A era informacional : velocidade, tempo e informação na construção da subjetividade contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avila, Everton Gonçalves de
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242049
Resumo: Esta tese trata da construção da subjetividade contemporânea a partir do advento da era informacional, buscando compreender as implicações do processo de construção do sujeito com os avanços advindos das redes informacionais. Objetiva assim, o estudo das transformações ocorridas a partir do desenvolvimento tecnológicos de geração e recepção de informações ao longo do século XX e suas implicações com as noções de novo, tempo, espaço, cultura e educação. Utilizando artigos de jornais como fontes, procuro estabelecer a dinâmica das relações entre a mídia, a Internet e a cultura de massa com as novas concepções de construção de conhecimento. Estabeleço cinco etapas neste processo. A introdução onde apresento a construção do tema e os caminhos que levei para a construção metodológica. No primeiro capítulo, persigo à questão do novo averiguando quais suas influências e principais formas assumidas na sociedade contemporâneaO segundo capítulo, deparo-me com o estudo da relação entre a cultura de massa e multiplicidade cultural.Já no terceiro capítulo, estudo a interferência da tecnologia e da informação nas relações de tempo e espaço. No quarto capítulo, analiso as implicações que a era informacional trouxe para o processo de construção de conhecimento e das práticas educacionais. na conclusão ao invés de buscar respostas e fechamentos, preocupo-me em estabelecer novas amarras para as relações novo, tempo, espaço e velocidade no que tange à construção da subjetividade contemporânea.
id URGS_8af455258ae895f24c9015ca87b027fd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242049
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Avila, Everton Gonçalves deMouriño Mosquera, Juan José2022-07-08T04:49:37Z1999http://hdl.handle.net/10183/242049000268505Esta tese trata da construção da subjetividade contemporânea a partir do advento da era informacional, buscando compreender as implicações do processo de construção do sujeito com os avanços advindos das redes informacionais. Objetiva assim, o estudo das transformações ocorridas a partir do desenvolvimento tecnológicos de geração e recepção de informações ao longo do século XX e suas implicações com as noções de novo, tempo, espaço, cultura e educação. Utilizando artigos de jornais como fontes, procuro estabelecer a dinâmica das relações entre a mídia, a Internet e a cultura de massa com as novas concepções de construção de conhecimento. Estabeleço cinco etapas neste processo. A introdução onde apresento a construção do tema e os caminhos que levei para a construção metodológica. No primeiro capítulo, persigo à questão do novo averiguando quais suas influências e principais formas assumidas na sociedade contemporâneaO segundo capítulo, deparo-me com o estudo da relação entre a cultura de massa e multiplicidade cultural.Já no terceiro capítulo, estudo a interferência da tecnologia e da informação nas relações de tempo e espaço. No quarto capítulo, analiso as implicações que a era informacional trouxe para o processo de construção de conhecimento e das práticas educacionais. na conclusão ao invés de buscar respostas e fechamentos, preocupo-me em estabelecer novas amarras para as relações novo, tempo, espaço e velocidade no que tange à construção da subjetividade contemporânea.This thesis is about contemporary subjective construction from the advent of informational age, trying to understand the implications of subject construction process with advances from the informational nets. Objective in this way, the study of the transformation occurred from the infornation production and reception technologic development along the twenty-century and its implications with notions ofmnew, time, space, culture and education. Using sources from newspaper articles, I try to establish the relations' dynamics between media, Internet, and mass culture with the new conceptions of knowledge construction. There are five steps in this process. The introduction where I show the theme construction and the ways I took for the methodological construction. In the first chapter, I go behind the new, investigating the influence and its principal forms in the contemporary society. In the second chapter, I face with the relations' study between mass culture and cultural multiplicity. In the third chapter, I study the technology and information interference in time and space relations. In the fourth chapter, I analyze the implications that the informational age brought to the knowledge construction process and educational practice. In the conclusion, instead of taking answers and endings, I try to establish new ways for the new, time, space and speed relations, respecting the contemporary subjective construction.application/pdfporSubjetividadeInformaçãoCulturaComunicação de massaMediaInternetA era informacional : velocidade, tempo e informação na construção da subjetividade contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1999doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000268505.pdf.txt000268505.pdf.txtExtracted Texttext/plain230622http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242049/2/000268505.pdf.txtca0ec316d64e62082c72ac7eac029d4bMD52ORIGINAL000268505.pdfTexto completoapplication/pdf6465150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242049/1/000268505.pdfc0600784dda49590f6fd4dc04b71b501MD5110183/2420492022-08-08 04:39:19.054845oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242049Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-08T07:39:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A era informacional : velocidade, tempo e informação na construção da subjetividade contemporânea
title A era informacional : velocidade, tempo e informação na construção da subjetividade contemporânea
spellingShingle A era informacional : velocidade, tempo e informação na construção da subjetividade contemporânea
Avila, Everton Gonçalves de
Subjetividade
Informação
Cultura
Comunicação de massa
Media
Internet
title_short A era informacional : velocidade, tempo e informação na construção da subjetividade contemporânea
title_full A era informacional : velocidade, tempo e informação na construção da subjetividade contemporânea
title_fullStr A era informacional : velocidade, tempo e informação na construção da subjetividade contemporânea
title_full_unstemmed A era informacional : velocidade, tempo e informação na construção da subjetividade contemporânea
title_sort A era informacional : velocidade, tempo e informação na construção da subjetividade contemporânea
author Avila, Everton Gonçalves de
author_facet Avila, Everton Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avila, Everton Gonçalves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mouriño Mosquera, Juan José
contributor_str_mv Mouriño Mosquera, Juan José
dc.subject.por.fl_str_mv Subjetividade
Informação
Cultura
Comunicação de massa
Media
Internet
topic Subjetividade
Informação
Cultura
Comunicação de massa
Media
Internet
description Esta tese trata da construção da subjetividade contemporânea a partir do advento da era informacional, buscando compreender as implicações do processo de construção do sujeito com os avanços advindos das redes informacionais. Objetiva assim, o estudo das transformações ocorridas a partir do desenvolvimento tecnológicos de geração e recepção de informações ao longo do século XX e suas implicações com as noções de novo, tempo, espaço, cultura e educação. Utilizando artigos de jornais como fontes, procuro estabelecer a dinâmica das relações entre a mídia, a Internet e a cultura de massa com as novas concepções de construção de conhecimento. Estabeleço cinco etapas neste processo. A introdução onde apresento a construção do tema e os caminhos que levei para a construção metodológica. No primeiro capítulo, persigo à questão do novo averiguando quais suas influências e principais formas assumidas na sociedade contemporâneaO segundo capítulo, deparo-me com o estudo da relação entre a cultura de massa e multiplicidade cultural.Já no terceiro capítulo, estudo a interferência da tecnologia e da informação nas relações de tempo e espaço. No quarto capítulo, analiso as implicações que a era informacional trouxe para o processo de construção de conhecimento e das práticas educacionais. na conclusão ao invés de buscar respostas e fechamentos, preocupo-me em estabelecer novas amarras para as relações novo, tempo, espaço e velocidade no que tange à construção da subjetividade contemporânea.
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-08T04:49:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/242049
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000268505
url http://hdl.handle.net/10183/242049
identifier_str_mv 000268505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242049/2/000268505.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242049/1/000268505.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ca0ec316d64e62082c72ac7eac029d4b
c0600784dda49590f6fd4dc04b71b501
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085588879015936