Assistência técnica e extensão rural como educação de jovens e adultos contemporânea no campo : uma construção de indicadores territoriais de avaliação participativa da formação profissional na agricultura familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dresch, Nelton Luis
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70018
Resumo: Esta tese discute a situação-problema de como perceber, registrar, interpretar e representar a complexidade da construção de um método de Avaliação Participativa de Assistência Técnica e Extensão Rural, como formação profissional de agricultores e agricultoras familiares, considerando pressupostos da Educação de Jovens e Adultos Contemporânea no Campo, então configurada e do Etnodesenvolvimento. Apresento, através da Sociologia Reflexiva, uma narrativa de momentos da Pesquisa-Ação Educadora desenvolvida com oito extensionistas rurais para construção coletiva de Indicadores Territoriais de Avaliação Participativa da Assistência Técnica e Extensão Rural tematizada e a respectiva aplicação e validação através de Pesquisa Participante com 14 famílias de agricultores egressos e egressas de dois cursos do Centro de Treinamento da EMATER-ASCAR/RS situado na Mesorregião Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Discuto a ressignificação metodológica da Pesquisa-Ação Educadora e da Pesquisa Participante vivenciadas. Através do Pós-Modernismo de Resistência, realizo uma Abordagem Multirreferencial como ferramenta dialógica para : articular várias perspectivas teóricas situadas nas vivências da pesquisa; constituir fundamentação teórica adequada às percepções, compreensões e representações dos Mundos da Vida Rural visitados; discutir as implicações em percebermos e assumirmos essa modalidade de Assistência Técnica e Extensão Rural como Educação de Jovens e Adultos Contemporânea no Campo visando o Etnodesenvolvimento na Agricultura Familiar.
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