As contribuições do design ao patrimônio cultural : envolvimento de leitores por meio de livros com interfaces dinâmicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/241732 |
Resumo: | A máxima o “brasileiro tem memória curta” é comprovada na maior parte dos centros históricos das grandes cidades do país, onde, por norma, pouco se valoriza o patrimônio histórico edificado. Nesse cenário, o Design (voltado ao Patrimônio Cultural) aplicado à Educação Patrimonial, pode contribuir desenvolvendo materiais didáticos capazes de sensibilizar para um maior envolvimento e valorização de legados dessa natureza, podendo atingir distintos públicos, dentre os quais aqueles formados por leitores. Nesta pesquisa cujo objetivo era avaliar a eficácia de interfaces dinâmicas em promover maior ativação positiva no Afeto Central de leitores de materiais didáticos destinados à educação patrimonial, comparando-as com interfaces estáticas. Levantou-se por entrevistas abertas informações de caráter qualitativo com educadores patrimoniais que comprovaram a relação entre afeto e preservação da memória, revelaram as dificuldades de trabalho com a educação patrimonial, sobre tudo os materiais didáticos disponíveis, as informações prestadas também contribuíram para a geração de requisitos projetuais que evidenciaram a necessidade de um material didático visualmente atrativo, ricamente ilustrado e informativo, com linguagem simples e coloquial, contemplando os olhares e o envolvimento da comunidade com o bem patrimonial abordado. Para um projeto de experimento comparativo, optou-se pelo desenvolvimento de protótipos de livros tendo como tema a Igreja do Desterro, importante bem patrimonial da cidade de São Luís o que implicou em pesquisa de campo e material bibliográfico sobre a Igreja escolhida. Esses protótipos possuíam semelhanças em conteúdo e diagramação, distinguindo-se apenas no uso das interfaces de realidade aumentada, produzida a partir da digitalização 3D por fotogrametria da edificação escolhida utilizando um UAV para a coleta das imagens, e mecanismos pop-up, desenvolvido com base no estudo da geometria da igreja e a categoria de ângulo de abertura da página. Estas foram comparadas com a versão convencional com a interface estática. Partiu-se da hipótese de que as interações advindas das interfaces dinâmicas poderiam aumentar o interesse no patrimônio histórico, o que se pretendia comprovar pela ativação positiva no Afeto Central decorrente do experimento proposto neste trabalho. A partir dos protocolos utilizados durante o experimento, os resultados demonstraram que os livros, independente do tipo de interface neles utilizada, graças a qualidade formal em seus aspectos estéticos e de conteúdo, de maneira geral geraram ativação positiva, resultando numa avaliação positiva dos participantes de todas as interfaces, resultando no interesse dos participantes em conhecer pessoalmente a Igreja tema do livro. Desse modo, esta pesquisa demonstra a importância da participação de designers na concepção de materiais didáticos em que se busquem melhores resultados no processo de educação patrimonial. |
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Campos, Samuel Benison da CostaCattani, AirtonSilva, Fábio Pinto da2022-07-05T05:07:42Z2022http://hdl.handle.net/10183/241732001144103A máxima o “brasileiro tem memória curta” é comprovada na maior parte dos centros históricos das grandes cidades do país, onde, por norma, pouco se valoriza o patrimônio histórico edificado. Nesse cenário, o Design (voltado ao Patrimônio Cultural) aplicado à Educação Patrimonial, pode contribuir desenvolvendo materiais didáticos capazes de sensibilizar para um maior envolvimento e valorização de legados dessa natureza, podendo atingir distintos públicos, dentre os quais aqueles formados por leitores. Nesta pesquisa cujo objetivo era avaliar a eficácia de interfaces dinâmicas em promover maior ativação positiva no Afeto Central de leitores de materiais didáticos destinados à educação patrimonial, comparando-as com interfaces estáticas. Levantou-se por entrevistas abertas informações de caráter qualitativo com educadores patrimoniais que comprovaram a relação entre afeto e preservação da memória, revelaram as dificuldades de trabalho com a educação patrimonial, sobre tudo os materiais didáticos disponíveis, as informações prestadas também contribuíram para a geração de requisitos projetuais que evidenciaram a necessidade de um material didático visualmente atrativo, ricamente ilustrado e informativo, com linguagem simples e coloquial, contemplando os olhares e o envolvimento da comunidade com o bem patrimonial abordado. Para um projeto de experimento comparativo, optou-se pelo desenvolvimento de protótipos de livros tendo como tema a Igreja do Desterro, importante bem patrimonial da cidade de São Luís o que implicou em pesquisa de campo e material bibliográfico sobre a Igreja escolhida. Esses protótipos possuíam semelhanças em conteúdo e diagramação, distinguindo-se apenas no uso das interfaces de realidade aumentada, produzida a partir da digitalização 3D por fotogrametria da edificação escolhida utilizando um UAV para a coleta das imagens, e mecanismos pop-up, desenvolvido com base no estudo da geometria da igreja e a categoria de ângulo de abertura da página. Estas foram comparadas com a versão convencional com a interface estática. Partiu-se da hipótese de que as interações advindas das interfaces dinâmicas poderiam aumentar o interesse no patrimônio histórico, o que se pretendia comprovar pela ativação positiva no Afeto Central decorrente do experimento proposto neste trabalho. A partir dos protocolos utilizados durante o experimento, os resultados demonstraram que os livros, independente do tipo de interface neles utilizada, graças a qualidade formal em seus aspectos estéticos e de conteúdo, de maneira geral geraram ativação positiva, resultando numa avaliação positiva dos participantes de todas as interfaces, resultando no interesse dos participantes em conhecer pessoalmente a Igreja tema do livro. Desse modo, esta pesquisa demonstra a importância da participação de designers na concepção de materiais didáticos em que se busquem melhores resultados no processo de educação patrimonial.The quote "Brazilians have a short memory" is proven by most of the biggest historic centers of the country, where historical built heritage is barely valued. In this scenario, the Design Applied to Heritage Education can contribute by developing courseware that creates a better engagement with readers. This research, whose objective was to evaluate the effectiveness of dynamic interfaces in promoting greater positive activation in the Core Affect of readers of didactic materials intended for heritage education, comparing them with static interfaces. Through open interviews, qualitative information was collected with heritage educators who proved the relationship between affection and memory preservation, thus contributing to the generation of design requirements that highlighted the need for a visually attractive, richly illustrated, and informative didactic material, with simple and colloquial language, contemplating the views and the involvement of the community with the heritage property addressed. For a comparative experiment project, we opted for the development of book prototypes with the theme of the Church of Desterro, an important heritage asset of the city of São Luís. The prototypes had similarities in content and layout, differing only in the use of augmented reality interfaces and pop-up mechanisms, compared to the conventional version with the static interface. It started from the hypothesis that the interactions arising from the dynamic interfaces could increase the interest in the historical heritage, which was intended to prove by the positive activation in the core affect resulting from the experiment proposed in this work. From the protocols used during the experiment, the results showed that the books, regardless of the type of interface used in them, thanks to the formal quality in their aesthetic and content aspects, in general, generated positive activation, resulting in a positive evaluation of the participants of all interfaces, resulting in participants' interest in getting to know the book's theme Church personally. In this way, this research demonstrates the importance of the participation of designers in the design of teaching materials that seek better results in the heritage education process.application/pdfporRealidade aumentadaPatrimônio culturalSão Luis (MA)Cultural heritageEmotional experiencesReading interfacesAs contribuições do design ao patrimônio cultural : envolvimento de leitores por meio de livros com interfaces dinâmicasThe contributions of design to cultural heritage : reader engagement through books with dynamic interfacesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144103.pdf.txt001144103.pdf.txtExtracted Texttext/plain428925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241732/2/001144103.pdf.txtcaed0bada6efbac7a394c81bc78ad01fMD52ORIGINAL001144103.pdfTexto completoapplication/pdf9036493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241732/1/001144103.pdf7164c6c2c5c1c7a607959be0e8e09d48MD5110183/2417322022-07-06 04:57:45.191632oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241732Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-06T07:57:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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