam outras instituições e instâncias culturais mais amplas. Michel Foucault, Judith Butler, Paul Preciado, Jeremy Weeks, Guacira Louro, Dagmar Meyer e Richard Miskolci, bem como Jesús Martín Barbero, Lúcia Santaella e Henry Jenkins foram alguns dos autores cujo pensamento inspirou a realização deste estudo.As análises culturais incluíram o exame de narrativas que congregaram enunciações buscadas em Perfis do Tinder e pautadas em postagens nas Páginas “Omi no Tinder” e “Pérolas do Tinder”. Identidade, representação, discurso e gênero foram conceitos centrais nesta investigação.Nas situações consideradas neste estudo, representações de homens e mulheres usuários/as do Tinder e Facebook apresentaram-se inscritas, muitas vezes, em uma matriz heterossexual, a partir da qual gestam-se estratégias que (re)marcam diferenças entre os gêneros. Os comentários sobre as postagens incluem situações que envolvem adesão ao que estava nelas enunciado, mas, também, contraposições, ironia, zombaria, disputas e conflitos. As propostas incluídas nas postagens do Facebook, a partir dos Perfis do Tinder, narram relações afetivo/sexuais de inúmeros e plurais modos, ora pautadas em configurações bastante tradicionais, ora impregnadas por formas consideradas alternativas de viver o prazer e a sexualidade com outras configurações caracterizadas pela fluidez, liberdade, prazer e imediatismo.
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A partir da noção de pedagogias culturais, argumentou-se que o Tinder e o Facebook operam como espaços educativos que (re)produzem modos específicos de ser, de se narrar, de se relacionar, etc, promovendo e atuando na constituição de identidades de gênero e sexualidade em um processo do qual participam outras instituições e instâncias culturais mais amplas. Michel Foucault, Judith Butler, Paul Preciado, Jeremy Weeks, Guacira Louro, Dagmar Meyer e Richard Miskolci, bem como Jesús Martín Barbero, Lúcia Santaella e Henry Jenkins foram alguns dos autores cujo pensamento inspirou a realização deste estudo.As análises culturais incluíram o exame de narrativas que congregaram enunciações buscadas em Perfis do Tinder e pautadas em postagens nas Páginas “Omi no Tinder” e “Pérolas do Tinder”. Identidade, representação, discurso e gênero foram conceitos centrais nesta investigação.Nas situações consideradas neste estudo, representações de homens e mulheres usuários/as do Tinder e Facebook apresentaram-se inscritas, muitas vezes, em uma matriz heterossexual, a partir da qual gestam-se estratégias que (re)marcam diferenças entre os gêneros. Os comentários sobre as postagens incluem situações que envolvem adesão ao que estava nelas enunciado, mas, também, contraposições, ironia, zombaria, disputas e conflitos. As propostas incluídas nas postagens do Facebook, a partir dos Perfis do Tinder, narram relações afetivo/sexuais de inúmeros e plurais modos, ora pautadas em configurações bastante tradicionais, ora impregnadas por formas consideradas alternativas de viver o prazer e a sexualidade com outras configurações caracterizadas pela fluidez, liberdade, prazer e imediatismo.In this thesis were discussed narratives about affective / sexual relationships built from Facebook Profiles and from posts in the Tinder application. The study was developed under the inspiration of Cultural Studies in Education, in conjunction with Gender Studies and Media Studies, based on theoretical assumptions about the cultural transformations highlighted by Stuart Hall, Zigmunt Bauman and Manuel Castells, authors who point out that these narratives both built and building the culture. From the notion of cultural pedagogies, it was argued that Tinder and Facebook operate as educational spaces that produce specific ways of being, narrating, relating, etc., promoting and acting in the constitution of gender identities and sexuality in a process involving other institutions and wider cultural instances. Michel Foucault, Judith Butler, Paul Preciado, Jeremy Weeks, Guacira Louro, Dagmar Meyer and Richard Miskolci, as well as Jesús Martín Barbero, Lúcia Santaella and Henry Jenkins were some of the authors whose thoughts inspired the realization of this study. Cultural analyzes included the examination of narratives that brought together the links sought in Tinder Profiles and based on posts on the "Omi no Tinder" and "Tinder Pearls" pages, identity, representation, discourse and gender were central concepts in this investigation. In the situations considered in this study, representations of men and women users of Tinder and Facebook were often inscribed in a heterosexual matrix, from which strategies that mark differences between the genders are generated. Comments on the postings include situations involving adherence to what was enunciated in them, but also, oppositions, irony, debauchery, disputes and conflicts. The proposals included in Facebook posts, from the Tinder Profiles, narrate affective / sexual relationships of innumerable and plural modes, sometimes based on very traditional configurations, sometimes impregnated by forms considered alternatives to living pleasure and sexuality with other characterized configurations by fluidity, freedom, pleasure and immediacy.application/pdfporEstudos culturaisRelações afetivasRedes sociaisPedagogia culturalAffective/sexual relationshipsSocial networksGenderFacebookTinderCultural PedagogiesCultural Studies in EducationEm busca do “match perfeito” pedagogias do encontro no tinder e facebook : uma análise a partir dos estudos culturais em educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086981.pdf.txt001086981.pdf.txtExtracted Texttext/plain490806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188525/2/001086981.pdf.txt8d8703d7ebf2da51d4f735c4a47c7a2fMD52ORIGINAL001086981.pdfTexto completoapplication/pdf3596139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188525/1/001086981.pdfba57485b0bcd75e2175be84b990da111MD5110183/1885252021-05-07 04:40:57.730213oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188525Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:40:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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