Desempenho acadêmico, permanência e desenvolvimento psicossocial de universitários : relação com indicadores da assistência estudantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Ana Maria Jung de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148254
Resumo: Estudos apontam que a decisão de permanência no curso, o desempenho acadêmico e o próprio desenvolvimento psicossocial dos estudantes universitários são afetados por fatores contextuais, pessoais, relacionais e acadêmicos. O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) é uma política governamental que visa reduzir a evasão e o baixo desempenho em universidades federais, indicando potenciais áreas de intervenção. Em uma nova universidade multicampi, o objetivo deste estudo foi relacionar a intenção de permanência, o desempenho acadêmico e a percepção de desenvolvimento psicossocial com as áreas do PNAES, apoio social percebido e aspectos de desenvolvimento de carreira. Resultados indicaram correlações mais altas do apoio social percebido e identidade de carreira com as variáveis-alvo, e baixas ou inexistentes correlações com as áreas do PNAES. Destacou-se o desenvolvimento psicossocial relacionado a todas as variáveis analisadas. Implicações dos resultados para o aprimoramento das políticas e das ações de apoio ao êxito acadêmico são discutidas.
id URGS_922d5708e4b339c274c44f56f671f8c8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148254
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Andrade, Ana Maria Jung deTeixeira, Marco Antonio Pereira2016-09-17T02:14:22Z2014http://hdl.handle.net/10183/148254001000409Estudos apontam que a decisão de permanência no curso, o desempenho acadêmico e o próprio desenvolvimento psicossocial dos estudantes universitários são afetados por fatores contextuais, pessoais, relacionais e acadêmicos. O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) é uma política governamental que visa reduzir a evasão e o baixo desempenho em universidades federais, indicando potenciais áreas de intervenção. Em uma nova universidade multicampi, o objetivo deste estudo foi relacionar a intenção de permanência, o desempenho acadêmico e a percepção de desenvolvimento psicossocial com as áreas do PNAES, apoio social percebido e aspectos de desenvolvimento de carreira. Resultados indicaram correlações mais altas do apoio social percebido e identidade de carreira com as variáveis-alvo, e baixas ou inexistentes correlações com as áreas do PNAES. Destacou-se o desenvolvimento psicossocial relacionado a todas as variáveis analisadas. Implicações dos resultados para o aprimoramento das políticas e das ações de apoio ao êxito acadêmico são discutidas.Different studies indicate that dropout decision, academic grades and psychosocial development among university students are affected by contextual, personal, relational and academic factors. The Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) is a governmental politic that aims to reduce dropouts and low grades in federal public universities, specifying 10 areas to work on and achieve the results proposed. In the context of a recently created multicampi university, this study aims to identify the relation of dropout intention, academic grades, and perception of psychosocial development with PNAES areas, perceived social support and career development aspects. Results indicated higher associations of social support and career identity with the main variables in this study. Low or inexistent relations were observed between the main variables and PNAES areas. Results also pointed out the importance of psychosocial development on the variables analised. Implications of these results for politics improvement and possible actions for academic support are discussed.application/pdfporEstudantes universitáriosEvasão escolar : Ensino superiorDesenvolvimento psicossocialRendimento escolarAssistência estudantilUniversidade Federal da Fronteira SulCollege studentsDropoutsAcademic achievementPsychosocial developmentDesempenho acadêmico, permanência e desenvolvimento psicossocial de universitários : relação com indicadores da assistência estudantilAcademic achievement, dropouts and psychosocial development at university : relations with student assistance indicatorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000409.pdf001000409.pdfTexto completoapplication/pdf1284894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148254/1/001000409.pdf777fac6ef2396a978ba8e709883180b5MD51TEXT001000409.pdf.txt001000409.pdf.txtExtracted Texttext/plain125600http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148254/2/001000409.pdf.txt8e8c7f9d0bd827768bff0a5bf0bac19cMD52THUMBNAIL001000409.pdf.jpg001000409.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148254/3/001000409.pdf.jpg9c9417bfc19c1666d54444bac04cb83dMD5310183/1482542021-07-09 04:39:30.229949oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148254Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-07-09T07:39:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desempenho acadêmico, permanência e desenvolvimento psicossocial de universitários : relação com indicadores da assistência estudantil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Academic achievement, dropouts and psychosocial development at university : relations with student assistance indicators
title Desempenho acadêmico, permanência e desenvolvimento psicossocial de universitários : relação com indicadores da assistência estudantil
spellingShingle Desempenho acadêmico, permanência e desenvolvimento psicossocial de universitários : relação com indicadores da assistência estudantil
Andrade, Ana Maria Jung de
Estudantes universitários
Evasão escolar : Ensino superior
Desenvolvimento psicossocial
Rendimento escolar
Assistência estudantil
Universidade Federal da Fronteira Sul
College students
Dropouts
Academic achievement
Psychosocial development
title_short Desempenho acadêmico, permanência e desenvolvimento psicossocial de universitários : relação com indicadores da assistência estudantil
title_full Desempenho acadêmico, permanência e desenvolvimento psicossocial de universitários : relação com indicadores da assistência estudantil
title_fullStr Desempenho acadêmico, permanência e desenvolvimento psicossocial de universitários : relação com indicadores da assistência estudantil
title_full_unstemmed Desempenho acadêmico, permanência e desenvolvimento psicossocial de universitários : relação com indicadores da assistência estudantil
title_sort Desempenho acadêmico, permanência e desenvolvimento psicossocial de universitários : relação com indicadores da assistência estudantil
author Andrade, Ana Maria Jung de
author_facet Andrade, Ana Maria Jung de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Ana Maria Jung de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Teixeira, Marco Antonio Pereira
contributor_str_mv Teixeira, Marco Antonio Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes universitários
Evasão escolar : Ensino superior
Desenvolvimento psicossocial
Rendimento escolar
Assistência estudantil
Universidade Federal da Fronteira Sul
topic Estudantes universitários
Evasão escolar : Ensino superior
Desenvolvimento psicossocial
Rendimento escolar
Assistência estudantil
Universidade Federal da Fronteira Sul
College students
Dropouts
Academic achievement
Psychosocial development
dc.subject.eng.fl_str_mv College students
Dropouts
Academic achievement
Psychosocial development
description Estudos apontam que a decisão de permanência no curso, o desempenho acadêmico e o próprio desenvolvimento psicossocial dos estudantes universitários são afetados por fatores contextuais, pessoais, relacionais e acadêmicos. O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) é uma política governamental que visa reduzir a evasão e o baixo desempenho em universidades federais, indicando potenciais áreas de intervenção. Em uma nova universidade multicampi, o objetivo deste estudo foi relacionar a intenção de permanência, o desempenho acadêmico e a percepção de desenvolvimento psicossocial com as áreas do PNAES, apoio social percebido e aspectos de desenvolvimento de carreira. Resultados indicaram correlações mais altas do apoio social percebido e identidade de carreira com as variáveis-alvo, e baixas ou inexistentes correlações com as áreas do PNAES. Destacou-se o desenvolvimento psicossocial relacionado a todas as variáveis analisadas. Implicações dos resultados para o aprimoramento das políticas e das ações de apoio ao êxito acadêmico são discutidas.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-17T02:14:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148254
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000409
url http://hdl.handle.net/10183/148254
identifier_str_mv 001000409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148254/1/001000409.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148254/2/001000409.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148254/3/001000409.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 777fac6ef2396a978ba8e709883180b5
8e8c7f9d0bd827768bff0a5bf0bac19c
9c9417bfc19c1666d54444bac04cb83d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085378730754048