E o bebê? : a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polli, Rodrigo Gabbi
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157632
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário. Participaram deste 15 educadoras de berçário de duas creches públicas federais de Porto Alegre/RS. As educadoras responderam a entrevistas e questionários, e as suas respostas foram examinadas através de análise de conteúdo qualitativa. As verbalizações das educadoras permitiram refletir acerca da possibilidade de um cuidado suficientemente bom ser oferecido na creche. Contudo, algumas falas denunciaram que cuidar de bebês e crianças pequenas é uma tarefa emocionalmente exigente. Frente a isso, destaca-se a necessidade de o fazer do educador ser reconhecido enquanto gerador de sentimentos com os quais os profissionais podem ter dificuldade de lidar sozinhos. Dessa forma, é fundamental que sejam fornecidos dentro das creches espaços de escuta nos quais a equipe possa refletir sobre os sentimentos e ansiedades evocados no trabalho emocionalmente próximo com bebês e crianças pequenas.
id URGS_8ce13e179b4bd408e4458fff169ed71d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157632
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Polli, Rodrigo GabbiLopes, Rita de Cassia Sobreira2017-05-10T02:23:17Z2016http://hdl.handle.net/10183/157632001017168O presente estudo teve como objetivo investigar a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário. Participaram deste 15 educadoras de berçário de duas creches públicas federais de Porto Alegre/RS. As educadoras responderam a entrevistas e questionários, e as suas respostas foram examinadas através de análise de conteúdo qualitativa. As verbalizações das educadoras permitiram refletir acerca da possibilidade de um cuidado suficientemente bom ser oferecido na creche. Contudo, algumas falas denunciaram que cuidar de bebês e crianças pequenas é uma tarefa emocionalmente exigente. Frente a isso, destaca-se a necessidade de o fazer do educador ser reconhecido enquanto gerador de sentimentos com os quais os profissionais podem ter dificuldade de lidar sozinhos. Dessa forma, é fundamental que sejam fornecidos dentro das creches espaços de escuta nos quais a equipe possa refletir sobre os sentimentos e ansiedades evocados no trabalho emocionalmente próximo com bebês e crianças pequenas.This study aimed to investigate the function of care in the perspective of nursery educators. 15 nursery educators from two federal public daycares in Porto Alegre/RS participated in this study. The educators responded to interviews and questionnaires, and their answers were examined through qualitative content analysis. The educators’ verbalizations allowed to reflect on the possibility of a good enough care to be offered in the daycare. However, some statements reported that caring for infants and young children is an emotionally demanding task. In view of that, it is highlighted the importance of the practitioner’s work to be recognized as generator of feelings with which professionals may experience difficulties to cope alone. Thus, it has to be provided within the daycare listening spaces in which the staff can reflect on the feelings and anxieties raised in an emotionally close work with babies and young children.application/pdfporBebêCrechesEducadores infantisComportamento de cuidado da criançaDesenvolvimento infantilInfantsChild careChild day careEmotional developmentEarly childhood educatorsE o bebê? : a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçárioWhat about the baby? : the function of care in the perspective of nursery educatorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017168.pdf001017168.pdfTexto completoapplication/pdf1702705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157632/1/001017168.pdf1ad79b9f30a5f95b12a21b9039dc66e0MD51TEXT001017168.pdf.txt001017168.pdf.txtExtracted Texttext/plain775025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157632/2/001017168.pdf.txt0e412632a89782e75ca91db682a6da4fMD52THUMBNAIL001017168.pdf.jpg001017168.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157632/3/001017168.pdf.jpg2b3cda6242f35f4a5669a21a177ce718MD5310183/1576322018-10-29 09:09:34.327oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157632Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T12:09:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv E o bebê? : a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário
dc.title.alternative.en.fl_str_mv What about the baby? : the function of care in the perspective of nursery educators
title E o bebê? : a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário
spellingShingle E o bebê? : a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário
Polli, Rodrigo Gabbi
Bebê
Creches
Educadores infantis
Comportamento de cuidado da criança
Desenvolvimento infantil
Infants
Child care
Child day care
Emotional development
Early childhood educators
title_short E o bebê? : a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário
title_full E o bebê? : a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário
title_fullStr E o bebê? : a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário
title_full_unstemmed E o bebê? : a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário
title_sort E o bebê? : a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário
author Polli, Rodrigo Gabbi
author_facet Polli, Rodrigo Gabbi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Polli, Rodrigo Gabbi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Rita de Cassia Sobreira
contributor_str_mv Lopes, Rita de Cassia Sobreira
dc.subject.por.fl_str_mv Bebê
Creches
Educadores infantis
Comportamento de cuidado da criança
Desenvolvimento infantil
topic Bebê
Creches
Educadores infantis
Comportamento de cuidado da criança
Desenvolvimento infantil
Infants
Child care
Child day care
Emotional development
Early childhood educators
dc.subject.eng.fl_str_mv Infants
Child care
Child day care
Emotional development
Early childhood educators
description O presente estudo teve como objetivo investigar a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário. Participaram deste 15 educadoras de berçário de duas creches públicas federais de Porto Alegre/RS. As educadoras responderam a entrevistas e questionários, e as suas respostas foram examinadas através de análise de conteúdo qualitativa. As verbalizações das educadoras permitiram refletir acerca da possibilidade de um cuidado suficientemente bom ser oferecido na creche. Contudo, algumas falas denunciaram que cuidar de bebês e crianças pequenas é uma tarefa emocionalmente exigente. Frente a isso, destaca-se a necessidade de o fazer do educador ser reconhecido enquanto gerador de sentimentos com os quais os profissionais podem ter dificuldade de lidar sozinhos. Dessa forma, é fundamental que sejam fornecidos dentro das creches espaços de escuta nos quais a equipe possa refletir sobre os sentimentos e ansiedades evocados no trabalho emocionalmente próximo com bebês e crianças pequenas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-10T02:23:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157632
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001017168
url http://hdl.handle.net/10183/157632
identifier_str_mv 001017168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157632/1/001017168.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157632/2/001017168.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157632/3/001017168.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ad79b9f30a5f95b12a21b9039dc66e0
0e412632a89782e75ca91db682a6da4f
2b3cda6242f35f4a5669a21a177ce718
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085401381044224