Navegação na internet e competências informacionais : o exercício da cidadania em telecentros comunitários de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/12407 |
Resumo: | O trabalho discute a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na sociedade atual destacando a questão da exclusão digital e as alternativas de inclusão como os telecentros comunitários. Busca compreender como os usuários de telecentros empregam suas competências informacionais ao utilizar a Internet como meio de comunicação para o exercício da cidadania. Utiliza as normas de Competência em Informação da Association of College and Research Libraries (ACRL) como tipos ideais para avaliar as competências informacionais dos usuários ao navegar pela Internet. Desenvolve uma investigação qualitativa da inclusão digital a partir de um estudo de casos múltiplos incorporados. Como resultado, demonstra que os usuários dos telecentros, participantes da pesquisa, empregam principalmente quatro das cinco normas da ACRL. Conclui que os telecentros são espaços propícios para a realização de atividades relacionadas à educação continuada com grande potencial para o desenvolvimento de competências informacionais. Sugere a realização de oficinas que abordem as cinco normas de competência em informação com seus respectivos indicadores de desempenho, a ser implementada de forma conjunta por bibliotecários e profissionais da comunicação, tendo em vista a grande inter-relação existente entre competência em informação e educação para mídia. Sugere, ainda, a realização de outros estudos de caso também qualitativos para complementar esse. |
id |
URGS_9671b7c066777ddda2702d2eb87cc325 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12407 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Laipelt, Rita do Carmo FerreiraCaregnato, Sonia Elisa2008-03-27T04:12:40Z2007http://hdl.handle.net/10183/12407000627584O trabalho discute a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na sociedade atual destacando a questão da exclusão digital e as alternativas de inclusão como os telecentros comunitários. Busca compreender como os usuários de telecentros empregam suas competências informacionais ao utilizar a Internet como meio de comunicação para o exercício da cidadania. Utiliza as normas de Competência em Informação da Association of College and Research Libraries (ACRL) como tipos ideais para avaliar as competências informacionais dos usuários ao navegar pela Internet. Desenvolve uma investigação qualitativa da inclusão digital a partir de um estudo de casos múltiplos incorporados. Como resultado, demonstra que os usuários dos telecentros, participantes da pesquisa, empregam principalmente quatro das cinco normas da ACRL. Conclui que os telecentros são espaços propícios para a realização de atividades relacionadas à educação continuada com grande potencial para o desenvolvimento de competências informacionais. Sugere a realização de oficinas que abordem as cinco normas de competência em informação com seus respectivos indicadores de desempenho, a ser implementada de forma conjunta por bibliotecários e profissionais da comunicação, tendo em vista a grande inter-relação existente entre competência em informação e educação para mídia. Sugere, ainda, a realização de outros estudos de caso também qualitativos para complementar esse.The study focuses on the importance of the Information and Communication Technologies (ICT) to society. It highlights the digital exclusion problem and presents Community Telecentres as an alternative for inclusion. It seeks to understand how users employ their information skills when using the Internet as means for the exercise of the citizenship. It uses the Information Literacy Standards of the Association of College and Research Libraries (ACRL) as ideal types to evaluate users´ information skills. It carries out a qualitative inquiry from a multiple incorporated case studie. As result, it demonstrates that the respondents apply mainly four of the five standards of the ACRL (2000). It concludes that telecentres are favourable spaces for the accomplishment of activities related to continued education and have great potential for the development of information literacy. It suggests the implementation of workshops that approach the five standards of information literacy, with its respective performance indicators, to be implemented jointly by librarians and communication professionals, in view of the existing connection between information literacy and media literacy. It also suggests the accomplishment of other qualitative case studies to complement the one described here.application/pdfporTelecentros comunitáriosInclusão digitalAlfabetização informacionalServiço de informaçãoDigital inclusionInformation literacyCommunity telecentresNavegação na internet e competências informacionais : o exercício da cidadania em telecentros comunitários de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000627584.pdf000627584.pdfTexto completoapplication/pdf478405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12407/1/000627584.pdf89fa664c05f21c689ec333a1a9ae3422MD51TEXT000627584.pdf.txt000627584.pdf.txtExtracted Texttext/plain218163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12407/2/000627584.pdf.txtf12753afc838b155df52ef5de5759b83MD52THUMBNAIL000627584.pdf.jpg000627584.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12407/3/000627584.pdf.jpga61418fbd6c73338858fa8ececf8c302MD5310183/124072018-10-08 09:00:27.403oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12407Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:00:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Navegação na internet e competências informacionais : o exercício da cidadania em telecentros comunitários de Porto Alegre |
title |
Navegação na internet e competências informacionais : o exercício da cidadania em telecentros comunitários de Porto Alegre |
spellingShingle |
Navegação na internet e competências informacionais : o exercício da cidadania em telecentros comunitários de Porto Alegre Laipelt, Rita do Carmo Ferreira Telecentros comunitários Inclusão digital Alfabetização informacional Serviço de informação Digital inclusion Information literacy Community telecentres |
title_short |
Navegação na internet e competências informacionais : o exercício da cidadania em telecentros comunitários de Porto Alegre |
title_full |
Navegação na internet e competências informacionais : o exercício da cidadania em telecentros comunitários de Porto Alegre |
title_fullStr |
Navegação na internet e competências informacionais : o exercício da cidadania em telecentros comunitários de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Navegação na internet e competências informacionais : o exercício da cidadania em telecentros comunitários de Porto Alegre |
title_sort |
Navegação na internet e competências informacionais : o exercício da cidadania em telecentros comunitários de Porto Alegre |
author |
Laipelt, Rita do Carmo Ferreira |
author_facet |
Laipelt, Rita do Carmo Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laipelt, Rita do Carmo Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Caregnato, Sonia Elisa |
contributor_str_mv |
Caregnato, Sonia Elisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Telecentros comunitários Inclusão digital Alfabetização informacional Serviço de informação |
topic |
Telecentros comunitários Inclusão digital Alfabetização informacional Serviço de informação Digital inclusion Information literacy Community telecentres |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital inclusion Information literacy Community telecentres |
description |
O trabalho discute a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na sociedade atual destacando a questão da exclusão digital e as alternativas de inclusão como os telecentros comunitários. Busca compreender como os usuários de telecentros empregam suas competências informacionais ao utilizar a Internet como meio de comunicação para o exercício da cidadania. Utiliza as normas de Competência em Informação da Association of College and Research Libraries (ACRL) como tipos ideais para avaliar as competências informacionais dos usuários ao navegar pela Internet. Desenvolve uma investigação qualitativa da inclusão digital a partir de um estudo de casos múltiplos incorporados. Como resultado, demonstra que os usuários dos telecentros, participantes da pesquisa, empregam principalmente quatro das cinco normas da ACRL. Conclui que os telecentros são espaços propícios para a realização de atividades relacionadas à educação continuada com grande potencial para o desenvolvimento de competências informacionais. Sugere a realização de oficinas que abordem as cinco normas de competência em informação com seus respectivos indicadores de desempenho, a ser implementada de forma conjunta por bibliotecários e profissionais da comunicação, tendo em vista a grande inter-relação existente entre competência em informação e educação para mídia. Sugere, ainda, a realização de outros estudos de caso também qualitativos para complementar esse. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-03-27T04:12:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/12407 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000627584 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/12407 |
identifier_str_mv |
000627584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12407/1/000627584.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12407/2/000627584.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12407/3/000627584.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
89fa664c05f21c689ec333a1a9ae3422 f12753afc838b155df52ef5de5759b83 a61418fbd6c73338858fa8ececf8c302 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085114532593664 |