Mind the Gap : processos de construção e manutenção das masculinidades e distanciamentos no desempenho escolar de meninos e meninas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciano Ferreira da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/60399
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa feita numa escola pública da Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, onde se buscou analisar a relação que há entre gênero, principalmente a construção e manutenção das masculinidades, e um gap que se observa na educação brasileira e mundial (daí o termo em inglês) entre o desempenho escolar masculino e o desempenho escolar feminino. O primeiro olhar surge do educador que se torna pesquisador e que, assim, parte para a busca de respostas, que não se querem únicas, para esse distanciamento escolar entre gêneros. O que se observa é que, na construção e manutenção das masculinidades, em especial aquela que se considera hegemônica, esse distanciamento vai se tornando uma realidade, colocando o menino em posição inferior à das meninas no processo escolar.
id URGS_8dbc0e7d54f8afa53c005f7df6d53e0a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60399
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Luciano Ferreira daSeffner, Fernando2012-10-26T01:36:57Z2012http://hdl.handle.net/10183/60399000862635Este trabalho é o resultado de uma pesquisa feita numa escola pública da Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, onde se buscou analisar a relação que há entre gênero, principalmente a construção e manutenção das masculinidades, e um gap que se observa na educação brasileira e mundial (daí o termo em inglês) entre o desempenho escolar masculino e o desempenho escolar feminino. O primeiro olhar surge do educador que se torna pesquisador e que, assim, parte para a busca de respostas, que não se querem únicas, para esse distanciamento escolar entre gêneros. O que se observa é que, na construção e manutenção das masculinidades, em especial aquela que se considera hegemônica, esse distanciamento vai se tornando uma realidade, colocando o menino em posição inferior à das meninas no processo escolar.This paper is the result of a research done in a public school located in the Metropolitan Region of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, where the analysis of the relation between gender, mainly the construction and maintenance of masculinities, and a gap observed in the Brazilian Education as well as in the global education (hence the term in English, used in the text in Portuguese) between the masculine performance and the feminine performance at school was searched. The first look emerges from the educator who becomes the researcher, and so, goes for the search of answers, which do not intend to be the only ones, for this gap at school between the two genders. What is observed is that, on the construction and maintenance of masculinities, especially the one considered hegemonic, this gap becomes a reality, placing the boy in an inferior position relating to the girls in the learning process at school.application/pdfporDesempenho escolarGêneroMasculinidadeSubjetividadeGenderMasculinitiesSubjectivationSchool gapSchool performanceMind the Gap : processos de construção e manutenção das masculinidades e distanciamentos no desempenho escolar de meninos e meninasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000862635.pdf000862635.pdfTexto completoapplication/pdf2103702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60399/1/000862635.pdf910eab6367ba694c668206ce67a20d5cMD51TEXT000862635.pdf.txt000862635.pdf.txtExtracted Texttext/plain430789http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60399/2/000862635.pdf.txtfdd190ceed1d144eb1a7b4fff72dcbcbMD52THUMBNAIL000862635.pdf.jpg000862635.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60399/3/000862635.pdf.jpg8613e46a569451e940fbb7bab08ca6c8MD5310183/603992018-10-09 08:12:35.245oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60399Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:12:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mind the Gap : processos de construção e manutenção das masculinidades e distanciamentos no desempenho escolar de meninos e meninas
title Mind the Gap : processos de construção e manutenção das masculinidades e distanciamentos no desempenho escolar de meninos e meninas
spellingShingle Mind the Gap : processos de construção e manutenção das masculinidades e distanciamentos no desempenho escolar de meninos e meninas
Silva, Luciano Ferreira da
Desempenho escolar
Gênero
Masculinidade
Subjetividade
Gender
Masculinities
Subjectivation
School gap
School performance
title_short Mind the Gap : processos de construção e manutenção das masculinidades e distanciamentos no desempenho escolar de meninos e meninas
title_full Mind the Gap : processos de construção e manutenção das masculinidades e distanciamentos no desempenho escolar de meninos e meninas
title_fullStr Mind the Gap : processos de construção e manutenção das masculinidades e distanciamentos no desempenho escolar de meninos e meninas
title_full_unstemmed Mind the Gap : processos de construção e manutenção das masculinidades e distanciamentos no desempenho escolar de meninos e meninas
title_sort Mind the Gap : processos de construção e manutenção das masculinidades e distanciamentos no desempenho escolar de meninos e meninas
author Silva, Luciano Ferreira da
author_facet Silva, Luciano Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciano Ferreira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Seffner, Fernando
contributor_str_mv Seffner, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho escolar
Gênero
Masculinidade
Subjetividade
topic Desempenho escolar
Gênero
Masculinidade
Subjetividade
Gender
Masculinities
Subjectivation
School gap
School performance
dc.subject.eng.fl_str_mv Gender
Masculinities
Subjectivation
School gap
School performance
description Este trabalho é o resultado de uma pesquisa feita numa escola pública da Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, onde se buscou analisar a relação que há entre gênero, principalmente a construção e manutenção das masculinidades, e um gap que se observa na educação brasileira e mundial (daí o termo em inglês) entre o desempenho escolar masculino e o desempenho escolar feminino. O primeiro olhar surge do educador que se torna pesquisador e que, assim, parte para a busca de respostas, que não se querem únicas, para esse distanciamento escolar entre gêneros. O que se observa é que, na construção e manutenção das masculinidades, em especial aquela que se considera hegemônica, esse distanciamento vai se tornando uma realidade, colocando o menino em posição inferior à das meninas no processo escolar.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-26T01:36:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/60399
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000862635
url http://hdl.handle.net/10183/60399
identifier_str_mv 000862635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60399/1/000862635.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60399/2/000862635.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60399/3/000862635.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 910eab6367ba694c668206ce67a20d5c
fdd190ceed1d144eb1a7b4fff72dcbcb
8613e46a569451e940fbb7bab08ca6c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085240812601344