As políticas da criatividade : graffiti, street art e desenvolvimento urbano-cultural no Brasil e em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abalos Junior, Jose Luis
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219884
Resumo: A ideia de criatividade tem sido apropriada enquanto política em diversos locais do mundo. Uma das facetas dessa curiosa apropriação são os novos valores dados a intervenção artísticas urbanas caracterizadas desde sua gênese como ilegais, efêmeras e não comissionadas. Quando a criatividade se tornou uma retórica nas políticas das gestões públicas, empresas e museus abriram-se as portas para o graffiti e street art. Estes dois modos de expressão na cidade carregam em si diferenças ontológicas que busco abordar nesse trabalho e são bons exemplos para entendermos as dinâmicas sociais e estéticas do que chamamos de cidades moderno-contemporâneas. Como focos de interesse empírico elegi Porto Alegre - cidade onde conheci uma comunidade heterogênea de artistas urbanos - e Lisboa, capital global na qual fiz o doutorado sanduíche. A questão central que norteou toda a produção dessa tese foi como as políticas da criatividade, relacionadas ao graffiti e a street art, fizeram e fazem parte do desenvolvimento urbano-cultural destas cidades? Meu argumento é que tais políticas são gestadas e narradas por diferentes instituições, mas há algo de libertário nas suas práticas que pode ser intendido como duração das trangressionalidades que estão nas origens diversas destas práticas de expressão urbana. Por fim, reflito sobre as “partilhas do sensível” operadas nas políticas da criatividade: dimensões artísticas, estéticas e políticas de expressões visuais na cidade.
id URGS_93e65666f08370af15ab8ab53b6927e7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219884
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Abalos Junior, Jose LuisRocha, Ana Luiza Carvalho da2021-04-14T04:26:58Z2021http://hdl.handle.net/10183/219884001123713A ideia de criatividade tem sido apropriada enquanto política em diversos locais do mundo. Uma das facetas dessa curiosa apropriação são os novos valores dados a intervenção artísticas urbanas caracterizadas desde sua gênese como ilegais, efêmeras e não comissionadas. Quando a criatividade se tornou uma retórica nas políticas das gestões públicas, empresas e museus abriram-se as portas para o graffiti e street art. Estes dois modos de expressão na cidade carregam em si diferenças ontológicas que busco abordar nesse trabalho e são bons exemplos para entendermos as dinâmicas sociais e estéticas do que chamamos de cidades moderno-contemporâneas. Como focos de interesse empírico elegi Porto Alegre - cidade onde conheci uma comunidade heterogênea de artistas urbanos - e Lisboa, capital global na qual fiz o doutorado sanduíche. A questão central que norteou toda a produção dessa tese foi como as políticas da criatividade, relacionadas ao graffiti e a street art, fizeram e fazem parte do desenvolvimento urbano-cultural destas cidades? Meu argumento é que tais políticas são gestadas e narradas por diferentes instituições, mas há algo de libertário nas suas práticas que pode ser intendido como duração das trangressionalidades que estão nas origens diversas destas práticas de expressão urbana. Por fim, reflito sobre as “partilhas do sensível” operadas nas políticas da criatividade: dimensões artísticas, estéticas e políticas de expressões visuais na cidade.The idea of creativity has been appropriated as a policy in different parts of the world. One of the facets of this curious appropriation is the new values given to urban artistic intervention characterized since its genesis as illegal, ephemeral and non-commissioned. When creativity became a rhetoric in public administration policies, companies and museums opened the door to graffiti and street art. These two modes of expression in the city carry ontological differences that I seek to address in this work and are good examples for understanding the social and aesthetic dynamics of what we call modern-contemporary cities. As focuses of empirical interest, I chose Porto Alegre - a city where I met a heterogeneous community of urban artists - and Lisbon, the global capital where I did my sandwich doctorate. The central question that guided the entire production of this thesis was how the policies of creativity, related to graffiti and street art, were and are part of the urban-cultural development of these cities? My argument is that such policies are managed and narrated by different institutions, but there is something libertarian about their practices that can be understood as the duration of the transgressionalities that are at the different origins of these urban expression practices. Finally, I reflect on the “shares of the sensitive” operated in the politics of creativity: artistic, aesthetic and political dimensions of visual expressions in the city.application/pdfporIntervenção urbanaEtnografia urbanaImagemDescentralizaçãoCulturaAntropologiaUrban InterventionsStreet EthnographyImageDurationCultural Decentralization.As políticas da criatividade : graffiti, street art e desenvolvimento urbano-cultural no Brasil e em Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123713.pdf.txt001123713.pdf.txtExtracted Texttext/plain722233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219884/2/001123713.pdf.txt47ca867c9c62b2ce67160147db7bc4c1MD52ORIGINAL001123713.pdfTexto completoapplication/pdf21185102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219884/1/001123713.pdf97373e74b8d8797557b988c64fcbe752MD5110183/2198842021-05-07 05:01:37.062039oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219884Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:01:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As políticas da criatividade : graffiti, street art e desenvolvimento urbano-cultural no Brasil e em Portugal
title As políticas da criatividade : graffiti, street art e desenvolvimento urbano-cultural no Brasil e em Portugal
spellingShingle As políticas da criatividade : graffiti, street art e desenvolvimento urbano-cultural no Brasil e em Portugal
Abalos Junior, Jose Luis
Intervenção urbana
Etnografia urbana
Imagem
Descentralização
Cultura
Antropologia
Urban Interventions
Street Ethnography
Image
Duration
Cultural Decentralization.
title_short As políticas da criatividade : graffiti, street art e desenvolvimento urbano-cultural no Brasil e em Portugal
title_full As políticas da criatividade : graffiti, street art e desenvolvimento urbano-cultural no Brasil e em Portugal
title_fullStr As políticas da criatividade : graffiti, street art e desenvolvimento urbano-cultural no Brasil e em Portugal
title_full_unstemmed As políticas da criatividade : graffiti, street art e desenvolvimento urbano-cultural no Brasil e em Portugal
title_sort As políticas da criatividade : graffiti, street art e desenvolvimento urbano-cultural no Brasil e em Portugal
author Abalos Junior, Jose Luis
author_facet Abalos Junior, Jose Luis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abalos Junior, Jose Luis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Ana Luiza Carvalho da
contributor_str_mv Rocha, Ana Luiza Carvalho da
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção urbana
Etnografia urbana
Imagem
Descentralização
Cultura
Antropologia
topic Intervenção urbana
Etnografia urbana
Imagem
Descentralização
Cultura
Antropologia
Urban Interventions
Street Ethnography
Image
Duration
Cultural Decentralization.
dc.subject.eng.fl_str_mv Urban Interventions
Street Ethnography
Image
Duration
Cultural Decentralization.
description A ideia de criatividade tem sido apropriada enquanto política em diversos locais do mundo. Uma das facetas dessa curiosa apropriação são os novos valores dados a intervenção artísticas urbanas caracterizadas desde sua gênese como ilegais, efêmeras e não comissionadas. Quando a criatividade se tornou uma retórica nas políticas das gestões públicas, empresas e museus abriram-se as portas para o graffiti e street art. Estes dois modos de expressão na cidade carregam em si diferenças ontológicas que busco abordar nesse trabalho e são bons exemplos para entendermos as dinâmicas sociais e estéticas do que chamamos de cidades moderno-contemporâneas. Como focos de interesse empírico elegi Porto Alegre - cidade onde conheci uma comunidade heterogênea de artistas urbanos - e Lisboa, capital global na qual fiz o doutorado sanduíche. A questão central que norteou toda a produção dessa tese foi como as políticas da criatividade, relacionadas ao graffiti e a street art, fizeram e fazem parte do desenvolvimento urbano-cultural destas cidades? Meu argumento é que tais políticas são gestadas e narradas por diferentes instituições, mas há algo de libertário nas suas práticas que pode ser intendido como duração das trangressionalidades que estão nas origens diversas destas práticas de expressão urbana. Por fim, reflito sobre as “partilhas do sensível” operadas nas políticas da criatividade: dimensões artísticas, estéticas e políticas de expressões visuais na cidade.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-14T04:26:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/219884
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001123713
url http://hdl.handle.net/10183/219884
identifier_str_mv 001123713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219884/2/001123713.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219884/1/001123713.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 47ca867c9c62b2ce67160147db7bc4c1
97373e74b8d8797557b988c64fcbe752
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085550867087360