A viola e o caipira no século XXI : o instrumento musical e sua relação nos processos de subjetivação caipira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/213055 |
Resumo: | A viola caipira é um instrumento com forte identificação com a cultura caipira e com sua sonoridade. As músicas caipiras tocadas com viola são conhecidas como modas de violas. O interior do estado de São Paulo (Brasil) possui ligação histórica com a cultura caipira, fruto da integração de variadas culturas em contato com a população nativa Tupi. Uma cultura relacionada a modos de vida no campo, com um dialeto característico e uma sonoridade musical própria. Ao longo do século XX, com as transformações da vida e do trabalho no campo e com a urbanização do estado de São Paulo, imaginou-se a crise das bases da cultura caipira frente à cidade. Ao mesmo tempo, com o desenvolvimento da indústria fonográfica e do rádio a partir do início daquele século, as modas de viola e o gênero de música caipira se tornaram muito populares por todo o país. Em um cenário hoje em que o estado é quase todo urbanizado, com as transformações da vida no campo e com os fluxos globais de comunicação via smartphones, há a continuidade da cultura caipira como referência aos sujeitos e seus processos de subjetivação. Para pensar esses processos, neste trabalho abordo as emoções e imaginários mobilizados nas modas de viola entoadas pelo Grupo de Viola Morena da Fronteira, da cidade de Socorro, SP, com quem tive contato entre 2018 e 2020 – explicitando a materialidade da cultura caipira na relação criada entre violas, violeiros e suas modas. |
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Salgado, Lucas RochaOliven, Ruben George2020-08-26T03:37:04Z2020http://hdl.handle.net/10183/213055001116918A viola caipira é um instrumento com forte identificação com a cultura caipira e com sua sonoridade. As músicas caipiras tocadas com viola são conhecidas como modas de violas. O interior do estado de São Paulo (Brasil) possui ligação histórica com a cultura caipira, fruto da integração de variadas culturas em contato com a população nativa Tupi. Uma cultura relacionada a modos de vida no campo, com um dialeto característico e uma sonoridade musical própria. Ao longo do século XX, com as transformações da vida e do trabalho no campo e com a urbanização do estado de São Paulo, imaginou-se a crise das bases da cultura caipira frente à cidade. Ao mesmo tempo, com o desenvolvimento da indústria fonográfica e do rádio a partir do início daquele século, as modas de viola e o gênero de música caipira se tornaram muito populares por todo o país. Em um cenário hoje em que o estado é quase todo urbanizado, com as transformações da vida no campo e com os fluxos globais de comunicação via smartphones, há a continuidade da cultura caipira como referência aos sujeitos e seus processos de subjetivação. Para pensar esses processos, neste trabalho abordo as emoções e imaginários mobilizados nas modas de viola entoadas pelo Grupo de Viola Morena da Fronteira, da cidade de Socorro, SP, com quem tive contato entre 2018 e 2020 – explicitando a materialidade da cultura caipira na relação criada entre violas, violeiros e suas modas.Viola caipira is an instrument with strong identification with the caipira culture and its sound. Caipira songs played with viola caipira are named modas de viola. The inland of the state of São Paulo, Brazil, has a historical connection with this culture, the result of the integration of various cultures in contact with the native Tupi population. A culture related to ways of life in the countryside, with a characteristic dialect and its own musical sound. Throughout the twentieth century, with the changes in life and work in the countryside and with the urbanization of the São Paulo state, scientists imagined a crisis of the basis of the caipira culture facing the city. At the same time, with the development of the phonographic and radio industry from the beginning of the twentieth century, the caipira songs modas de viola and the caipira music genre became very popular throughout the country. Today, in a scenario in which the state of São Paulo is almost entirely urbanized, with transformations in rural life and global communication flows via smartphones, there is an inheritance of caipira culture as a reference for subjects and their subjectivation processes. To think about these processes, in this work, I look at the emotions and imaginary mobilized in the caipira songs intoned by the group Grupo de Viola Morena da Fronteira, from the city of Socorro, SP (Brazil) - with whom I contacted between 2018 and 2020 - explaining the materiality of the caipira culture in the relationship created among the caipira musical instrument, those who play it and the caipira songs.application/pdfporViola caipiraMúsica sertanejaCultura musicalViola (Música)Brazilian traditional musicCaipiraCaipira cultureGlobalizationModas de violaViola caipiraA viola e o caipira no século XXI : o instrumento musical e sua relação nos processos de subjetivação caipirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116918.pdf.txt001116918.pdf.txtExtracted Texttext/plain204309http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213055/2/001116918.pdf.txtf90bffe1a1f63095bbf132727c04f032MD52ORIGINAL001116918.pdfTexto completoapplication/pdf2845328http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213055/1/001116918.pdf7b4da8016a78ee362c77f4cd1a0fdb38MD5110183/2130552020-08-27 03:37:11.062231oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213055Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-08-27T06:37:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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