E o bebê? : a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157632 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo investigar a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário. Participaram deste 15 educadoras de berçário de duas creches públicas federais de Porto Alegre/RS. As educadoras responderam a entrevistas e questionários, e as suas respostas foram examinadas através de análise de conteúdo qualitativa. As verbalizações das educadoras permitiram refletir acerca da possibilidade de um cuidado suficientemente bom ser oferecido na creche. Contudo, algumas falas denunciaram que cuidar de bebês e crianças pequenas é uma tarefa emocionalmente exigente. Frente a isso, destaca-se a necessidade de o fazer do educador ser reconhecido enquanto gerador de sentimentos com os quais os profissionais podem ter dificuldade de lidar sozinhos. Dessa forma, é fundamental que sejam fornecidos dentro das creches espaços de escuta nos quais a equipe possa refletir sobre os sentimentos e ansiedades evocados no trabalho emocionalmente próximo com bebês e crianças pequenas. |
id |
URGS_8ce13e179b4bd408e4458fff169ed71d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157632 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Polli, Rodrigo GabbiLopes, Rita de Cassia Sobreira2017-05-10T02:23:17Z2016http://hdl.handle.net/10183/157632001017168O presente estudo teve como objetivo investigar a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário. Participaram deste 15 educadoras de berçário de duas creches públicas federais de Porto Alegre/RS. As educadoras responderam a entrevistas e questionários, e as suas respostas foram examinadas através de análise de conteúdo qualitativa. As verbalizações das educadoras permitiram refletir acerca da possibilidade de um cuidado suficientemente bom ser oferecido na creche. Contudo, algumas falas denunciaram que cuidar de bebês e crianças pequenas é uma tarefa emocionalmente exigente. Frente a isso, destaca-se a necessidade de o fazer do educador ser reconhecido enquanto gerador de sentimentos com os quais os profissionais podem ter dificuldade de lidar sozinhos. Dessa forma, é fundamental que sejam fornecidos dentro das creches espaços de escuta nos quais a equipe possa refletir sobre os sentimentos e ansiedades evocados no trabalho emocionalmente próximo com bebês e crianças pequenas.This study aimed to investigate the function of care in the perspective of nursery educators. 15 nursery educators from two federal public daycares in Porto Alegre/RS participated in this study. The educators responded to interviews and questionnaires, and their answers were examined through qualitative content analysis. The educators’ verbalizations allowed to reflect on the possibility of a good enough care to be offered in the daycare. However, some statements reported that caring for infants and young children is an emotionally demanding task. In view of that, it is highlighted the importance of the practitioner’s work to be recognized as generator of feelings with which professionals may experience difficulties to cope alone. Thus, it has to be provided within the daycare listening spaces in which the staff can reflect on the feelings and anxieties raised in an emotionally close work with babies and young children.application/pdfporBebêCrechesEducadores infantisComportamento de cuidado da criançaDesenvolvimento infantilInfantsChild careChild day careEmotional developmentEarly childhood educatorsE o bebê? : a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçárioWhat about the baby? : the function of care in the perspective of nursery educatorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017168.pdf001017168.pdfTexto completoapplication/pdf1702705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157632/1/001017168.pdf1ad79b9f30a5f95b12a21b9039dc66e0MD51TEXT001017168.pdf.txt001017168.pdf.txtExtracted Texttext/plain775025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157632/2/001017168.pdf.txt0e412632a89782e75ca91db682a6da4fMD52THUMBNAIL001017168.pdf.jpg001017168.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157632/3/001017168.pdf.jpg2b3cda6242f35f4a5669a21a177ce718MD5310183/1576322018-10-29 09:09:34.327oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157632Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T12:09:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
E o bebê? : a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
What about the baby? : the function of care in the perspective of nursery educators |
title |
E o bebê? : a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário |
spellingShingle |
E o bebê? : a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário Polli, Rodrigo Gabbi Bebê Creches Educadores infantis Comportamento de cuidado da criança Desenvolvimento infantil Infants Child care Child day care Emotional development Early childhood educators |
title_short |
E o bebê? : a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário |
title_full |
E o bebê? : a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário |
title_fullStr |
E o bebê? : a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário |
title_full_unstemmed |
E o bebê? : a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário |
title_sort |
E o bebê? : a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário |
author |
Polli, Rodrigo Gabbi |
author_facet |
Polli, Rodrigo Gabbi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Polli, Rodrigo Gabbi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Rita de Cassia Sobreira |
contributor_str_mv |
Lopes, Rita de Cassia Sobreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bebê Creches Educadores infantis Comportamento de cuidado da criança Desenvolvimento infantil |
topic |
Bebê Creches Educadores infantis Comportamento de cuidado da criança Desenvolvimento infantil Infants Child care Child day care Emotional development Early childhood educators |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Infants Child care Child day care Emotional development Early childhood educators |
description |
O presente estudo teve como objetivo investigar a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário. Participaram deste 15 educadoras de berçário de duas creches públicas federais de Porto Alegre/RS. As educadoras responderam a entrevistas e questionários, e as suas respostas foram examinadas através de análise de conteúdo qualitativa. As verbalizações das educadoras permitiram refletir acerca da possibilidade de um cuidado suficientemente bom ser oferecido na creche. Contudo, algumas falas denunciaram que cuidar de bebês e crianças pequenas é uma tarefa emocionalmente exigente. Frente a isso, destaca-se a necessidade de o fazer do educador ser reconhecido enquanto gerador de sentimentos com os quais os profissionais podem ter dificuldade de lidar sozinhos. Dessa forma, é fundamental que sejam fornecidos dentro das creches espaços de escuta nos quais a equipe possa refletir sobre os sentimentos e ansiedades evocados no trabalho emocionalmente próximo com bebês e crianças pequenas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-10T02:23:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157632 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001017168 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157632 |
identifier_str_mv |
001017168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157632/1/001017168.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157632/2/001017168.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157632/3/001017168.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ad79b9f30a5f95b12a21b9039dc66e0 0e412632a89782e75ca91db682a6da4f 2b3cda6242f35f4a5669a21a177ce718 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085401381044224 |