Mind the Gap : processos de construção e manutenção das masculinidades e distanciamentos no desempenho escolar de meninos e meninas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/60399 |
Resumo: | Este trabalho é o resultado de uma pesquisa feita numa escola pública da Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, onde se buscou analisar a relação que há entre gênero, principalmente a construção e manutenção das masculinidades, e um gap que se observa na educação brasileira e mundial (daí o termo em inglês) entre o desempenho escolar masculino e o desempenho escolar feminino. O primeiro olhar surge do educador que se torna pesquisador e que, assim, parte para a busca de respostas, que não se querem únicas, para esse distanciamento escolar entre gêneros. O que se observa é que, na construção e manutenção das masculinidades, em especial aquela que se considera hegemônica, esse distanciamento vai se tornando uma realidade, colocando o menino em posição inferior à das meninas no processo escolar. |
id |
URGS_8dbc0e7d54f8afa53c005f7df6d53e0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60399 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Silva, Luciano Ferreira daSeffner, Fernando2012-10-26T01:36:57Z2012http://hdl.handle.net/10183/60399000862635Este trabalho é o resultado de uma pesquisa feita numa escola pública da Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, onde se buscou analisar a relação que há entre gênero, principalmente a construção e manutenção das masculinidades, e um gap que se observa na educação brasileira e mundial (daí o termo em inglês) entre o desempenho escolar masculino e o desempenho escolar feminino. O primeiro olhar surge do educador que se torna pesquisador e que, assim, parte para a busca de respostas, que não se querem únicas, para esse distanciamento escolar entre gêneros. O que se observa é que, na construção e manutenção das masculinidades, em especial aquela que se considera hegemônica, esse distanciamento vai se tornando uma realidade, colocando o menino em posição inferior à das meninas no processo escolar.This paper is the result of a research done in a public school located in the Metropolitan Region of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, where the analysis of the relation between gender, mainly the construction and maintenance of masculinities, and a gap observed in the Brazilian Education as well as in the global education (hence the term in English, used in the text in Portuguese) between the masculine performance and the feminine performance at school was searched. The first look emerges from the educator who becomes the researcher, and so, goes for the search of answers, which do not intend to be the only ones, for this gap at school between the two genders. What is observed is that, on the construction and maintenance of masculinities, especially the one considered hegemonic, this gap becomes a reality, placing the boy in an inferior position relating to the girls in the learning process at school.application/pdfporDesempenho escolarGêneroMasculinidadeSubjetividadeGenderMasculinitiesSubjectivationSchool gapSchool performanceMind the Gap : processos de construção e manutenção das masculinidades e distanciamentos no desempenho escolar de meninos e meninasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000862635.pdf000862635.pdfTexto completoapplication/pdf2103702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60399/1/000862635.pdf910eab6367ba694c668206ce67a20d5cMD51TEXT000862635.pdf.txt000862635.pdf.txtExtracted Texttext/plain430789http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60399/2/000862635.pdf.txtfdd190ceed1d144eb1a7b4fff72dcbcbMD52THUMBNAIL000862635.pdf.jpg000862635.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60399/3/000862635.pdf.jpg8613e46a569451e940fbb7bab08ca6c8MD5310183/603992018-10-09 08:12:35.245oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60399Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:12:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mind the Gap : processos de construção e manutenção das masculinidades e distanciamentos no desempenho escolar de meninos e meninas |
title |
Mind the Gap : processos de construção e manutenção das masculinidades e distanciamentos no desempenho escolar de meninos e meninas |
spellingShingle |
Mind the Gap : processos de construção e manutenção das masculinidades e distanciamentos no desempenho escolar de meninos e meninas Silva, Luciano Ferreira da Desempenho escolar Gênero Masculinidade Subjetividade Gender Masculinities Subjectivation School gap School performance |
title_short |
Mind the Gap : processos de construção e manutenção das masculinidades e distanciamentos no desempenho escolar de meninos e meninas |
title_full |
Mind the Gap : processos de construção e manutenção das masculinidades e distanciamentos no desempenho escolar de meninos e meninas |
title_fullStr |
Mind the Gap : processos de construção e manutenção das masculinidades e distanciamentos no desempenho escolar de meninos e meninas |
title_full_unstemmed |
Mind the Gap : processos de construção e manutenção das masculinidades e distanciamentos no desempenho escolar de meninos e meninas |
title_sort |
Mind the Gap : processos de construção e manutenção das masculinidades e distanciamentos no desempenho escolar de meninos e meninas |
author |
Silva, Luciano Ferreira da |
author_facet |
Silva, Luciano Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luciano Ferreira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Seffner, Fernando |
contributor_str_mv |
Seffner, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho escolar Gênero Masculinidade Subjetividade |
topic |
Desempenho escolar Gênero Masculinidade Subjetividade Gender Masculinities Subjectivation School gap School performance |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Gender Masculinities Subjectivation School gap School performance |
description |
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa feita numa escola pública da Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, onde se buscou analisar a relação que há entre gênero, principalmente a construção e manutenção das masculinidades, e um gap que se observa na educação brasileira e mundial (daí o termo em inglês) entre o desempenho escolar masculino e o desempenho escolar feminino. O primeiro olhar surge do educador que se torna pesquisador e que, assim, parte para a busca de respostas, que não se querem únicas, para esse distanciamento escolar entre gêneros. O que se observa é que, na construção e manutenção das masculinidades, em especial aquela que se considera hegemônica, esse distanciamento vai se tornando uma realidade, colocando o menino em posição inferior à das meninas no processo escolar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-26T01:36:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/60399 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000862635 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/60399 |
identifier_str_mv |
000862635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60399/1/000862635.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60399/2/000862635.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60399/3/000862635.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
910eab6367ba694c668206ce67a20d5c fdd190ceed1d144eb1a7b4fff72dcbcb 8613e46a569451e940fbb7bab08ca6c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085240812601344 |