A formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha : o curso de didática da matemática moderna na escola primária (1966 - 1972)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sara Regina da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215286
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar e analisar o Curso de Didática da Matemática Moderna na Escola Primária, ocorrido no Instituto de Educação General Flores da Cunha, na cidade de Porto Alegre/RS, durante o período de 1966 até 1972. A temporalidade aqui abordada compreende os anos de duração do referido curso, embora seja considerado, para efeito de contextualização, os anos finais da década de 1940 – período em que se inicia uma mobilização na instituição em prol da renovação do ensino de Matemática. Inscrito no campo da História da Educação Matemática, a pesquisa tomoua como aporte documental os documentos pertencentes ao acervo do Laboratório de Matemática da instituição e as entrevistas realizadas com duas participantes do Curso, uma ex-aluna e uma das idealizadoras e docente do mesmo. No entrelaçamento das fontes, através das lentes da História Cultural, buscamos construir uma narrativa histórica acerca das tendências modernizadoras que inspiraram a criação do Curso, bem como da proposta de formação realizado por ele. Esta dissertação possibilita uma ampliação da compreensão da história da formação de professores que ensinam matemática no Rio Grande do Sul, tendo como base a oferta de um curso específico para os professores primários aprimorarem seus conhecimentos frente aos ideários do movimento de modernização do ensino de matemática. Com este estudo percebemos que o Curso teve uma dinâmica própria, buscou não somente fornecer uma formação sistemática de conceitos e conteúdos da moderna matemática, mas também contribuiu para discussões que contemplavam uma didática que valorizava elementos da psicologia genética, o uso de jogos e atividades que potencializassem o pensamento abstrato no aprendizado das crianças.
id URGS_96728e5fb6d73aade6fc1763c242d64d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215286
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Sara Regina daDalcin, Andréia2020-11-20T04:15:14Z2019http://hdl.handle.net/10183/215286001119638Esta pesquisa teve por objetivo investigar e analisar o Curso de Didática da Matemática Moderna na Escola Primária, ocorrido no Instituto de Educação General Flores da Cunha, na cidade de Porto Alegre/RS, durante o período de 1966 até 1972. A temporalidade aqui abordada compreende os anos de duração do referido curso, embora seja considerado, para efeito de contextualização, os anos finais da década de 1940 – período em que se inicia uma mobilização na instituição em prol da renovação do ensino de Matemática. Inscrito no campo da História da Educação Matemática, a pesquisa tomoua como aporte documental os documentos pertencentes ao acervo do Laboratório de Matemática da instituição e as entrevistas realizadas com duas participantes do Curso, uma ex-aluna e uma das idealizadoras e docente do mesmo. No entrelaçamento das fontes, através das lentes da História Cultural, buscamos construir uma narrativa histórica acerca das tendências modernizadoras que inspiraram a criação do Curso, bem como da proposta de formação realizado por ele. Esta dissertação possibilita uma ampliação da compreensão da história da formação de professores que ensinam matemática no Rio Grande do Sul, tendo como base a oferta de um curso específico para os professores primários aprimorarem seus conhecimentos frente aos ideários do movimento de modernização do ensino de matemática. Com este estudo percebemos que o Curso teve uma dinâmica própria, buscou não somente fornecer uma formação sistemática de conceitos e conteúdos da moderna matemática, mas também contribuiu para discussões que contemplavam uma didática que valorizava elementos da psicologia genética, o uso de jogos e atividades que potencializassem o pensamento abstrato no aprendizado das crianças.This study aims to investigate and analyse the Course of Didactic of Modern Mathematics in Primary School, which occurred at the Institute of Education General Flores da Cunha, located at the city of Porto Alegre/RS, Brazil, in the period of 1966-1972. The temporality discussed here includes the years of the course, although it is considered, for the purpose of contextualization, the final years of the 1940s – period in which a mobilization begins in the institute for a renewal of the teaching of mathematics. Inscribed in the field of History of Mathematics Education, this study takes as a documentary contribution the documents belonging to the collection of the Mathematics Laboratory of the institution and the interviews conducted with two participants of the course, one former student and one of the idealizers and teachers of that course. In the interweaving of sources, through the lens of Cultural History, we provided an historical narrative about the modernizing tendencies that inspired the creation of the course, as well as the training proposal stablished by it. This dissertation enables us to broaden the understanding the history of teacher training of those who teaches mathematics in the state of Rio Grande do Sul, based on the offering of a specific course for primary teachers to improve their knowledge, according to the ideals of the modernization movement of mathematics teaching. By means of this study, we realized that the course had its own dynamics, providing not only a systematic training about the concepts and content of modern mathematics, but also contributed to discussions the envisioned a didactics that values elements of genetic psychology, the use of games, and activities that would potentiate abstract thinking in children's learning.application/pdfporMatemática : HistóriaHistória da educaçãoEducação MatemáticaFormação de professores : MatemáticaA formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha : o curso de didática da matemática moderna na escola primária (1966 - 1972)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119638.pdf.txt001119638.pdf.txtExtracted Texttext/plain349505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215286/2/001119638.pdf.txt85af8de26299fa9e0e4f17deb499c9b2MD52ORIGINAL001119638.pdfTexto completoapplication/pdf1546201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215286/1/001119638.pdf8e0ee4563edda5f130fb80a3aea2addeMD5110183/2152862020-11-21 05:25:33.84791oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215286Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-11-21T07:25:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha : o curso de didática da matemática moderna na escola primária (1966 - 1972)
title A formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha : o curso de didática da matemática moderna na escola primária (1966 - 1972)
spellingShingle A formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha : o curso de didática da matemática moderna na escola primária (1966 - 1972)
Silva, Sara Regina da
Matemática : História
História da educação
Educação Matemática
Formação de professores : Matemática
title_short A formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha : o curso de didática da matemática moderna na escola primária (1966 - 1972)
title_full A formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha : o curso de didática da matemática moderna na escola primária (1966 - 1972)
title_fullStr A formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha : o curso de didática da matemática moderna na escola primária (1966 - 1972)
title_full_unstemmed A formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha : o curso de didática da matemática moderna na escola primária (1966 - 1972)
title_sort A formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha : o curso de didática da matemática moderna na escola primária (1966 - 1972)
author Silva, Sara Regina da
author_facet Silva, Sara Regina da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sara Regina da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalcin, Andréia
contributor_str_mv Dalcin, Andréia
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática : História
História da educação
Educação Matemática
Formação de professores : Matemática
topic Matemática : História
História da educação
Educação Matemática
Formação de professores : Matemática
description Esta pesquisa teve por objetivo investigar e analisar o Curso de Didática da Matemática Moderna na Escola Primária, ocorrido no Instituto de Educação General Flores da Cunha, na cidade de Porto Alegre/RS, durante o período de 1966 até 1972. A temporalidade aqui abordada compreende os anos de duração do referido curso, embora seja considerado, para efeito de contextualização, os anos finais da década de 1940 – período em que se inicia uma mobilização na instituição em prol da renovação do ensino de Matemática. Inscrito no campo da História da Educação Matemática, a pesquisa tomoua como aporte documental os documentos pertencentes ao acervo do Laboratório de Matemática da instituição e as entrevistas realizadas com duas participantes do Curso, uma ex-aluna e uma das idealizadoras e docente do mesmo. No entrelaçamento das fontes, através das lentes da História Cultural, buscamos construir uma narrativa histórica acerca das tendências modernizadoras que inspiraram a criação do Curso, bem como da proposta de formação realizado por ele. Esta dissertação possibilita uma ampliação da compreensão da história da formação de professores que ensinam matemática no Rio Grande do Sul, tendo como base a oferta de um curso específico para os professores primários aprimorarem seus conhecimentos frente aos ideários do movimento de modernização do ensino de matemática. Com este estudo percebemos que o Curso teve uma dinâmica própria, buscou não somente fornecer uma formação sistemática de conceitos e conteúdos da moderna matemática, mas também contribuiu para discussões que contemplavam uma didática que valorizava elementos da psicologia genética, o uso de jogos e atividades que potencializassem o pensamento abstrato no aprendizado das crianças.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-20T04:15:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215286
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001119638
url http://hdl.handle.net/10183/215286
identifier_str_mv 001119638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215286/2/001119638.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215286/1/001119638.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 85af8de26299fa9e0e4f17deb499c9b2
8e0ee4563edda5f130fb80a3aea2adde
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085537476771840