Ações cooperativas e tecnologias móveis: planejamento, prática e análise de uma sequência de atividades sobre funções reais na escola básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Shéridan dos Reis
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214650
Resumo: Esta pesquisa busca apresentar como ocorre o trabalho coletivo de estudantes do oitavo ano com o uso de smartphones no estudo de Funções de Variável Real. Por meio de uma sequência de atividades, propomos aos estudantes construírem, experimentarem e refletirem sobre os conceitos abordados sobre funções. Caracterizamos o presente estudo em um viés metodológico qualitativo que consistiu na elaboração, aplicação e reflexão teórica de uma sequência de atividades sobre Introdução às Funções, Função Afim e Função Quadrática com a utilização do aplicativo GeoGebra Graphing Calculator. Houveram dois experimentos com sujeitos diferentes que compõem os dados desse estudo. Os dados produzidos pelos estudantes que são os áudios dos diálogos e produções escritas constituíram o material para análise e reflexão da pesquisa. O conceito de cooperação de Jean Piaget foi utilizado como fundamentação teórica desse estudo para analisarmos como o trabalho coletivo dos estudantes durante a sequência de atividades os leva em direção ao conhecimento, seja por meio de suas ações sobre a tecnologia móvel ou suas ações uns sobre os outros ao longo do processo. O uso do aplicativo GeoGebra recebe destaque nesse estudo, já que por meio do seu uso o diálogo entre os sujeitos aconteceu gerando pequenos avanços graduais na busca e elaboração dos conceitos abordados nas atividades. Por fim, verificamos que a partir dos resultados obtidos com a pesquisa, ações cooperativas se fizeram presentes levando os sujeitos em busca da construção dos conhecimentos matemáticos.
id URGS_913c8316dda93e927d0b700c7425d3cc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214650
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pinto, Shéridan dos ReisSilva, Rodrigo Sychocki da2020-11-05T04:07:06Z2020http://hdl.handle.net/10183/214650001119272Esta pesquisa busca apresentar como ocorre o trabalho coletivo de estudantes do oitavo ano com o uso de smartphones no estudo de Funções de Variável Real. Por meio de uma sequência de atividades, propomos aos estudantes construírem, experimentarem e refletirem sobre os conceitos abordados sobre funções. Caracterizamos o presente estudo em um viés metodológico qualitativo que consistiu na elaboração, aplicação e reflexão teórica de uma sequência de atividades sobre Introdução às Funções, Função Afim e Função Quadrática com a utilização do aplicativo GeoGebra Graphing Calculator. Houveram dois experimentos com sujeitos diferentes que compõem os dados desse estudo. Os dados produzidos pelos estudantes que são os áudios dos diálogos e produções escritas constituíram o material para análise e reflexão da pesquisa. O conceito de cooperação de Jean Piaget foi utilizado como fundamentação teórica desse estudo para analisarmos como o trabalho coletivo dos estudantes durante a sequência de atividades os leva em direção ao conhecimento, seja por meio de suas ações sobre a tecnologia móvel ou suas ações uns sobre os outros ao longo do processo. O uso do aplicativo GeoGebra recebe destaque nesse estudo, já que por meio do seu uso o diálogo entre os sujeitos aconteceu gerando pequenos avanços graduais na busca e elaboração dos conceitos abordados nas atividades. Por fim, verificamos que a partir dos resultados obtidos com a pesquisa, ações cooperativas se fizeram presentes levando os sujeitos em busca da construção dos conhecimentos matemáticos.This research seeks to present how the collective work of eighth year students with the use of smartphones occurs in the study of Real Variable Functions. Through a sequence of activities, we propose to students to build, experiment and reflect on the concepts about functions. We characterized the present study in a qualitative methodological bias that consisted of the elaboration, application and theoretical reflection of a sequence of activities on Introduction to Functions, Affine Function and Quadratic Function using the GeoGebra Graphing Calculator application. There were two experiments with different subjects that make up the data for this study. The data produced by the students that are the audios of the dialogues and written productions constituted the material for analysis and reflection of the research. Jean Piaget's concept of cooperation was used as the theoretical basis for this study to analyze how the collective work of students during the sequence of activities leads them towards knowledge, either through their actions on mobile technology or their actions on each other throughout the process. The use of the GeoGebra application is highlighted in this study, since through its use the dialogue between the students happened, generating small gradual advances in the search and elaboration of the concepts covered in the activities. Finally, we found that from the results obtained with the research, cooperative actions were present, taking the students in search of the construction of mathematical knowledge.application/pdfporGeoGebra : SoftwareFuncoes de variaveis reaisPlanejamento de ensinoTecnologias da Informação e Comunicação Móveis e sem Fio (TIMS)Educação MatemáticaAções cooperativas e tecnologias móveis: planejamento, prática e análise de uma sequência de atividades sobre funções reais na escola básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119272.pdf.txt001119272.pdf.txtExtracted Texttext/plain266025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214650/2/001119272.pdf.txt99121dea1d69015c094fc7300313b55aMD52ORIGINAL001119272.pdfTexto completoapplication/pdf1668810http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214650/1/001119272.pdfa1a326633ab0bcea41ca172290efa5abMD5110183/2146502020-11-06 05:09:27.898789oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214650Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-11-06T07:09:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ações cooperativas e tecnologias móveis: planejamento, prática e análise de uma sequência de atividades sobre funções reais na escola básica
title Ações cooperativas e tecnologias móveis: planejamento, prática e análise de uma sequência de atividades sobre funções reais na escola básica
spellingShingle Ações cooperativas e tecnologias móveis: planejamento, prática e análise de uma sequência de atividades sobre funções reais na escola básica
Pinto, Shéridan dos Reis
GeoGebra : Software
Funcoes de variaveis reais
Planejamento de ensino
Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e sem Fio (TIMS)
Educação Matemática
title_short Ações cooperativas e tecnologias móveis: planejamento, prática e análise de uma sequência de atividades sobre funções reais na escola básica
title_full Ações cooperativas e tecnologias móveis: planejamento, prática e análise de uma sequência de atividades sobre funções reais na escola básica
title_fullStr Ações cooperativas e tecnologias móveis: planejamento, prática e análise de uma sequência de atividades sobre funções reais na escola básica
title_full_unstemmed Ações cooperativas e tecnologias móveis: planejamento, prática e análise de uma sequência de atividades sobre funções reais na escola básica
title_sort Ações cooperativas e tecnologias móveis: planejamento, prática e análise de uma sequência de atividades sobre funções reais na escola básica
author Pinto, Shéridan dos Reis
author_facet Pinto, Shéridan dos Reis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Shéridan dos Reis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rodrigo Sychocki da
contributor_str_mv Silva, Rodrigo Sychocki da
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra : Software
Funcoes de variaveis reais
Planejamento de ensino
Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e sem Fio (TIMS)
Educação Matemática
topic GeoGebra : Software
Funcoes de variaveis reais
Planejamento de ensino
Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e sem Fio (TIMS)
Educação Matemática
description Esta pesquisa busca apresentar como ocorre o trabalho coletivo de estudantes do oitavo ano com o uso de smartphones no estudo de Funções de Variável Real. Por meio de uma sequência de atividades, propomos aos estudantes construírem, experimentarem e refletirem sobre os conceitos abordados sobre funções. Caracterizamos o presente estudo em um viés metodológico qualitativo que consistiu na elaboração, aplicação e reflexão teórica de uma sequência de atividades sobre Introdução às Funções, Função Afim e Função Quadrática com a utilização do aplicativo GeoGebra Graphing Calculator. Houveram dois experimentos com sujeitos diferentes que compõem os dados desse estudo. Os dados produzidos pelos estudantes que são os áudios dos diálogos e produções escritas constituíram o material para análise e reflexão da pesquisa. O conceito de cooperação de Jean Piaget foi utilizado como fundamentação teórica desse estudo para analisarmos como o trabalho coletivo dos estudantes durante a sequência de atividades os leva em direção ao conhecimento, seja por meio de suas ações sobre a tecnologia móvel ou suas ações uns sobre os outros ao longo do processo. O uso do aplicativo GeoGebra recebe destaque nesse estudo, já que por meio do seu uso o diálogo entre os sujeitos aconteceu gerando pequenos avanços graduais na busca e elaboração dos conceitos abordados nas atividades. Por fim, verificamos que a partir dos resultados obtidos com a pesquisa, ações cooperativas se fizeram presentes levando os sujeitos em busca da construção dos conhecimentos matemáticos.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-05T04:07:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/214650
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001119272
url http://hdl.handle.net/10183/214650
identifier_str_mv 001119272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214650/2/001119272.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214650/1/001119272.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 99121dea1d69015c094fc7300313b55a
a1a326633ab0bcea41ca172290efa5ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085537290125312