Rede de educação cidadã - RECID : correlações de forças entre a educação popular e a política pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garim, Eliane Cristina Rosalino
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149076
Resumo: Do pressuposto de que a teoria e a prática não se separam, e inexistem uma sem a outra, nasce o desejo de compreender as relações que envolvem a Rede de Educação Cidadã - RECID, enquanto proposição para a construção de um Projeto Popular para o Brasil. Objetivando compreender as contradições existentes entre Estado e sociedade na implementação e desenvolvimento da Recid como uma Rede de articulação política e social e as formas encontradas para sua superação; e, especificamente, conhecer a proposta política da Rede de Educação Cidadã por meio da educação popular a partir das suas contradições, e, localizar e analisar os conceitos-chave da proposta de educação da Rede – Recid naqueles aspectos que garantem sua sustentabilidade, junto das entidades parceiras. A metodologia da triangulação, alicerçada no materialismo histórico dialético e em uma composição de diversas técnicas de coleta de dados, análise de documentos, das teorias e das entrevistas com 13 educadores e gestores da Rede, produz achados práxicos em três categorias: as dimensões pedagógica, organizativa e política. As contradições entre a pouca intencionalidade política de ações na relação base – educadores e educadoras; entre a horizontalidade e verticalidade organizativas; e, o financiamento e as políticas públicas. Os movimentos sociais populares constituem o ser social da Recid na contemporaneidade, numa correlação de forças hegemonizadas pelo Estado frente à cidadania.
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