Percepção dos discentes de uma escola pública estadual a respeito da abordagem e a utilização de TICs no ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Couto Corrêa da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159533
Resumo: Esta pesquisa tem cunho qualitativo, tendo utilizado a metodologia fenomenológica de estudo de caso e para a análise dos dados o método descritivo. Foi avaliada como as TICs são abordadas e utilizadas no ensino tendo as percepções dos discentes como foco principal. A amostra envolveu 26 alunos de uma escola estadual de ensino público da cidade de Santa Maria/RS. Foram realizadas oficinas para os alunos com ferramentas web de pesquisa (e conceitos sobre o funcionamento dos mesmos), exposto questões sobre direitos autorais na Internet, edição de textos e de apresentação online, editor de animações online, edição de vídeos e edição de áudios. A cada oficina, os alunos realizaram atividades com o software em cada caso. Ao final das intervenções, foram coletados os dados para a presente pesquisa. Após a análise dos dados se identificou que, embora as tecnologias da informação e comunicação estejam massificadas na sociedade, seu uso no âmbito escolar ainda é aquém da expectativa dos alunos. Ao término do pesquisa, foram identificados que embora os alunos estejam habituados ao uso de Internet e demais tecnologias, a associação destas a processos de aprendizados e professores encontram dificuldades para trabalharem de maneira sistemática com o uso de tecnologias.
id URGS_9584d4ee79e683cffb545e331cb56c3b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159533
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Rodrigo Couto Corrêa daDel Pino, Jose Claudio2017-06-14T02:33:33Z2017http://hdl.handle.net/10183/159533001022890Esta pesquisa tem cunho qualitativo, tendo utilizado a metodologia fenomenológica de estudo de caso e para a análise dos dados o método descritivo. Foi avaliada como as TICs são abordadas e utilizadas no ensino tendo as percepções dos discentes como foco principal. A amostra envolveu 26 alunos de uma escola estadual de ensino público da cidade de Santa Maria/RS. Foram realizadas oficinas para os alunos com ferramentas web de pesquisa (e conceitos sobre o funcionamento dos mesmos), exposto questões sobre direitos autorais na Internet, edição de textos e de apresentação online, editor de animações online, edição de vídeos e edição de áudios. A cada oficina, os alunos realizaram atividades com o software em cada caso. Ao final das intervenções, foram coletados os dados para a presente pesquisa. Após a análise dos dados se identificou que, embora as tecnologias da informação e comunicação estejam massificadas na sociedade, seu uso no âmbito escolar ainda é aquém da expectativa dos alunos. Ao término do pesquisa, foram identificados que embora os alunos estejam habituados ao uso de Internet e demais tecnologias, a associação destas a processos de aprendizados e professores encontram dificuldades para trabalharem de maneira sistemática com o uso de tecnologias.This research has a qualitative character, having used the phenomenological methodology of case study and for the data analysis the descriptive method. It was evaluated how the ICTs are approached and used in the teaching with the perceptions of the students as the main focus. The sample involved 26 students from a state school of public education in the city of Santa Maria / RS. Workshops were held for students with web research tools (and concepts on how they work), exposed copyright issues on the Internet, text editing and online presentation, online animation editor, video editing and audio editing. At each workshop, students carried out content-building activities with the software in each case. At the end of the interventions, data were collected for the present study. After analyzing the data, it was identified that, although information and communication technologies are widespread in society, their use in the school environment still falls short of students expectations. At the end of the research, it was identified that although students are accustomed to the use of the Internet and other technologies, their association with learning processes and teachers find it difficult to work in a systematic way with the use of technologies.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Escola públicaEnsinoICTTeachingPublic schoolsInformational competencePercepção dos discentes de uma escola pública estadual a respeito da abordagem e a utilização de TICs no ensinoPerception of the students of a state public school regarding the approach and the use of ICT in teaching info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001022890.pdf001022890.pdfTexto completoapplication/pdf2981771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159533/1/001022890.pdf4e4eac4c91de5a331c6fdb21f8beb6c3MD51TEXT001022890.pdf.txt001022890.pdf.txtExtracted Texttext/plain86283http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159533/2/001022890.pdf.txt7af156116d501efc304af8aecb2d3d79MD52THUMBNAIL001022890.pdf.jpg001022890.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159533/3/001022890.pdf.jpgd298c7bb56da8ee6bded6c853ea4034cMD5310183/1595332018-10-23 09:09:38.457oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159533Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:09:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção dos discentes de uma escola pública estadual a respeito da abordagem e a utilização de TICs no ensino
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Perception of the students of a state public school regarding the approach and the use of ICT in teaching
title Percepção dos discentes de uma escola pública estadual a respeito da abordagem e a utilização de TICs no ensino
spellingShingle Percepção dos discentes de uma escola pública estadual a respeito da abordagem e a utilização de TICs no ensino
Silva, Rodrigo Couto Corrêa da
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Escola pública
Ensino
ICT
Teaching
Public schools
Informational competence
title_short Percepção dos discentes de uma escola pública estadual a respeito da abordagem e a utilização de TICs no ensino
title_full Percepção dos discentes de uma escola pública estadual a respeito da abordagem e a utilização de TICs no ensino
title_fullStr Percepção dos discentes de uma escola pública estadual a respeito da abordagem e a utilização de TICs no ensino
title_full_unstemmed Percepção dos discentes de uma escola pública estadual a respeito da abordagem e a utilização de TICs no ensino
title_sort Percepção dos discentes de uma escola pública estadual a respeito da abordagem e a utilização de TICs no ensino
author Silva, Rodrigo Couto Corrêa da
author_facet Silva, Rodrigo Couto Corrêa da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo Couto Corrêa da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Del Pino, Jose Claudio
contributor_str_mv Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Escola pública
Ensino
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Escola pública
Ensino
ICT
Teaching
Public schools
Informational competence
dc.subject.eng.fl_str_mv ICT
Teaching
Public schools
Informational competence
description Esta pesquisa tem cunho qualitativo, tendo utilizado a metodologia fenomenológica de estudo de caso e para a análise dos dados o método descritivo. Foi avaliada como as TICs são abordadas e utilizadas no ensino tendo as percepções dos discentes como foco principal. A amostra envolveu 26 alunos de uma escola estadual de ensino público da cidade de Santa Maria/RS. Foram realizadas oficinas para os alunos com ferramentas web de pesquisa (e conceitos sobre o funcionamento dos mesmos), exposto questões sobre direitos autorais na Internet, edição de textos e de apresentação online, editor de animações online, edição de vídeos e edição de áudios. A cada oficina, os alunos realizaram atividades com o software em cada caso. Ao final das intervenções, foram coletados os dados para a presente pesquisa. Após a análise dos dados se identificou que, embora as tecnologias da informação e comunicação estejam massificadas na sociedade, seu uso no âmbito escolar ainda é aquém da expectativa dos alunos. Ao término do pesquisa, foram identificados que embora os alunos estejam habituados ao uso de Internet e demais tecnologias, a associação destas a processos de aprendizados e professores encontram dificuldades para trabalharem de maneira sistemática com o uso de tecnologias.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-14T02:33:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/159533
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001022890
url http://hdl.handle.net/10183/159533
identifier_str_mv 001022890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159533/1/001022890.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159533/2/001022890.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159533/3/001022890.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e4eac4c91de5a331c6fdb21f8beb6c3
7af156116d501efc304af8aecb2d3d79
d298c7bb56da8ee6bded6c853ea4034c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085408832225280