Práticas experimentais e educativas no canteiro de patrimônio cultural e sua contribuição para a promoção de cidadania : canteiro vivo no Centro Cultural Vila Flores em Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wallig, João Felipe Chaves Barcellos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241058
Resumo: Esta dissertação trata de investigar práticas experimentais e educativas no canteiro de obras de patrimônio cultural edificado com a intenção de identificar aspectos relevantes para o campo da preservação e do planejamento urbano, bem como de captar subjetividades como contribuição dessas práticas para a promoção da cidadania. O trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, aplicada a partir das relações sociais e das consequências físico-espaciais observadas em quatro casos brasileiros, denominados neste trabalho de estudos exploratórios, a saber, a Escola Oficina de Salvador/BA, a Vila Itororó/SP, a Zeladoria do Patrimônio e a Mouraria 53/BA. O objeto empírico se trata do programa Canteiro Vivo do Centro Cultural Vila Flores, que é estudado por meio da aplicação da observação participante. A discussão teórico-conceitual foi baseada na obra de Milton Santos, que permitiu a construção da metodologia de análise tanto dos estudos exploratórios quanto do objeto empírico. O conceito de cidadania é central neste trabalho compreendido enquanto a condição de busca pela melhora de vida em sociedade realizada por sujeitos ativos e responsáveis pela história que os envolve. Para fins deste estudo, foram estabelecidas três categorias de análise, vistas como elementos fundamentais nestas práticas de educação patrimonial, a saber, o Indivíduo, a Edificação e a Cidade. As categorias foram construídas a partir do cruzamento de duas matrizes conceituais, que são os conceitos da memória, do território e da técnica presentes na dinâmica do patrimônio cultural, e os conceitos de sensibilidade, sociabilidade e socialidade, presentes nas relações de socialização promovidas nos canteiros de obra com caráter educativo em edificações históricas. Como principais resultados, esta pesquisa demonstra que o canteiro de patrimônio cultural é capaz de contribuir com três aspectos principais: preservar o patrimônio cultural, capacitar tecnicamente indivíduos e promover cidadania.
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A discussão teórico-conceitual foi baseada na obra de Milton Santos, que permitiu a construção da metodologia de análise tanto dos estudos exploratórios quanto do objeto empírico. O conceito de cidadania é central neste trabalho compreendido enquanto a condição de busca pela melhora de vida em sociedade realizada por sujeitos ativos e responsáveis pela história que os envolve. Para fins deste estudo, foram estabelecidas três categorias de análise, vistas como elementos fundamentais nestas práticas de educação patrimonial, a saber, o Indivíduo, a Edificação e a Cidade. As categorias foram construídas a partir do cruzamento de duas matrizes conceituais, que são os conceitos da memória, do território e da técnica presentes na dinâmica do patrimônio cultural, e os conceitos de sensibilidade, sociabilidade e socialidade, presentes nas relações de socialização promovidas nos canteiros de obra com caráter educativo em edificações históricas. Como principais resultados, esta pesquisa demonstra que o canteiro de patrimônio cultural é capaz de contribuir com três aspectos principais: preservar o patrimônio cultural, capacitar tecnicamente indivíduos e promover cidadania.This dissertation investigates experimental and educational practices at the construction site of built cultural heritage with the intention of identifying relevant aspects for the field of preservation and urban planning, as well as capturing subjectivities as a contribution of these practices to the promotion of citizenship. The work presents a qualitative approach, applied from the social relations and physical-spatial consequences observed in four Brazilian cases, called in this work of exploratory studies, namely, the Escola Oficina de Salvador/BA, Vila Itororó/SP, the Zeladoria do Patrimônio and Mouraria 53/BA. The empirical object is the Canteiro Vivo program of the Vila Flores Cultural Center, which is studied through the application of participant observation. The theoretical-conceptual discussion was based on the work of Milton Santos, which allowed the construction of the analysis methodology for both exploratory studies and the empirical object. The concept of citizenship is central in this work, understood as the condition of seeking to improve life in society carried out by active individuals and responsible for the history that surrounds them. For the purposes of this study, three categories of analysis were established, seen as fundamental elements in these practices of heritage education, namely, the Individual, the Building and the City. The categories were built from the intersection of two conceptual matrices, which are the concepts of memory, territory and technique present in the dynamics of cultural heritage, and the concepts of sensitivity, sociability and sociality, present in the socialization relations promoted in the construction sites with an educational character in historic buildings. As main results, this research demonstrates that the cultural heritage site is able to contribute with three main aspects: preserving cultural heritage, technically qualifying individuals and promoting citizenship.application/pdfporPatrimônio culturalEducação patrimonialCanteiro de obrasCidadaniaCultural heritageHeritage educationConstruction siteSocial urban practicesCitizenshipPráticas experimentais e educativas no canteiro de patrimônio cultural e sua contribuição para a promoção de cidadania : canteiro vivo no Centro Cultural Vila Flores em Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e RegionalPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143272.pdf.txt001143272.pdf.txtExtracted Texttext/plain806458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241058/2/001143272.pdf.txt4a884853835ab761f2808f36a873cf5aMD52ORIGINAL001143272.pdfTexto completoapplication/pdf37738893http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241058/1/001143272.pdfa3c8f3d937d735757d5e2d85599fb28eMD5110183/2410582022-06-26 04:46:33.260288oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241058Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-06-26T07:46:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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