Avaliação de desempenho de recapeamentos asfálticos com camada intemediária de geotêxtil submetidos à solicitação por simulador de tráfego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiorin, Marcelo Menezes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17644
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados e análises do monitoramento de um recapeamento asfáltico executado com camada intermediária de geotêxtil. A pista experimental vem sendo solicitada desde 1999, em uma pesquisa que se encontra na sua terceira fase, atingindo 1.103.885 ciclos de carga de 100 kN aplicados. Nessa última fase de estudo o tráfego foi aplicado entre Setembro de 2008 e Fevereiro de 2009, totalizando 121.685 ciclos de carga de eixo de 100 kN. A pista foi dividida em três regiões, sendo empregado em duas delas geotêxteis impregnados com asfalto. Durante o período de estudo foram monitorados parâmetros de resposta estrutural, através de medidas de deflexões e bacias defletométricas, parâmetros de comportamento, através de medidas de deformações permanentes e mapeamento de trincas, e por fim parâmetros ambientais, através das medidas de temperatura do ar e precipitações. Foram também aplicados modelos de previsão de desempenho para o caso de reflexões de trincas. O monitoramento do trincamento na pista mostrou que as regiões com geotêxtil tiveram melhor desempenho quando comparadas à região sem camada intermediária. O comprimento de trincas no final do estudo foi de 764 cm na região sem camada intermediária, 328 cm na região com geotêxtil G150 e 554 cm na região com geotêxtil G150 TF. Foram extraídos corpos de prova da pista, sobre algumas trincas, de modo a se visualizar o modo de desenvolvimento do trincamento, e também para buscar se identificar onde ocorreu trincamento por reflexão. Não foi possível extrair CPs de todas as trincas face a proximidade das mesmas e das dimensões da sonda rotativa, porém do material retirado observou-se ocorrência de trincamento por reflexão, trincamento por fadiga e também trincamento conhecido como top-down cracking (TDC). Os resultados evidenciam que a inclusão de geotêxteis como camada de absorção de tensões aumenta significativamente a vida de recapeamentos asfálticos executados sobre pavimentos trincados.
id URGS_8f82d954b3919d5b69789c8d7765ebe3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17644
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fiorin, Marcelo MenezesNunez, Washington Peres2009-11-13T04:14:56Z2009http://hdl.handle.net/10183/17644000721891Esta dissertação apresenta os resultados e análises do monitoramento de um recapeamento asfáltico executado com camada intermediária de geotêxtil. A pista experimental vem sendo solicitada desde 1999, em uma pesquisa que se encontra na sua terceira fase, atingindo 1.103.885 ciclos de carga de 100 kN aplicados. Nessa última fase de estudo o tráfego foi aplicado entre Setembro de 2008 e Fevereiro de 2009, totalizando 121.685 ciclos de carga de eixo de 100 kN. A pista foi dividida em três regiões, sendo empregado em duas delas geotêxteis impregnados com asfalto. Durante o período de estudo foram monitorados parâmetros de resposta estrutural, através de medidas de deflexões e bacias defletométricas, parâmetros de comportamento, através de medidas de deformações permanentes e mapeamento de trincas, e por fim parâmetros ambientais, através das medidas de temperatura do ar e precipitações. Foram também aplicados modelos de previsão de desempenho para o caso de reflexões de trincas. O monitoramento do trincamento na pista mostrou que as regiões com geotêxtil tiveram melhor desempenho quando comparadas à região sem camada intermediária. O comprimento de trincas no final do estudo foi de 764 cm na região sem camada intermediária, 328 cm na região com geotêxtil G150 e 554 cm na região com geotêxtil G150 TF. Foram extraídos corpos de prova da pista, sobre algumas trincas, de modo a se visualizar o modo de desenvolvimento do trincamento, e também para buscar se identificar onde ocorreu trincamento por reflexão. Não foi possível extrair CPs de todas as trincas face a proximidade das mesmas e das dimensões da sonda rotativa, porém do material retirado observou-se ocorrência de trincamento por reflexão, trincamento por fadiga e também trincamento conhecido como top-down cracking (TDC). Os resultados evidenciam que a inclusão de geotêxteis como camada de absorção de tensões aumenta significativamente a vida de recapeamentos asfálticos executados sobre pavimentos trincados.This dissertation presents the results of the monitoring and analysis of an overlay executed with intermediate geotextile layer. The experimental track has been requested since 1999, in a research that is in its third phase, reaching 1.103.885 cycles of 100 kN axle load applied. In this last phase of the study, the traffic was applied between September 2008 and February 2009, totaling 121.685 cycles of 100 kN axle load. The track is divided into three regions, two of them uses geotextiles impregnated with asphalt. During the study period were monitored parameters of structural response, by means of deflections and basins, parameters of behavior, by means of permanent deformation and mapping of cracks, and finally environmental parameters, through the measures of air temperature and rainfall. Models were also applied to predict the performance of the overlay. The monitoring of cracking showed that regions with geotextile had improved performance when compared to the region without intermediate layer. The length of cracks at the end of the study was 764 cm in the region without intermediate layer, 328 cm in the region with geotextile G150 and 554 cm in the region with geotextile G150 TF. Samples were extracted from the track to see how the cracking was developed and also to identify where there was reflective cracking. On the material removed was observed occurrence of reflective cracking, fatigue cracking and also top-down cracking (TDC). The results show that geotextiles increases the life of concrete asphaltic overlays.application/pdfporPavimentaçãoGeotêxteisRodovias : RestauraçãoEnsaios aceleradosReflective crackingOverlaysGeotextileAPTTraffic simulatorPrediction modelsAvaliação de desempenho de recapeamentos asfálticos com camada intemediária de geotêxtil submetidos à solicitação por simulador de tráfegoPerformance evaluation of asphalt overlays containing intermediate layer of geotextile submitted to traffic simulator info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000721891.pdf000721891.pdfTexto completoapplication/pdf5502815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17644/1/000721891.pdf7db313560472092306e4c8c911b660f5MD51TEXT000721891.pdf.txt000721891.pdf.txtExtracted Texttext/plain167095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17644/2/000721891.pdf.txta32b41c591fdafa30ee97769a5944b07MD52THUMBNAIL000721891.pdf.jpg000721891.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg900http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17644/3/000721891.pdf.jpg87c5a9a5ab1c6dc8ca394b21fb5eed0eMD5310183/176442018-10-18 07:28:58.463oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17644Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:28:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de desempenho de recapeamentos asfálticos com camada intemediária de geotêxtil submetidos à solicitação por simulador de tráfego
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Performance evaluation of asphalt overlays containing intermediate layer of geotextile submitted to traffic simulator
title Avaliação de desempenho de recapeamentos asfálticos com camada intemediária de geotêxtil submetidos à solicitação por simulador de tráfego
spellingShingle Avaliação de desempenho de recapeamentos asfálticos com camada intemediária de geotêxtil submetidos à solicitação por simulador de tráfego
Fiorin, Marcelo Menezes
Pavimentação
Geotêxteis
Rodovias : Restauração
Ensaios acelerados
Reflective cracking
Overlays
Geotextile
APT
Traffic simulator
Prediction models
title_short Avaliação de desempenho de recapeamentos asfálticos com camada intemediária de geotêxtil submetidos à solicitação por simulador de tráfego
title_full Avaliação de desempenho de recapeamentos asfálticos com camada intemediária de geotêxtil submetidos à solicitação por simulador de tráfego
title_fullStr Avaliação de desempenho de recapeamentos asfálticos com camada intemediária de geotêxtil submetidos à solicitação por simulador de tráfego
title_full_unstemmed Avaliação de desempenho de recapeamentos asfálticos com camada intemediária de geotêxtil submetidos à solicitação por simulador de tráfego
title_sort Avaliação de desempenho de recapeamentos asfálticos com camada intemediária de geotêxtil submetidos à solicitação por simulador de tráfego
author Fiorin, Marcelo Menezes
author_facet Fiorin, Marcelo Menezes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiorin, Marcelo Menezes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunez, Washington Peres
contributor_str_mv Nunez, Washington Peres
dc.subject.por.fl_str_mv Pavimentação
Geotêxteis
Rodovias : Restauração
Ensaios acelerados
topic Pavimentação
Geotêxteis
Rodovias : Restauração
Ensaios acelerados
Reflective cracking
Overlays
Geotextile
APT
Traffic simulator
Prediction models
dc.subject.eng.fl_str_mv Reflective cracking
Overlays
Geotextile
APT
Traffic simulator
Prediction models
description Esta dissertação apresenta os resultados e análises do monitoramento de um recapeamento asfáltico executado com camada intermediária de geotêxtil. A pista experimental vem sendo solicitada desde 1999, em uma pesquisa que se encontra na sua terceira fase, atingindo 1.103.885 ciclos de carga de 100 kN aplicados. Nessa última fase de estudo o tráfego foi aplicado entre Setembro de 2008 e Fevereiro de 2009, totalizando 121.685 ciclos de carga de eixo de 100 kN. A pista foi dividida em três regiões, sendo empregado em duas delas geotêxteis impregnados com asfalto. Durante o período de estudo foram monitorados parâmetros de resposta estrutural, através de medidas de deflexões e bacias defletométricas, parâmetros de comportamento, através de medidas de deformações permanentes e mapeamento de trincas, e por fim parâmetros ambientais, através das medidas de temperatura do ar e precipitações. Foram também aplicados modelos de previsão de desempenho para o caso de reflexões de trincas. O monitoramento do trincamento na pista mostrou que as regiões com geotêxtil tiveram melhor desempenho quando comparadas à região sem camada intermediária. O comprimento de trincas no final do estudo foi de 764 cm na região sem camada intermediária, 328 cm na região com geotêxtil G150 e 554 cm na região com geotêxtil G150 TF. Foram extraídos corpos de prova da pista, sobre algumas trincas, de modo a se visualizar o modo de desenvolvimento do trincamento, e também para buscar se identificar onde ocorreu trincamento por reflexão. Não foi possível extrair CPs de todas as trincas face a proximidade das mesmas e das dimensões da sonda rotativa, porém do material retirado observou-se ocorrência de trincamento por reflexão, trincamento por fadiga e também trincamento conhecido como top-down cracking (TDC). Os resultados evidenciam que a inclusão de geotêxteis como camada de absorção de tensões aumenta significativamente a vida de recapeamentos asfálticos executados sobre pavimentos trincados.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-11-13T04:14:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17644
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000721891
url http://hdl.handle.net/10183/17644
identifier_str_mv 000721891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17644/1/000721891.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17644/2/000721891.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17644/3/000721891.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7db313560472092306e4c8c911b660f5
a32b41c591fdafa30ee97769a5944b07
87c5a9a5ab1c6dc8ca394b21fb5eed0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085158773063680