Inclusão escolar : saberes que operam para governar a população

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lockmann, Kamila
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/21420
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar como os discursos de diferentes campos de saber se relacionam para colocar em funcionamento a inclusão escolar no município de Novo Hamburgo/ RS e quais as praticas pedagógicas desenvolvidas para trabalhar com os anormais na escola. Para tanto, utilizo os estudos foucaultianos selecionando algumas ferramentas analíticas tais como governamentalidade, normalização, inclusão e exclusão. Analiso os discursos coletados a partir de fichas de encaminhamentos, questionários preenchidos pelos especialistas e entrevistas realizadas com os professores. Debruçando-me sobre este material empírico, destaco a articulação existente entre saberes distintos - morais, psicológicos, médicos e pedagógicos - que operam sobre os sujeitos de diferentes formas com o intuito de conduzir suas condutas no caminho do bem e da ordem. Com a analítica desenvolvida percebi um conjunto de efeitos produzidos por tais saberes. 1) Moralizaccio dos infantis - discursos relacionados ao comportamento dos alunos que objetivam produzir uma forma de ser, agir e se conduzir no mundo baseada em determinados princípios morais. A partir da descrição dos professores foi possível construir três grupos de alunos anormais: os "potencialmente criminosos", os "instauradores d o caos" e os sujeitos "(in)cômodos". 2) Fortalecimento dos discursos psi - discursos vinculados ao campo de saber da psicologia que utilizam técnicas como a arte, a dança, a expressão, exercidas pelos especialistas, como rituais de confissão com objetivo de "desvendar a subjetividade infantil" e produzir nos alunos uma "autotransformação de si". 3) Medicalização da anormalidade - partindo do discurso cientifico, o saber medico ao conhecer e nomear os sujeitos anormais os classifica por meio de laudos e diagnósticos e, ao mesmo tempo, coloca em funcionamento técnicas de normalização que operam através do use de medicamentos e dos atendimentos sistemáticos oferecidos aos alunos. 4) Expressão contemporeinea do discurso pedagógico - o saber pedagógico constitui-se em um espaço entremeado por outros saberes e sustentado principalmente pelas ciências psi. A "pulverização das intervenções educativas", a "centralização do aluno" e a "descentralização do professor" podem ser consideradas algumas das formas contemporâneas da expressão do saber pedagógico. Em síntese, a partir da articulação existente entre esses saberes e principalmente da forma com operam sobre os sujeitos, pude compreender a inclusão escolar como uma estratégia da governamentalidade que toma os indivíduos como instrumentos produtivos para a preservação da ordem social e para a manutenção da seguridade da população.
id URGS_8e218a2728ee263c72b5acc8bf61d2fb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21420
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lockmann, KamilaTraversini, Clarice Salete2010-05-03T17:13:15Z2010http://hdl.handle.net/10183/21420000736936Esta dissertação tem por objetivo analisar como os discursos de diferentes campos de saber se relacionam para colocar em funcionamento a inclusão escolar no município de Novo Hamburgo/ RS e quais as praticas pedagógicas desenvolvidas para trabalhar com os anormais na escola. Para tanto, utilizo os estudos foucaultianos selecionando algumas ferramentas analíticas tais como governamentalidade, normalização, inclusão e exclusão. Analiso os discursos coletados a partir de fichas de encaminhamentos, questionários preenchidos pelos especialistas e entrevistas realizadas com os professores. Debruçando-me sobre este material empírico, destaco a articulação existente entre saberes distintos - morais, psicológicos, médicos e pedagógicos - que operam sobre os sujeitos de diferentes formas com o intuito de conduzir suas condutas no caminho do bem e da ordem. Com a analítica desenvolvida percebi um conjunto de efeitos produzidos por tais saberes. 1) Moralizaccio dos infantis - discursos relacionados ao comportamento dos alunos que objetivam produzir uma forma de ser, agir e se conduzir no mundo baseada em determinados princípios morais. A partir da descrição dos professores foi possível construir três grupos de alunos anormais: os "potencialmente criminosos", os "instauradores d o caos" e os sujeitos "(in)cômodos". 2) Fortalecimento dos discursos psi - discursos vinculados ao campo de saber da psicologia que utilizam técnicas como a arte, a dança, a expressão, exercidas pelos especialistas, como rituais de confissão com objetivo de "desvendar a subjetividade infantil" e produzir nos alunos uma "autotransformação de si". 3) Medicalização da anormalidade - partindo do discurso cientifico, o saber medico ao conhecer e nomear os sujeitos anormais os classifica por meio de laudos e diagnósticos e, ao mesmo tempo, coloca em funcionamento técnicas de normalização que operam através do use de medicamentos e dos atendimentos sistemáticos oferecidos aos alunos. 4) Expressão contemporeinea do discurso pedagógico - o saber pedagógico constitui-se em um espaço entremeado por outros saberes e sustentado principalmente pelas ciências psi. A "pulverização das intervenções educativas", a "centralização do aluno" e a "descentralização do professor" podem ser consideradas algumas das formas contemporâneas da expressão do saber pedagógico. Em síntese, a partir da articulação existente entre esses saberes e principalmente da forma com operam sobre os sujeitos, pude compreender a inclusão escolar como uma estratégia da governamentalidade que toma os indivíduos como instrumentos produtivos para a preservação da ordem social e para a manutenção da seguridade da população.This paper aims to examine how the discourses of different fields of knowledge relate to re-run school inclusion in the city of Novo Hamburgo / RS and which teaching practices developed to work with the abnormal in school. Therefore, I use Foucault studies selecting some analytical tools such as governmentality, normalization, inclusion and exclusion. Analyze the discourses collected from records of referrals, questionnaires completed by experts and interviews with teachers. Turning me on this empirical issue is the relationship between different knowledge - moral, psychological, medical and educational - that operate on the subject in different ways in order to drive their conduct in the path of goodness and order. With the developed analytical noticed a set of effects of such knowledge. 1) Moralisation of children - discourses related to the behavior of students who aim to produce a form of being, act and conduct themselves in the world based on certain moral principles. From the description of the teachers could build three groups of students identified: the "potentially criminal", the "brought chaos" and "subjects that incommode." 2) Strengthening of psi discourses - discourses related to the field of psychology to know that use techniques such as art, dance, expression, performed by specialists, such as rituals of confession in order to "uncover the child subjectivity" and the students produce a "self-transformation of itself." 3) Medicalization of abnormality - on the scientific discourse, the medical knowledge to know and name the subject classifies the abnormal through reports and diagnoses at the same time, put in place technical standards that operate through the use of drugs and systematic care offered to students. 4) Expression of contemporary pedagogical discourse - the pedagogical knowledge is in an area interspersed with other knowledge and sustained mainly by science psi. A "spray of educational interventions," the "centralization of student" and "decentralization of the teacher" can be considered some of the contemporary forms of expression of pedagogical knowledge. In summary, based on the linkage between the knowledge and especially with the way they operate on the subject, I understand inclusive education as a strategy of governmentality that takes individuals as productive tools for the preservation of social order and maintaining security population.application/zipapplication/zipapplication/pdfporInclusão escolarGovernamentalidadePrática pedagógicaFoucault, Michel, 1926-1984School inclusionGovernmentalityTeachingAbnormalityInclusão escolar : saberes que operam para governar a populaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000736936.pdf.txt000736936.pdf.txtExtracted Texttext/plain39622http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21420/4/000736936.pdf.txt7ff41ed6f66bdefbdc5192161ddcfb30MD54ORIGINAL000736936.pdf000736936.pdfTexto completoapplication/pdf24635218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21420/1/000736936.pdf5a904e0b367c27088959dc6ad17aae63MD51000736936.zip000736936.zipAnexosapplication/zip481306http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21420/2/000736936.zipa6226dc53dddac17899b3f1768ca3b83MD52000736936-02.zip000736936-02.zipTrabalho completo zipadoapplication/zip25051720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21420/3/000736936-02.zipfb289930cba997a038f6a6fdaae96a17MD53THUMBNAIL000736936.pdf.jpg000736936.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21420/5/000736936.pdf.jpgb1c7507071a29363c58ebc15daab7fa5MD5510183/214202021-09-19 04:32:27.081971oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21420Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-09-19T07:32:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclusão escolar : saberes que operam para governar a população
title Inclusão escolar : saberes que operam para governar a população
spellingShingle Inclusão escolar : saberes que operam para governar a população
Lockmann, Kamila
Inclusão escolar
Governamentalidade
Prática pedagógica
Foucault, Michel, 1926-1984
School inclusion
Governmentality
Teaching
Abnormality
title_short Inclusão escolar : saberes que operam para governar a população
title_full Inclusão escolar : saberes que operam para governar a população
title_fullStr Inclusão escolar : saberes que operam para governar a população
title_full_unstemmed Inclusão escolar : saberes que operam para governar a população
title_sort Inclusão escolar : saberes que operam para governar a população
author Lockmann, Kamila
author_facet Lockmann, Kamila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lockmann, Kamila
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Traversini, Clarice Salete
contributor_str_mv Traversini, Clarice Salete
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Governamentalidade
Prática pedagógica
Foucault, Michel, 1926-1984
topic Inclusão escolar
Governamentalidade
Prática pedagógica
Foucault, Michel, 1926-1984
School inclusion
Governmentality
Teaching
Abnormality
dc.subject.eng.fl_str_mv School inclusion
Governmentality
Teaching
Abnormality
description Esta dissertação tem por objetivo analisar como os discursos de diferentes campos de saber se relacionam para colocar em funcionamento a inclusão escolar no município de Novo Hamburgo/ RS e quais as praticas pedagógicas desenvolvidas para trabalhar com os anormais na escola. Para tanto, utilizo os estudos foucaultianos selecionando algumas ferramentas analíticas tais como governamentalidade, normalização, inclusão e exclusão. Analiso os discursos coletados a partir de fichas de encaminhamentos, questionários preenchidos pelos especialistas e entrevistas realizadas com os professores. Debruçando-me sobre este material empírico, destaco a articulação existente entre saberes distintos - morais, psicológicos, médicos e pedagógicos - que operam sobre os sujeitos de diferentes formas com o intuito de conduzir suas condutas no caminho do bem e da ordem. Com a analítica desenvolvida percebi um conjunto de efeitos produzidos por tais saberes. 1) Moralizaccio dos infantis - discursos relacionados ao comportamento dos alunos que objetivam produzir uma forma de ser, agir e se conduzir no mundo baseada em determinados princípios morais. A partir da descrição dos professores foi possível construir três grupos de alunos anormais: os "potencialmente criminosos", os "instauradores d o caos" e os sujeitos "(in)cômodos". 2) Fortalecimento dos discursos psi - discursos vinculados ao campo de saber da psicologia que utilizam técnicas como a arte, a dança, a expressão, exercidas pelos especialistas, como rituais de confissão com objetivo de "desvendar a subjetividade infantil" e produzir nos alunos uma "autotransformação de si". 3) Medicalização da anormalidade - partindo do discurso cientifico, o saber medico ao conhecer e nomear os sujeitos anormais os classifica por meio de laudos e diagnósticos e, ao mesmo tempo, coloca em funcionamento técnicas de normalização que operam através do use de medicamentos e dos atendimentos sistemáticos oferecidos aos alunos. 4) Expressão contemporeinea do discurso pedagógico - o saber pedagógico constitui-se em um espaço entremeado por outros saberes e sustentado principalmente pelas ciências psi. A "pulverização das intervenções educativas", a "centralização do aluno" e a "descentralização do professor" podem ser consideradas algumas das formas contemporâneas da expressão do saber pedagógico. Em síntese, a partir da articulação existente entre esses saberes e principalmente da forma com operam sobre os sujeitos, pude compreender a inclusão escolar como uma estratégia da governamentalidade que toma os indivíduos como instrumentos produtivos para a preservação da ordem social e para a manutenção da seguridade da população.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-03T17:13:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/21420
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000736936
url http://hdl.handle.net/10183/21420
identifier_str_mv 000736936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/zip
application/zip
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21420/4/000736936.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21420/1/000736936.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21420/2/000736936.zip
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21420/3/000736936-02.zip
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21420/5/000736936.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ff41ed6f66bdefbdc5192161ddcfb30
5a904e0b367c27088959dc6ad17aae63
a6226dc53dddac17899b3f1768ca3b83
fb289930cba997a038f6a6fdaae96a17
b1c7507071a29363c58ebc15daab7fa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085171301449728