Percepção dos discentes de uma escola pública estadual a respeito da abordagem e a utilização de TICs no ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159533 |
Resumo: | Esta pesquisa tem cunho qualitativo, tendo utilizado a metodologia fenomenológica de estudo de caso e para a análise dos dados o método descritivo. Foi avaliada como as TICs são abordadas e utilizadas no ensino tendo as percepções dos discentes como foco principal. A amostra envolveu 26 alunos de uma escola estadual de ensino público da cidade de Santa Maria/RS. Foram realizadas oficinas para os alunos com ferramentas web de pesquisa (e conceitos sobre o funcionamento dos mesmos), exposto questões sobre direitos autorais na Internet, edição de textos e de apresentação online, editor de animações online, edição de vídeos e edição de áudios. A cada oficina, os alunos realizaram atividades com o software em cada caso. Ao final das intervenções, foram coletados os dados para a presente pesquisa. Após a análise dos dados se identificou que, embora as tecnologias da informação e comunicação estejam massificadas na sociedade, seu uso no âmbito escolar ainda é aquém da expectativa dos alunos. Ao término do pesquisa, foram identificados que embora os alunos estejam habituados ao uso de Internet e demais tecnologias, a associação destas a processos de aprendizados e professores encontram dificuldades para trabalharem de maneira sistemática com o uso de tecnologias. |
id |
URGS_9584d4ee79e683cffb545e331cb56c3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159533 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Silva, Rodrigo Couto Corrêa daDel Pino, Jose Claudio2017-06-14T02:33:33Z2017http://hdl.handle.net/10183/159533001022890Esta pesquisa tem cunho qualitativo, tendo utilizado a metodologia fenomenológica de estudo de caso e para a análise dos dados o método descritivo. Foi avaliada como as TICs são abordadas e utilizadas no ensino tendo as percepções dos discentes como foco principal. A amostra envolveu 26 alunos de uma escola estadual de ensino público da cidade de Santa Maria/RS. Foram realizadas oficinas para os alunos com ferramentas web de pesquisa (e conceitos sobre o funcionamento dos mesmos), exposto questões sobre direitos autorais na Internet, edição de textos e de apresentação online, editor de animações online, edição de vídeos e edição de áudios. A cada oficina, os alunos realizaram atividades com o software em cada caso. Ao final das intervenções, foram coletados os dados para a presente pesquisa. Após a análise dos dados se identificou que, embora as tecnologias da informação e comunicação estejam massificadas na sociedade, seu uso no âmbito escolar ainda é aquém da expectativa dos alunos. Ao término do pesquisa, foram identificados que embora os alunos estejam habituados ao uso de Internet e demais tecnologias, a associação destas a processos de aprendizados e professores encontram dificuldades para trabalharem de maneira sistemática com o uso de tecnologias.This research has a qualitative character, having used the phenomenological methodology of case study and for the data analysis the descriptive method. It was evaluated how the ICTs are approached and used in the teaching with the perceptions of the students as the main focus. The sample involved 26 students from a state school of public education in the city of Santa Maria / RS. Workshops were held for students with web research tools (and concepts on how they work), exposed copyright issues on the Internet, text editing and online presentation, online animation editor, video editing and audio editing. At each workshop, students carried out content-building activities with the software in each case. At the end of the interventions, data were collected for the present study. After analyzing the data, it was identified that, although information and communication technologies are widespread in society, their use in the school environment still falls short of students expectations. At the end of the research, it was identified that although students are accustomed to the use of the Internet and other technologies, their association with learning processes and teachers find it difficult to work in a systematic way with the use of technologies.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Escola públicaEnsinoICTTeachingPublic schoolsInformational competencePercepção dos discentes de uma escola pública estadual a respeito da abordagem e a utilização de TICs no ensinoPerception of the students of a state public school regarding the approach and the use of ICT in teaching info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001022890.pdf001022890.pdfTexto completoapplication/pdf2981771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159533/1/001022890.pdf4e4eac4c91de5a331c6fdb21f8beb6c3MD51TEXT001022890.pdf.txt001022890.pdf.txtExtracted Texttext/plain86283http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159533/2/001022890.pdf.txt7af156116d501efc304af8aecb2d3d79MD52THUMBNAIL001022890.pdf.jpg001022890.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159533/3/001022890.pdf.jpgd298c7bb56da8ee6bded6c853ea4034cMD5310183/1595332018-10-23 09:09:38.457oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159533Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:09:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepção dos discentes de uma escola pública estadual a respeito da abordagem e a utilização de TICs no ensino |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Perception of the students of a state public school regarding the approach and the use of ICT in teaching |
title |
Percepção dos discentes de uma escola pública estadual a respeito da abordagem e a utilização de TICs no ensino |
spellingShingle |
Percepção dos discentes de uma escola pública estadual a respeito da abordagem e a utilização de TICs no ensino Silva, Rodrigo Couto Corrêa da Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Escola pública Ensino ICT Teaching Public schools Informational competence |
title_short |
Percepção dos discentes de uma escola pública estadual a respeito da abordagem e a utilização de TICs no ensino |
title_full |
Percepção dos discentes de uma escola pública estadual a respeito da abordagem e a utilização de TICs no ensino |
title_fullStr |
Percepção dos discentes de uma escola pública estadual a respeito da abordagem e a utilização de TICs no ensino |
title_full_unstemmed |
Percepção dos discentes de uma escola pública estadual a respeito da abordagem e a utilização de TICs no ensino |
title_sort |
Percepção dos discentes de uma escola pública estadual a respeito da abordagem e a utilização de TICs no ensino |
author |
Silva, Rodrigo Couto Corrêa da |
author_facet |
Silva, Rodrigo Couto Corrêa da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Couto Corrêa da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Del Pino, Jose Claudio |
contributor_str_mv |
Del Pino, Jose Claudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Escola pública Ensino |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Escola pública Ensino ICT Teaching Public schools Informational competence |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
ICT Teaching Public schools Informational competence |
description |
Esta pesquisa tem cunho qualitativo, tendo utilizado a metodologia fenomenológica de estudo de caso e para a análise dos dados o método descritivo. Foi avaliada como as TICs são abordadas e utilizadas no ensino tendo as percepções dos discentes como foco principal. A amostra envolveu 26 alunos de uma escola estadual de ensino público da cidade de Santa Maria/RS. Foram realizadas oficinas para os alunos com ferramentas web de pesquisa (e conceitos sobre o funcionamento dos mesmos), exposto questões sobre direitos autorais na Internet, edição de textos e de apresentação online, editor de animações online, edição de vídeos e edição de áudios. A cada oficina, os alunos realizaram atividades com o software em cada caso. Ao final das intervenções, foram coletados os dados para a presente pesquisa. Após a análise dos dados se identificou que, embora as tecnologias da informação e comunicação estejam massificadas na sociedade, seu uso no âmbito escolar ainda é aquém da expectativa dos alunos. Ao término do pesquisa, foram identificados que embora os alunos estejam habituados ao uso de Internet e demais tecnologias, a associação destas a processos de aprendizados e professores encontram dificuldades para trabalharem de maneira sistemática com o uso de tecnologias. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-14T02:33:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/159533 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001022890 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/159533 |
identifier_str_mv |
001022890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159533/1/001022890.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159533/2/001022890.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159533/3/001022890.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4e4eac4c91de5a331c6fdb21f8beb6c3 7af156116d501efc304af8aecb2d3d79 d298c7bb56da8ee6bded6c853ea4034c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085408832225280 |