Rede de educação cidadã - RECID : correlações de forças entre a educação popular e a política pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/149076 |
Resumo: | Do pressuposto de que a teoria e a prática não se separam, e inexistem uma sem a outra, nasce o desejo de compreender as relações que envolvem a Rede de Educação Cidadã - RECID, enquanto proposição para a construção de um Projeto Popular para o Brasil. Objetivando compreender as contradições existentes entre Estado e sociedade na implementação e desenvolvimento da Recid como uma Rede de articulação política e social e as formas encontradas para sua superação; e, especificamente, conhecer a proposta política da Rede de Educação Cidadã por meio da educação popular a partir das suas contradições, e, localizar e analisar os conceitos-chave da proposta de educação da Rede – Recid naqueles aspectos que garantem sua sustentabilidade, junto das entidades parceiras. A metodologia da triangulação, alicerçada no materialismo histórico dialético e em uma composição de diversas técnicas de coleta de dados, análise de documentos, das teorias e das entrevistas com 13 educadores e gestores da Rede, produz achados práxicos em três categorias: as dimensões pedagógica, organizativa e política. As contradições entre a pouca intencionalidade política de ações na relação base – educadores e educadoras; entre a horizontalidade e verticalidade organizativas; e, o financiamento e as políticas públicas. Os movimentos sociais populares constituem o ser social da Recid na contemporaneidade, numa correlação de forças hegemonizadas pelo Estado frente à cidadania. |
id |
URGS_8f47934da04fedf18cbc768b322b6eca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149076 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Garim, Eliane Cristina RosalinoMachado, Carmen Lúcia Bezerra2016-10-15T02:14:58Z2016http://hdl.handle.net/10183/149076001004790Do pressuposto de que a teoria e a prática não se separam, e inexistem uma sem a outra, nasce o desejo de compreender as relações que envolvem a Rede de Educação Cidadã - RECID, enquanto proposição para a construção de um Projeto Popular para o Brasil. Objetivando compreender as contradições existentes entre Estado e sociedade na implementação e desenvolvimento da Recid como uma Rede de articulação política e social e as formas encontradas para sua superação; e, especificamente, conhecer a proposta política da Rede de Educação Cidadã por meio da educação popular a partir das suas contradições, e, localizar e analisar os conceitos-chave da proposta de educação da Rede – Recid naqueles aspectos que garantem sua sustentabilidade, junto das entidades parceiras. A metodologia da triangulação, alicerçada no materialismo histórico dialético e em uma composição de diversas técnicas de coleta de dados, análise de documentos, das teorias e das entrevistas com 13 educadores e gestores da Rede, produz achados práxicos em três categorias: as dimensões pedagógica, organizativa e política. As contradições entre a pouca intencionalidade política de ações na relação base – educadores e educadoras; entre a horizontalidade e verticalidade organizativas; e, o financiamento e as políticas públicas. Os movimentos sociais populares constituem o ser social da Recid na contemporaneidade, numa correlação de forças hegemonizadas pelo Estado frente à cidadania.The assumption that the theory and practice do not separate, and do not exist without the other, is born the desire to understand the relationships that involve the Network of Citizen Education - Recid while proposition for the construction of a Popular Project for Brazil. Aiming to understand the contradictions between state and society in the implementation and development of recid as a political organization and social network and ways found to overcome them; and specifically meet the proposed policy of the Citizen Education Network through popular education from its contradictions, and locate and analyze the key concepts of Network education proposal - recid those aspects that guarantee its sustainability, with the partner organizations. The methodology of triangulation, based on historical dialectic materialism and a composition of different data collection techniques, document analysis, theories and interviews with 13 educators and Network managers, produces práxicos findings into three categories: the pedagogical dimensions, organizational and policy. The contradictions between the little political intentionality of actions in the basic relationship - educators; between horizontality and verticality organizational; and, funding and public policy. The popular social movements constitute the social being of recid in contemporary times, a correlation hegemonizadas forces by the State and the citizens.application/pdfporEducação popularMovimentos sociaisPopular educationNetworksPublic policyPopular social movementsCorrelation of forcesRede de educação cidadã - RECID : correlações de forças entre a educação popular e a política públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001004790.pdf001004790.pdfTexto completoapplication/pdf2748272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149076/1/001004790.pdf36b4db7dbe4e03fbceb46cb7c67c777cMD51TEXT001004790.pdf.txt001004790.pdf.txtExtracted Texttext/plain341558http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149076/2/001004790.pdf.txt04f97564a20ea6bc375e6f1aea2dbb87MD52THUMBNAIL001004790.pdf.jpg001004790.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149076/3/001004790.pdf.jpg9bc8b5e19875c6e038a2312f0bb8ad81MD5310183/1490762018-10-29 09:13:53.322oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149076Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T12:13:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rede de educação cidadã - RECID : correlações de forças entre a educação popular e a política pública |
title |
Rede de educação cidadã - RECID : correlações de forças entre a educação popular e a política pública |
spellingShingle |
Rede de educação cidadã - RECID : correlações de forças entre a educação popular e a política pública Garim, Eliane Cristina Rosalino Educação popular Movimentos sociais Popular education Networks Public policy Popular social movements Correlation of forces |
title_short |
Rede de educação cidadã - RECID : correlações de forças entre a educação popular e a política pública |
title_full |
Rede de educação cidadã - RECID : correlações de forças entre a educação popular e a política pública |
title_fullStr |
Rede de educação cidadã - RECID : correlações de forças entre a educação popular e a política pública |
title_full_unstemmed |
Rede de educação cidadã - RECID : correlações de forças entre a educação popular e a política pública |
title_sort |
Rede de educação cidadã - RECID : correlações de forças entre a educação popular e a política pública |
author |
Garim, Eliane Cristina Rosalino |
author_facet |
Garim, Eliane Cristina Rosalino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garim, Eliane Cristina Rosalino |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Carmen Lúcia Bezerra |
contributor_str_mv |
Machado, Carmen Lúcia Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação popular Movimentos sociais |
topic |
Educação popular Movimentos sociais Popular education Networks Public policy Popular social movements Correlation of forces |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Popular education Networks Public policy Popular social movements Correlation of forces |
description |
Do pressuposto de que a teoria e a prática não se separam, e inexistem uma sem a outra, nasce o desejo de compreender as relações que envolvem a Rede de Educação Cidadã - RECID, enquanto proposição para a construção de um Projeto Popular para o Brasil. Objetivando compreender as contradições existentes entre Estado e sociedade na implementação e desenvolvimento da Recid como uma Rede de articulação política e social e as formas encontradas para sua superação; e, especificamente, conhecer a proposta política da Rede de Educação Cidadã por meio da educação popular a partir das suas contradições, e, localizar e analisar os conceitos-chave da proposta de educação da Rede – Recid naqueles aspectos que garantem sua sustentabilidade, junto das entidades parceiras. A metodologia da triangulação, alicerçada no materialismo histórico dialético e em uma composição de diversas técnicas de coleta de dados, análise de documentos, das teorias e das entrevistas com 13 educadores e gestores da Rede, produz achados práxicos em três categorias: as dimensões pedagógica, organizativa e política. As contradições entre a pouca intencionalidade política de ações na relação base – educadores e educadoras; entre a horizontalidade e verticalidade organizativas; e, o financiamento e as políticas públicas. Os movimentos sociais populares constituem o ser social da Recid na contemporaneidade, numa correlação de forças hegemonizadas pelo Estado frente à cidadania. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-15T02:14:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/149076 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001004790 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/149076 |
identifier_str_mv |
001004790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149076/1/001004790.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149076/2/001004790.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149076/3/001004790.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
36b4db7dbe4e03fbceb46cb7c67c777c 04f97564a20ea6bc375e6f1aea2dbb87 9bc8b5e19875c6e038a2312f0bb8ad81 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085381670961152 |