Biologia e saúde : da bancada à prática educacional na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Carlos Alberto Nascimento
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254103
Resumo: Os eixos norteadores do Plano Nacional de Educação (2014-2024), bem como as competências e habilidades preconizadas na Base Nacional Comum Curricular são fortemente centradas na figura do professor pesquisador. Nesta tese abordamos a hipótese de que a integração entre universidade e instituições públicas de ensino podem capacitar o jovem na promoção em saúde e na divulgação científica, ao mesmo tempo complementar a formação do professor. Nosso objetivo foi desenvolver ações de prática educativa para educação básica fomentando uma cultura de aprendizagem através por meio da prática em pesquisa. No primeiro artigo, foi descrita uma ação voltada à qualificação de alunos e professores da educação básica para a atuação como promotores em saúde junto à comunidade escolar. Foram selecionados para as atividades 6 alunos e 2 professores da educação básica de uma escola de Alvorada, RS, que receberam treinamento na área biológica, epidemiológica e de divulgação relacionada ao câncer através de ações integradoras com universitários. No segundo artigo, foi descrita uma ação integradora entre alunos da educação básica da rede pública e alunos de pósgraduação, baseado na problematização de situações mais próximas da vivência do aluno. Foram abordados os temas microrganismos, iniciação científica, divulgação científica e acesso à universidade para 35 alunos da educação básica de uma escola estadual de Alvorada, RS. O terceiro artigo reflete um exercício para formação de professor pesquisador através da análise crítica de aspectos sobre metodologia científica e modelos de pesquisa, em angiogênese. Através deste conjunto de atividades, concluímos que a integração de alunos e professores da educação básica em atividades em centros de pesquisa universitários é uma forma de oportunizar o conhecimento do processo de pesquisa e de produção de conhecimento, aproximar a Universidade da sociedade, através da divulgação científica e da educação em saúde.
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Foram selecionados para as atividades 6 alunos e 2 professores da educação básica de uma escola de Alvorada, RS, que receberam treinamento na área biológica, epidemiológica e de divulgação relacionada ao câncer através de ações integradoras com universitários. No segundo artigo, foi descrita uma ação integradora entre alunos da educação básica da rede pública e alunos de pósgraduação, baseado na problematização de situações mais próximas da vivência do aluno. Foram abordados os temas microrganismos, iniciação científica, divulgação científica e acesso à universidade para 35 alunos da educação básica de uma escola estadual de Alvorada, RS. O terceiro artigo reflete um exercício para formação de professor pesquisador através da análise crítica de aspectos sobre metodologia científica e modelos de pesquisa, em angiogênese. Através deste conjunto de atividades, concluímos que a integração de alunos e professores da educação básica em atividades em centros de pesquisa universitários é uma forma de oportunizar o conhecimento do processo de pesquisa e de produção de conhecimento, aproximar a Universidade da sociedade, através da divulgação científica e da educação em saúde.The guiding axes of the National Education Plan (2014-2024), as well as the competencies and skills advocated in the National Common Curricular Base are strongly centered on the figure of the researcher professor. In this thesis we approach the hypothesis that the integration between university and public educational institutions can enable young people in health promotion and scientific dissemination, while complementing teacher education. Our goal was to develop educational practice actions for basic education, fostering a culture of learning through research practice. In the first article, an action was described aimed at qualifying students and teachers of basic education to act as health promoters in the school community. Six students and two basic education teachers from a school in Alvorada, RS, were selected for the activities, who received training in the biological, epidemiological and cancer-related areas through integrative actions with university students. In the second article, an integrative action was described between basic education students from public schools and graduate students, based on the problematization of situations closer to the student's experience. The topics of microorganisms, scientific initiation, scientific dissemination and university access were addressed to 35 students of basic education in a state school in Alvorada, RS. The third article reflects an exercise for training a researcher teacher through the critical analysis of aspects about scientific methodology and research models, in angiogenesis. Through this set of activities, we conclude that the integration of students and teachers of basic education in activities in university research centers is a way of providing the knowledge of the research process and knowledge production, bringing the University closer to society, through dissemination scientific and health education.application/pdfporMetodologia científicaDivulgação científicaPromoção da saúdeEducação científicaQualification of basic educationScientific methodologyScientific divulgationHealth PromotionHealth educationBiologia e saúde : da bancada à prática educacional na educação básicaBiology and health : from the bench to educational practice in basic educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPrograma de Pós-Graduação em OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001151503.pdf.txt001151503.pdf.txtExtracted Texttext/plain181825http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254103/2/001151503.pdf.txt0089a6634e4eb09e09a11186a8e30ff9MD52ORIGINAL001151503.pdfTexto completoapplication/pdf525994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254103/1/001151503.pdf0254b3cc404fcfafebff41645f8c452fMD5110183/2541032023-02-05 05:50:29.274634oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254103Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-05T07:50:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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