Eu gosto de brincar com os do meu tamanho!: culturas infantis e cultura escolar - entrelaçamentos para o pertencimento etário na instituição escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Cinthia Votto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/15690
Resumo: Este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa cuja proposta foi investigar como as crianças, em suas interações, produzem significados em relação ao seu pertencimento a um grupo etário e com outro grupo de idade na instituição escolar, com o objetivo de evidenciar o que as crianças pensam e como são as suas relações na escola graduadas por idades, bem como as relações entre os grupos de crianças. Foram utilizadas as seguintes estratégias metodológicas: observações participantes e entrevistas coletivas. Participaram da pesquisa 29 crianças entre cinco e nove anos de idade da EI e do EF de uma mesma instituição escolar, situada no município de Porto Alegre. O estudo foi realizado com esses dois níveis de ensino, pois eles apresentam expectativas e finalidades educativas diferenciadas, podendo ocorrer dessemelhanças entre as formas como as crianças dos dois grupos vivem na escola, através das seguintes categorias: o tempo e o espaço escolar, as práticas adultocêntricas, os rituais e significados sociais em relação à idade, o brincar e as possibilidades de relação entre os grupos, as diferenciações etárias entre as crianças, protagonismos destas e o grupo etário enquanto um sub-geração. São apresentados os significados construídos pelas crianças frente ao pertencimento etário, as práticas diferenciadas dos grupos pela determinação espaçotemporal da escola, juntamente com os estatutos que elas recebem em cada nível de ensino, os protagonismos que as crianças realizam para garantir na escola as culturas infantis e a problematização da idade como o fator que forma uma sub-geração.
id URGS_943e3fb728538a76852d8b95d1d397a8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15690
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fernandes, Cinthia VottoBarbosa, Maria Carmen Silveira2009-04-29T04:12:42Z2008http://hdl.handle.net/10183/15690000688649Este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa cuja proposta foi investigar como as crianças, em suas interações, produzem significados em relação ao seu pertencimento a um grupo etário e com outro grupo de idade na instituição escolar, com o objetivo de evidenciar o que as crianças pensam e como são as suas relações na escola graduadas por idades, bem como as relações entre os grupos de crianças. Foram utilizadas as seguintes estratégias metodológicas: observações participantes e entrevistas coletivas. Participaram da pesquisa 29 crianças entre cinco e nove anos de idade da EI e do EF de uma mesma instituição escolar, situada no município de Porto Alegre. O estudo foi realizado com esses dois níveis de ensino, pois eles apresentam expectativas e finalidades educativas diferenciadas, podendo ocorrer dessemelhanças entre as formas como as crianças dos dois grupos vivem na escola, através das seguintes categorias: o tempo e o espaço escolar, as práticas adultocêntricas, os rituais e significados sociais em relação à idade, o brincar e as possibilidades de relação entre os grupos, as diferenciações etárias entre as crianças, protagonismos destas e o grupo etário enquanto um sub-geração. São apresentados os significados construídos pelas crianças frente ao pertencimento etário, as práticas diferenciadas dos grupos pela determinação espaçotemporal da escola, juntamente com os estatutos que elas recebem em cada nível de ensino, os protagonismos que as crianças realizam para garantir na escola as culturas infantis e a problematização da idade como o fator que forma uma sub-geração.This study consists in a qualitative research whose proposal was to investigate how children, in their interactions, give meanings in relation to their belonging to an age group and to other age groups, in school institution, intending to highlight what children think and how are their relationships in a school graded by ages as well how are relationships among groups of children. The following methodological strategies were used: participant observations and collective interviews. Participated of the research 29 (twenty-nine) children between 5 (five) and 9 (nine) years old from CS (Child School) and from BE (Basic Education) of the same school institution, located in Porto Alegre City. The study was made with these two levels of the knowledge process since they present different expectations and educational ends. It can occur dissimilarities between the ways how children of both groups live in school, through the following categories: the time and the school space, the adult centered practices, the rituals and the social meanings in relation to the age, the playing, and the possibilities of relationship among the groups, the age differentiations among children, their protagonisms and the age group while a sub generation. The meaning created by children are presented considering the age belonging, the different practices of the groups determined by the space-time of school as well the statutes they receive in every level of teaching, the protagonisms children perform to guarantee, in school, the child cultures and the problematization of the age as the factor that forms a sub generation.application/pdfporEducação infantilCultura : EscolaCulturaCriançaChildInteractionChild-school relationshipTimeSpaceSchoolSchool cultureChildren's cultureEu gosto de brincar com os do meu tamanho!: culturas infantis e cultura escolar - entrelaçamentos para o pertencimento etário na instituição escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000688649.pdf000688649.pdfTexto completoapplication/pdf1175333http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15690/1/000688649.pdf3ac50cab03df03369fe859d0bd678371MD51TEXT000688649.pdf.txt000688649.pdf.txtExtracted Texttext/plain276059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15690/2/000688649.pdf.txt7e75abbccb55e7267b1c139469a4a4bdMD52THUMBNAIL000688649.pdf.jpg000688649.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15690/3/000688649.pdf.jpg0bb4207d503e3f02d221bc22e33eb98cMD5310183/156902018-10-18 07:16:57.641oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15690Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:16:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Eu gosto de brincar com os do meu tamanho!: culturas infantis e cultura escolar - entrelaçamentos para o pertencimento etário na instituição escolar
title Eu gosto de brincar com os do meu tamanho!: culturas infantis e cultura escolar - entrelaçamentos para o pertencimento etário na instituição escolar
spellingShingle Eu gosto de brincar com os do meu tamanho!: culturas infantis e cultura escolar - entrelaçamentos para o pertencimento etário na instituição escolar
Fernandes, Cinthia Votto
Educação infantil
Cultura : Escola
Cultura
Criança
Child
Interaction
Child-school relationship
Time
Space
School
School culture
Children's culture
title_short Eu gosto de brincar com os do meu tamanho!: culturas infantis e cultura escolar - entrelaçamentos para o pertencimento etário na instituição escolar
title_full Eu gosto de brincar com os do meu tamanho!: culturas infantis e cultura escolar - entrelaçamentos para o pertencimento etário na instituição escolar
title_fullStr Eu gosto de brincar com os do meu tamanho!: culturas infantis e cultura escolar - entrelaçamentos para o pertencimento etário na instituição escolar
title_full_unstemmed Eu gosto de brincar com os do meu tamanho!: culturas infantis e cultura escolar - entrelaçamentos para o pertencimento etário na instituição escolar
title_sort Eu gosto de brincar com os do meu tamanho!: culturas infantis e cultura escolar - entrelaçamentos para o pertencimento etário na instituição escolar
author Fernandes, Cinthia Votto
author_facet Fernandes, Cinthia Votto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Cinthia Votto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
contributor_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Cultura : Escola
Cultura
Criança
topic Educação infantil
Cultura : Escola
Cultura
Criança
Child
Interaction
Child-school relationship
Time
Space
School
School culture
Children's culture
dc.subject.eng.fl_str_mv Child
Interaction
Child-school relationship
Time
Space
School
School culture
Children's culture
description Este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa cuja proposta foi investigar como as crianças, em suas interações, produzem significados em relação ao seu pertencimento a um grupo etário e com outro grupo de idade na instituição escolar, com o objetivo de evidenciar o que as crianças pensam e como são as suas relações na escola graduadas por idades, bem como as relações entre os grupos de crianças. Foram utilizadas as seguintes estratégias metodológicas: observações participantes e entrevistas coletivas. Participaram da pesquisa 29 crianças entre cinco e nove anos de idade da EI e do EF de uma mesma instituição escolar, situada no município de Porto Alegre. O estudo foi realizado com esses dois níveis de ensino, pois eles apresentam expectativas e finalidades educativas diferenciadas, podendo ocorrer dessemelhanças entre as formas como as crianças dos dois grupos vivem na escola, através das seguintes categorias: o tempo e o espaço escolar, as práticas adultocêntricas, os rituais e significados sociais em relação à idade, o brincar e as possibilidades de relação entre os grupos, as diferenciações etárias entre as crianças, protagonismos destas e o grupo etário enquanto um sub-geração. São apresentados os significados construídos pelas crianças frente ao pertencimento etário, as práticas diferenciadas dos grupos pela determinação espaçotemporal da escola, juntamente com os estatutos que elas recebem em cada nível de ensino, os protagonismos que as crianças realizam para garantir na escola as culturas infantis e a problematização da idade como o fator que forma uma sub-geração.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-04-29T04:12:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/15690
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000688649
url http://hdl.handle.net/10183/15690
identifier_str_mv 000688649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15690/1/000688649.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15690/2/000688649.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15690/3/000688649.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ac50cab03df03369fe859d0bd678371
7e75abbccb55e7267b1c139469a4a4bd
0bb4207d503e3f02d221bc22e33eb98c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085143641063424