Física na formação de professores para as séries iniciais: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ostermann, Fernanda
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149616
Resumo: Descreve-se um estudo feito, durante um ano e meio, no Instituto de Educação General Flores da Cunha - Escola Estadual de 12. e 22. graus (e formadora de professores para as séries iniciais) -de Porto Alegre, com o objetivo de analisar o papel da Física na formação de professores para as séries iniciais do 12. grau. Após situar a disciplina de Física no currículo do 22. grau Magistério, do ponto de vista da legislação, faz-se a caracterização da escola-caso e um breve histórico de como essa disciplina foi abordada ao longo dos anos nessa Escola. A experiência pessoal da pesquisadora durante um ano (22. sem. de 1989 e 12. sem. de 1990) com o ti-po de ensino de Física praticado pela Escola, aliada aos resultados de entrevistas realizadas com as professoras das séries iniciais em serviço na Escola ( 12. sem. de1990) subsidiaram uma mudança de enfoque para a Física no 22. grau Magistério: uma nova estratégia de ensino, de natureza construtivista, enfatizando apenas a aprendizagem significativa de conceitos relevantes para o ensino de Ciências nas séries iniciais, foi implementada no 22. semestre de 1990. Os efeitos do uso dessa estratégia, avaliados através de testes de conhecimento, escala de atitudes e entrevistas, foram amplamente satisfatórios e conduziram a uma proposta para o ensino da Física no 22. grau Magistério que lhe dá especificidade e, provavelmente, contribui também para a formação pedagógica dos futuros docentes.
id URGS_9136b43553d90c278317c37ca0385231
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149616
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ostermann, FernandaMoreira, Marco Antonio2016-11-15T02:14:47Z1991http://hdl.handle.net/10183/149616000055589Descreve-se um estudo feito, durante um ano e meio, no Instituto de Educação General Flores da Cunha - Escola Estadual de 12. e 22. graus (e formadora de professores para as séries iniciais) -de Porto Alegre, com o objetivo de analisar o papel da Física na formação de professores para as séries iniciais do 12. grau. Após situar a disciplina de Física no currículo do 22. grau Magistério, do ponto de vista da legislação, faz-se a caracterização da escola-caso e um breve histórico de como essa disciplina foi abordada ao longo dos anos nessa Escola. A experiência pessoal da pesquisadora durante um ano (22. sem. de 1989 e 12. sem. de 1990) com o ti-po de ensino de Física praticado pela Escola, aliada aos resultados de entrevistas realizadas com as professoras das séries iniciais em serviço na Escola ( 12. sem. de1990) subsidiaram uma mudança de enfoque para a Física no 22. grau Magistério: uma nova estratégia de ensino, de natureza construtivista, enfatizando apenas a aprendizagem significativa de conceitos relevantes para o ensino de Ciências nas séries iniciais, foi implementada no 22. semestre de 1990. Os efeitos do uso dessa estratégia, avaliados através de testes de conhecimento, escala de atitudes e entrevistas, foram amplamente satisfatórios e conduziram a uma proposta para o ensino da Física no 22. grau Magistério que lhe dá especificidade e, provavelmente, contribui também para a formação pedagógica dos futuros docentes.A one-and-a-half-year study carried out at Instituto de Educação General Flores da Cunha is described. Instituto de Educação is a public schoollocated in Porto Alegre, which offers primary and secondary education and prepares elementary school teachers. The aim of the study was to analyse the role of physics in the curriculum of the elemantary school teacher preparation course in this school. Initially, the role of physics in the curriculum of this kind of course was examined from a legal point of view. Then, the study focused on the role of physics in the curriculum implemented in this particular school and on how physics has been taught over the years. The researcher's one-year personal experience (second semester of 1989 and first semester of 1990) with this kind of teaching and the results of interviews carried out (first semester of 1990) with in-service elementary school teachers provided ba.ckground for a change in the teaching of physics at the prepatation course: a new instructional strategy was implemented in the second semester of 1990 . This strategy is constructivist and emphasizes the meaningfullearning of physical concepts specifically relevant for science teaching at elementary school levei. The effects of this strategy, evaluated through quizzes, attitude scales and interviews, were fully satisfactory and lead to a proposal for the teaching of physics in the preparation of elementary school teachers. This pr()posal assigns specificity to the teaching of physics in such a way that it is likely to contribute to the pedagogical training of the prospective teachers as well.application/pdfporEnsino de físicaFísica na formação de professores para as séries iniciais: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaCurso de Pós-Graduação em FísicaPorto Alegre, BR-RS1991mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000055589.pdf000055589.pdfTexto completoapplication/pdf22669713http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149616/1/000055589.pdf25aebf884eb632047473280e2f6f9428MD51TEXT000055589.pdf.txt000055589.pdf.txtExtracted Texttext/plain240388http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149616/2/000055589.pdf.txtb665ff3ab1eb3dcf6aa69629e9e255fdMD52THUMBNAIL000055589.pdf.jpg000055589.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149616/3/000055589.pdf.jpg1efe382e70898d215f8904c35b006933MD5310183/1496162023-09-14 03:25:46.588947oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149616Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-14T06:25:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Física na formação de professores para as séries iniciais: um estudo de caso
title Física na formação de professores para as séries iniciais: um estudo de caso
spellingShingle Física na formação de professores para as séries iniciais: um estudo de caso
Ostermann, Fernanda
Ensino de física
title_short Física na formação de professores para as séries iniciais: um estudo de caso
title_full Física na formação de professores para as séries iniciais: um estudo de caso
title_fullStr Física na formação de professores para as séries iniciais: um estudo de caso
title_full_unstemmed Física na formação de professores para as séries iniciais: um estudo de caso
title_sort Física na formação de professores para as séries iniciais: um estudo de caso
author Ostermann, Fernanda
author_facet Ostermann, Fernanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ostermann, Fernanda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Marco Antonio
contributor_str_mv Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
topic Ensino de física
description Descreve-se um estudo feito, durante um ano e meio, no Instituto de Educação General Flores da Cunha - Escola Estadual de 12. e 22. graus (e formadora de professores para as séries iniciais) -de Porto Alegre, com o objetivo de analisar o papel da Física na formação de professores para as séries iniciais do 12. grau. Após situar a disciplina de Física no currículo do 22. grau Magistério, do ponto de vista da legislação, faz-se a caracterização da escola-caso e um breve histórico de como essa disciplina foi abordada ao longo dos anos nessa Escola. A experiência pessoal da pesquisadora durante um ano (22. sem. de 1989 e 12. sem. de 1990) com o ti-po de ensino de Física praticado pela Escola, aliada aos resultados de entrevistas realizadas com as professoras das séries iniciais em serviço na Escola ( 12. sem. de1990) subsidiaram uma mudança de enfoque para a Física no 22. grau Magistério: uma nova estratégia de ensino, de natureza construtivista, enfatizando apenas a aprendizagem significativa de conceitos relevantes para o ensino de Ciências nas séries iniciais, foi implementada no 22. semestre de 1990. Os efeitos do uso dessa estratégia, avaliados através de testes de conhecimento, escala de atitudes e entrevistas, foram amplamente satisfatórios e conduziram a uma proposta para o ensino da Física no 22. grau Magistério que lhe dá especificidade e, provavelmente, contribui também para a formação pedagógica dos futuros docentes.
publishDate 1991
dc.date.issued.fl_str_mv 1991
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-15T02:14:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/149616
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000055589
url http://hdl.handle.net/10183/149616
identifier_str_mv 000055589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149616/1/000055589.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149616/2/000055589.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149616/3/000055589.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 25aebf884eb632047473280e2f6f9428
b665ff3ab1eb3dcf6aa69629e9e255fd
1efe382e70898d215f8904c35b006933
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085384416133120