Características da postura corporal de escolares da rede municipal de ensino de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Suzana
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14728
Resumo: Sintomas álgicos, de sobrecarga e de alteração da estrutura corporal estão presentes na população adulta e infanto-juvenil. O objetivo deste estudo foi descrever e associar postura ortostática, execução de Atividades de Vida Diária (AVDs), Amplitude de Movimento Articular (ADM) e dor nas costas de escolares. Foram avaliados 430 escolares do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – RS, com idade entre 6 e 18 anos. Foi realizada avaliação da postura ortostática, da postura dinâmica (sentar para escrever e transportar o material escolar), teste de Adams, mensurações do ângulo Q, mensurações das ADMs do quadril, joelho e tornozelo, teste de Schober total e lombar, teste de extensão da coluna total e lombar e avaliação da dor. Os resultados mostraram uma tendência dos escolares posicionarem-se anteriormente ao fio de prumo, independente da faixa etária em que se encontravam. A angulação média observada nas curvaturas da coluna foi 28,67º para lordose cervical, 26,47º para cifose dorsal e 24,42º para lordose lombar. A avaliação do alinhamento horizontal de pontos anatômicos mostrou que estavam alinhados 10,1% dos acrômios, 19,4% das espinhas ilíacas ântero superiores (E.I.A.S.), 20,8% dos ângulos inferiores das escápulas e 42,9% das espinhas ilíacas póstero superiores (E.I.P.S.). O valor médio obtido para ângulo Q do joelho direito foi de 16,20º; e para o joelho esquerdo, 16,60º. O teste de Adams foi positivo em 21,4% com predominância de saliência paraespinhal lombar esquerda seguida de gibosidade dorso-lombar esquerda. Na avaliação da postura sentada para escrever, na qual os avaliados poderiam atingir de 0 a 4 pontos, o maior percentual de escolares obteve um ponto no momento 1 e zero nos momentos 2, 3 e 4 da filmagem. A avaliação sobre transportar material escolar mostrou que 69,2% dos escolares usam mochila e seu peso ultrapassa 10% do peso corporal somente em 9% dos casos. Comparando as médias das ADMs apresentadas pelos avaliados com as divulgadas pela literatura, observou-se que as amplitudes de rotação interna e externa da coxo-femural e flexão plantar do tornozelo do grupo avaliado foram menores. Os escolares apresentaram o valor médio de 8,01 cm para teste de Schober total, o que estava abaixo do considerado adequado pela literatura. Dor foi referida por 29% dos escolares. A região lombar foi a mais mencionada e a intensidade predominou entre média e fraca. Não foi verificada associação entre dor e peso da mochila. Ocorreu diferença significativa entre os que sentiam e não sentiam dor no terceiro momento da análise da filmagem da posição sentada. A amplitude do movimento de flexão da articulação coxo-femural com joelho direito flexionado apresentou diferença significativa entre os que sentiam e não sentiam dor, sendo maior nos que sentiam dor. Os resultados deste estudo fornecem informações a respeito da postura corporal dos escolares do ensino fundamental das escolas municipais de Porto Alegre. Não foi feita uma investigação com o intuito de verificar o que estava certo ou errado, mas de conhecer melhor os escolares e auxiliar na criação de projetos de educação postural adequados à realidade desta população.
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spelling Moreira, SuzanaSouza, Jorge Luiz de2008-11-21T04:12:57Z2008http://hdl.handle.net/10183/14728000667109Sintomas álgicos, de sobrecarga e de alteração da estrutura corporal estão presentes na população adulta e infanto-juvenil. O objetivo deste estudo foi descrever e associar postura ortostática, execução de Atividades de Vida Diária (AVDs), Amplitude de Movimento Articular (ADM) e dor nas costas de escolares. Foram avaliados 430 escolares do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – RS, com idade entre 6 e 18 anos. Foi realizada avaliação da postura ortostática, da postura dinâmica (sentar para escrever e transportar o material escolar), teste de Adams, mensurações do ângulo Q, mensurações das ADMs do quadril, joelho e tornozelo, teste de Schober total e lombar, teste de extensão da coluna total e lombar e avaliação da dor. Os resultados mostraram uma tendência dos escolares posicionarem-se anteriormente ao fio de prumo, independente da faixa etária em que se encontravam. A angulação média observada nas curvaturas da coluna foi 28,67º para lordose cervical, 26,47º para cifose dorsal e 24,42º para lordose lombar. A avaliação do alinhamento horizontal de pontos anatômicos mostrou que estavam alinhados 10,1% dos acrômios, 19,4% das espinhas ilíacas ântero superiores (E.I.A.S.), 20,8% dos ângulos inferiores das escápulas e 42,9% das espinhas ilíacas póstero superiores (E.I.P.S.). O valor médio obtido para ângulo Q do joelho direito foi de 16,20º; e para o joelho esquerdo, 16,60º. O teste de Adams foi positivo em 21,4% com predominância de saliência paraespinhal lombar esquerda seguida de gibosidade dorso-lombar esquerda. Na avaliação da postura sentada para escrever, na qual os avaliados poderiam atingir de 0 a 4 pontos, o maior percentual de escolares obteve um ponto no momento 1 e zero nos momentos 2, 3 e 4 da filmagem. A avaliação sobre transportar material escolar mostrou que 69,2% dos escolares usam mochila e seu peso ultrapassa 10% do peso corporal somente em 9% dos casos. Comparando as médias das ADMs apresentadas pelos avaliados com as divulgadas pela literatura, observou-se que as amplitudes de rotação interna e externa da coxo-femural e flexão plantar do tornozelo do grupo avaliado foram menores. Os escolares apresentaram o valor médio de 8,01 cm para teste de Schober total, o que estava abaixo do considerado adequado pela literatura. Dor foi referida por 29% dos escolares. A região lombar foi a mais mencionada e a intensidade predominou entre média e fraca. Não foi verificada associação entre dor e peso da mochila. Ocorreu diferença significativa entre os que sentiam e não sentiam dor no terceiro momento da análise da filmagem da posição sentada. A amplitude do movimento de flexão da articulação coxo-femural com joelho direito flexionado apresentou diferença significativa entre os que sentiam e não sentiam dor, sendo maior nos que sentiam dor. Os resultados deste estudo fornecem informações a respeito da postura corporal dos escolares do ensino fundamental das escolas municipais de Porto Alegre. Não foi feita uma investigação com o intuito de verificar o que estava certo ou errado, mas de conhecer melhor os escolares e auxiliar na criação de projetos de educação postural adequados à realidade desta população.Painful simphtoms, from overload and body structural alteration are present in the adult and infant-juvenile population. The objective of this study was to describe and to associate orthostatic posture, execution of daily activities (DA), range of motion (ROM) and students back pain. It was evaluated 430 Fundamental School students of Municipal Schools from Porto Alegre-RS, aged between 6 and 8 years old. The orthostatic posture was evaluated, dynamic posture (sitting to write and to carry the school material), Adam’s forward-bending test, Q-angle measurement, measurement of the hip, knee and ankle ROMs, total and lumbar Schober test, extension test of the total and lumbar spine and pain evaluation. The results showed a tendency of the students to position themselves forward to the reference line, regardless of their age. The mean angulation observed on the spine curvature was 28,67º for the cervical lordosis, 26,47º for the thoracic kyphosis and 24,42º for the lumbar lordosis. The evaluation of the horizontal alignment of the anatomic points showed that were aligned 10,1% of the acromions, 19,4% of the anterior superior iliac spines(E.I.A.S), 20,8% of the inferior angle of the scapula and 42,9% of the superior anterior iliac spines(E.I.P.S). The mean value obtained for the right knee Q- angle was 16,20º and for the left knee it was 16,60%. The Adams forward-bending test was positive in 21,4% with predominance of the left lumbar flank prominence followed by left dorso-lumbar thoracic rotational prominence. On the evaluation of posture while students were writing, where the evaluated could reach from 0 to 4 points, the biggest percentage of the students got one point on the moment 1 and zero on the moments 2, 3 and 4 of the filming. The evaluation of carrying school material showed that 69,2% of the students wear backpack and its weight goes over 10% of the body weight only in 9% of the cases. Comparing the ROMs means presented by the evaluated with the ones publicized through the literature, it was observed that the range of the hip external and internal rotation and the ankle plantar flexion from the evaluated group were smaller. The students presented the mean value of 8,01 cm for the total Schober test which was lower of the considered appropriate by the literature. The back pain was referred by 29% of the students. The lumbar region was the most mentioned and the intensity predominated between medium and low. It was not verified the relation between back pain and weight of the backpack. There were a significant difference between the ones that felt pain and the ones that did not feel pain on the third moment of the filming when they were in the sitting position. The range of the right hip flexion with the knee flexed presented significant difference between the ones that felt pain and the ones that did not feel pain, being stronger on the ones that felt pain. The results of this study give information about the body posture of the students from the municipal schools in Porto Alegre. It was not made any investigation in order to verify what was right or wrong, but just to know the students better and help them with educational postural projects, appropriated to this population reality.application/pdfporPostura corporalArticulaçõesMovimento humanoDor nas costasEstudantesAvaliaçãoPostureStudentsTo sitBackpackRange of motionPainCaracterísticas da postura corporal de escolares da rede municipal de ensino de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000667109.pdf000667109.pdfTexto completoapplication/pdf2174172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14728/1/000667109.pdfa171da0bf43d2cbd95284d03495e7a74MD51TEXT000667109.pdf.txt000667109.pdf.txtExtracted Texttext/plain221042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14728/2/000667109.pdf.txtde97ed54160740e010b38052f94f3ba4MD52THUMBNAIL000667109.pdf.jpg000667109.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14728/3/000667109.pdf.jpgedf0daf3030aea6887cd412270b0e784MD5310183/147282018-10-16 08:59:27.443oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14728Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:59:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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