Tem choro sim! apontamentos sobre características idiomáticas dos choros originais para flauta doce
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265357 |
Resumo: | O presente trabalho é uma pesquisa no campo das Práticas Interpretativas e apresenta um levantamento dos choros compostos originalmente para flauta doce no Brasil, realizado a partir de publicações, catálogos, discografia e contato direto com compositores e flautistas. A metodologia é estruturada na abordagem multi- estratégica, trazendo aspectos quantitativos, relativo às obras e às características presentes nelas, e aspectos qualitativos, apresentando as características idiomáticas e não-idiomáticas para a flauta doce. A identificação de 55 choros originais revela uma produção significativa, que inicia em 1976 e segue até o nosso recorte, fevereiro de 2023, contemplando diferentes formações instrumentais com a flauta doce. A partir da identificação dos choros originais para flauta doce, apresentamos características idiomáticas pertencentes à flauta doce. O trabalho pode contribuir para a difusão das obras e pode incentivar pesquisas e catalogações futuras sobre a flauta doce e o choro, assim como incentivar compositores, flautistas e professores de flauta doce a compreenderem as características idiomáticas próprias da flauta doce, além disso pretende incentivar a interpretação das obras catalogadas e estudadas a partir do aprofundamento proposto pelo presente trabalho. |
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Silva, Lucas Barbosa daCarpena, Lucia Becker2023-09-28T03:35:21Z2023http://hdl.handle.net/10183/265357001177666O presente trabalho é uma pesquisa no campo das Práticas Interpretativas e apresenta um levantamento dos choros compostos originalmente para flauta doce no Brasil, realizado a partir de publicações, catálogos, discografia e contato direto com compositores e flautistas. A metodologia é estruturada na abordagem multi- estratégica, trazendo aspectos quantitativos, relativo às obras e às características presentes nelas, e aspectos qualitativos, apresentando as características idiomáticas e não-idiomáticas para a flauta doce. A identificação de 55 choros originais revela uma produção significativa, que inicia em 1976 e segue até o nosso recorte, fevereiro de 2023, contemplando diferentes formações instrumentais com a flauta doce. A partir da identificação dos choros originais para flauta doce, apresentamos características idiomáticas pertencentes à flauta doce. O trabalho pode contribuir para a difusão das obras e pode incentivar pesquisas e catalogações futuras sobre a flauta doce e o choro, assim como incentivar compositores, flautistas e professores de flauta doce a compreenderem as características idiomáticas próprias da flauta doce, além disso pretende incentivar a interpretação das obras catalogadas e estudadas a partir do aprofundamento proposto pelo presente trabalho.The present study is a research in the field of Interpretive Practices and presents a survey of the choros originally composed for recorder in Brazil, from publications, catalogues, discography and direct contact with composers and flutists. The methodology is structured in the multistrategic approach, bringing quantitative aspects, relative to the works and the characteristics present in them and qualitative aspects, presenting the idiomatic and non-idiomatic characteristics to the recorder. The identification of 55 originals choros reveals a significant production, which begins in 1976 and continues until our snip, February of 2023, contemplating different instrumental formations with the recorder. From the identification of the original choros for recorder, we present idiomatic characteristics belonging to the recorder. The study can contribute to the dissemination of works and can encourage future research and cataloging about the recorder and choro, as well as composers, flutists and recorder teachers to understand the idiomatic characteristics of the recorder, in addition, it intends to encourage the interpretation of the cataloged and studied works from the deepening proposed by the present work.application/pdfporFlauta doceIdiomatismo (Música)Choro (Música)Repertorio musicalRecorderIdiomatismo of recorderChoroRecorder’s repertoireTem choro sim! apontamentos sobre características idiomáticas dos choros originais para flauta doceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177666.pdf.txt001177666.pdf.txtExtracted Texttext/plain241833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265357/2/001177666.pdf.txt60bdb2c33deb54ba37bc673771c1aa66MD52ORIGINAL001177666.pdfTexto completoapplication/pdf1688951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265357/1/001177666.pdf8f022c9954d6820af6d895dbf35200f7MD5110183/2653572023-10-22 03:37:59.299241oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-10-22T06:37:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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