Tentando subir uns degraus : expansão universitária, mercado de trabalho e esquemas de avaliação dos recém-diplomados em direito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ricardo Bernardes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201474
Resumo: Esta tese examina as experiências e os esquemas de avaliação de recém-diplomados em Direito, especialmente os das classes populares, sobre as circunstâncias de vida. A partir principalmente de trinta e três entrevistas, mostra como a profunda desigualdade do mercado de trabalho, em associação com a centralidade de valores socioeconômicos, gera insatisfação com as condições de vida atual e cria um desejo de ingressar no setor público. A maioria dos recém-diplomados em Direito trabalha para escritórios pequenos e médios de advocacia, ou por conta própria. Em um mercado privado competitivo – e como o Bacharelado em Direito é o curso de graduação mais popular do Brasil – a maioria dos recém-diplomados consideram insuficientes o salário e os benefícios empregatícios. Esse sentimento de insuficiência é, em larga medida, um resultado do uso das ocupações do setor público como principal referência. Recém-diplomados, tipicamente, recebem em torno de metade do salário de várias ocupações de técnico do setor público. Em comparação com a elite do setor público, recebem em torno de um décimo do salário. Em adição, o setor público oferece estabilidade, melhor cobertura previdenciária e, de acordo com os recém-diplomados em Direito, tarefas mais significativas. Nesse contexto, os entrevistados planejam as suas vidas como um projeto no qual o principal objetivo é, passo a passo, subir a escada social. O primeiro passo é sair do emprego atual e ingressar no setor público e, depois, ingressar nas carreiras de elite do sistema de justiça. A sociedade brasileira tem criado o que Sennett e Cobb (1972) chamaram de máculas de classe. Como o Estado não é capaz de criar “bons empregos” em quantidade suficiente, a probabilidade de recém-diplomados em Direito realizarem os seus objetivos é muito baixa. Entretanto, eles prendem-se com seus planos, uma vez que os seus valores são fortemente baseados na esfera socioeconômica. Religião, família e preocupações políticas não são tão relevantes quanto a esfera socioeconômica para a constituição de propósitos de vida. Os entrevistados organizam as suas vidas de modo que a formação da família e a promoção da mudança social dependam do desempenho no mercado de trabalho. Nesse sentido, o mercado de trabalho tem precedência sobre as outras dimensões de vida. Eles não consideram a si mesmo como ocupando os níveis mais baixos da sociedade, pois julgam que a posição social deles está acima da de seus pais e de outras pessoas sem ensino superior completo. A mácula sofrida assenta-se no sentimento de privação em um grupo que espera participar do grupo de sucesso em uma sociedade onde “os vencedores levam tudo”. Ao analisar as relações entre classe, esquemas e estrutura, esta tesa contribui para uma compreensão mais profunda de como a desigualdade e a classe social afetam a vivência da “boa vida” em um contexto de massificação do ensino superior.
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Esse sentimento de insuficiência é, em larga medida, um resultado do uso das ocupações do setor público como principal referência. Recém-diplomados, tipicamente, recebem em torno de metade do salário de várias ocupações de técnico do setor público. Em comparação com a elite do setor público, recebem em torno de um décimo do salário. Em adição, o setor público oferece estabilidade, melhor cobertura previdenciária e, de acordo com os recém-diplomados em Direito, tarefas mais significativas. Nesse contexto, os entrevistados planejam as suas vidas como um projeto no qual o principal objetivo é, passo a passo, subir a escada social. O primeiro passo é sair do emprego atual e ingressar no setor público e, depois, ingressar nas carreiras de elite do sistema de justiça. A sociedade brasileira tem criado o que Sennett e Cobb (1972) chamaram de máculas de classe. Como o Estado não é capaz de criar “bons empregos” em quantidade suficiente, a probabilidade de recém-diplomados em Direito realizarem os seus objetivos é muito baixa. Entretanto, eles prendem-se com seus planos, uma vez que os seus valores são fortemente baseados na esfera socioeconômica. Religião, família e preocupações políticas não são tão relevantes quanto a esfera socioeconômica para a constituição de propósitos de vida. Os entrevistados organizam as suas vidas de modo que a formação da família e a promoção da mudança social dependam do desempenho no mercado de trabalho. Nesse sentido, o mercado de trabalho tem precedência sobre as outras dimensões de vida. Eles não consideram a si mesmo como ocupando os níveis mais baixos da sociedade, pois julgam que a posição social deles está acima da de seus pais e de outras pessoas sem ensino superior completo. A mácula sofrida assenta-se no sentimento de privação em um grupo que espera participar do grupo de sucesso em uma sociedade onde “os vencedores levam tudo”. Ao analisar as relações entre classe, esquemas e estrutura, esta tesa contribui para uma compreensão mais profunda de como a desigualdade e a classe social afetam a vivência da “boa vida” em um contexto de massificação do ensino superior.This dissertations examines the labor market experience and the evaluation of life circumstances of recent Bachelors of Law of the working-class from Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Drawing primarily on thirty three interviews, it shows how the deep Brazilian inequality, along with the centrality of socioeconomic values, causes dissatisfaction with the current life condition and creates an aspiration to join the public sector. Most recent Bachelors of Law work for small and medium size law offices or are self-employed. In a highly competitive private sector - as Law is the most popular undergraduate program in Brazil – most Bachelors of Law consider insufficient their salary and benefits. This sense of insufficiency is, to a large extent, a result of the use of the public sector occupations as the main reference. Recent Bachelors of Law typically earn about half of the salary of low-level public sector occupations. In comparison with the elite public sector occupations, they earn about one tenth. In addition, the public sector provides job stability, a better pension system and, according to recent Bachelors of Law, more meaningful tasks. In this context, the interviewees plan their lives as a project in which the main goal is, step by step, to climb up the social ladder. The first step is to quit their current job and join the public sector and, then, to join the elite careers of the legal system. The Brazilian society creates what Sennett and Cobb (1972) called an “injury of class”. As the state is not able to create enough ‘good jobs’, the likelihood of recent bachelors of law of accomplishing their goals is minimal. However, they stick with their plans as their values are strongly based on the socioeconomic sphere. Religion, family, and political concerns are as not relevant as the socioeconomic sphere in order constitute the main purpose of life. The interviewees organize their lives in a such a way that raising a family and promoting social change depend on the performance of the labor market. In this sense, the labor market takes precedence over other dimensions of life. They do not consider themselves as occupying the lowest levels of society as they judge their position as above their parents’ and other non-graduates’. The suffered injury lies on the sense of deprivation among a group who expects to join the group of ‘haves’ in a society where “the winners take it all”. By analyzing the relationships between class, schemes and structure, this dissertation contributes to a deeper understanding of how inequality and class affect the experience of the ‘good life’ in a context of massification of the higher education.application/pdfporClasse socialMercado de trabalhoEnsino superiorSociologiaClassLabor MarketField of LawHigher EducationTentando subir uns degraus : expansão universitária, mercado de trabalho e esquemas de avaliação dos recém-diplomados em direitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105083.pdf.txt001105083.pdf.txtExtracted Texttext/plain621077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201474/2/001105083.pdf.txtdc7ae01cece7f4c464295261406beefcMD52ORIGINAL001105083.pdfTexto completoapplication/pdf2289564http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201474/1/001105083.pdfb2b20764eda9f9d87512ed7efc1b62caMD5110183/2014742019-11-10 04:51:43.642411oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201474Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-11-10T06:51:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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