Validação e aplicação de uma escala para medir atitudes em relação à estatística na área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordani, Natalia Elis
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234907
Resumo: Informações estatísticas são presença diária na vida de qualquer cidadão e nos mais diferentes contextos. Além disso, a compreensão destas informações tem sido mencionada como uma habilidade importante para diversos profissionais, entre eles os da área da Saúde. Entretanto, devido à má experiência com Matemática no Ensino Básico, muitos estudantes apresentam, além de alto grau de ansiedade quando necessitam cursar a disciplina, atitudes negativas em relação à Estatística. A literatura indica que há relação entre a atitude do estudante e seu desempenho. Por isso, conhecer a atitude dos estudantes frente à Estatística permite compreender sua predisposição em aprendê-la e, a partir disso, é possível pensar em estratégias que possibilitem uma mudança, caso a atitude seja negativa, contribuindo para o desenvolvimento e formação da visão crítica destas pessoas. Sendo assim, esta tese tem como objetivos validar a escala de atitudes em relação à Estatística SATS-28 na versão Português (Brasil) para estudantes da área da Saúde a partir de um estudo realizado em uma Universidade brasileira (Artigo 1) e descrever as atitudes de acordo com as diferentes dimensões consideradas pelo instrumento validado (Artigo 2). Para isso, foi realizado um estudo transversal e utilizados dados de 493 estudantes de 15 cursos de graduação da área da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os resultados obtidos no Artigo 1 sugerem que a escala é válida. Quanto à avaliação das diferentes dimensões da atitude, os resultados apresentados no Artigo 2 indicam que os estudantes da área da saúde da UFRGS consideram que a Estatística é uma disciplina difícil (dimensão Dificuldade) e apresentam atitude afetiva negativa (dimensão Afetiva), porém compreendem sua importância (dimensão Valor). A partir desse entendimento, entendemos que estratégias como utilizar exemplos práticos adaptados a área de conhecimento da turma, com foco na exploração de conceitos e resultados estatísticos, podem ser utilizadas na tentativa de transformar a atitude dos estudantes e contribuir para a formação de profissionais melhor letrados estatisticamente.
id URGS_96e912fea742be560eee69bbeb9f88aa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234907
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Giordani, Natalia ElisNunes, Luciana Neves2022-02-08T04:38:00Z2021http://hdl.handle.net/10183/234907001136615Informações estatísticas são presença diária na vida de qualquer cidadão e nos mais diferentes contextos. Além disso, a compreensão destas informações tem sido mencionada como uma habilidade importante para diversos profissionais, entre eles os da área da Saúde. Entretanto, devido à má experiência com Matemática no Ensino Básico, muitos estudantes apresentam, além de alto grau de ansiedade quando necessitam cursar a disciplina, atitudes negativas em relação à Estatística. A literatura indica que há relação entre a atitude do estudante e seu desempenho. Por isso, conhecer a atitude dos estudantes frente à Estatística permite compreender sua predisposição em aprendê-la e, a partir disso, é possível pensar em estratégias que possibilitem uma mudança, caso a atitude seja negativa, contribuindo para o desenvolvimento e formação da visão crítica destas pessoas. Sendo assim, esta tese tem como objetivos validar a escala de atitudes em relação à Estatística SATS-28 na versão Português (Brasil) para estudantes da área da Saúde a partir de um estudo realizado em uma Universidade brasileira (Artigo 1) e descrever as atitudes de acordo com as diferentes dimensões consideradas pelo instrumento validado (Artigo 2). Para isso, foi realizado um estudo transversal e utilizados dados de 493 estudantes de 15 cursos de graduação da área da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os resultados obtidos no Artigo 1 sugerem que a escala é válida. Quanto à avaliação das diferentes dimensões da atitude, os resultados apresentados no Artigo 2 indicam que os estudantes da área da saúde da UFRGS consideram que a Estatística é uma disciplina difícil (dimensão Dificuldade) e apresentam atitude afetiva negativa (dimensão Afetiva), porém compreendem sua importância (dimensão Valor). A partir desse entendimento, entendemos que estratégias como utilizar exemplos práticos adaptados a área de conhecimento da turma, com foco na exploração de conceitos e resultados estatísticos, podem ser utilizadas na tentativa de transformar a atitude dos estudantes e contribuir para a formação de profissionais melhor letrados estatisticamente.Statistical information is daily presence in any citizen’s life in most different contexts. In addition, understanding this information has been mentioned as an important skill for several professionals, including those in Health area. However, due to bad experiences with Mathematics in Basic Education, many students present, besides a high level of anxiety when they need to take the course, negative attitudes towards Statistics. Literature indicates that there is a relation between student attitude and performance. Therefore, knowing students’ attitudes towards Statistics allows us to understand their propensity to learn it and then it is possible to think about strategies that enable a change, in case the attitude is negative, contributing to the development and formation of students’ critical view. Thus, this thesis aims to validate the SATS-28 scale of attitudes towards Statistics in Brazilian Portuguese version for Health students from a study performed in a Brazilian University (Article 1) and describe their attitudes according to the different dimensions considered by the validated instrument (Article 2). For this, a cross-sectional study was carried out and data from 493 students from 15 undergraduate Health courses at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) was used. The obtained results in Article 1 suggest that the scale is valid. As for the evaluation of the different dimensions of attitude, the results presented in Article 2 indicate that UFRGS Health students consider Statistics a difficult subject (Difficulty dimension) and present a negative affective attitude (Affect dimension), but they understand its importance (Value dimension). Based on this understanding, we understand that strategies as using practical examples adapted to the class knowledge area, with a focus on exploring concepts and statistical results, can be used to try to transform students’ attitudes and contribute to form better statically literate professionals.application/pdfporEstudo de validaçãoEstatísticaCiências da saúdeEducação em saúdeStatistical educationStatistical literacyScale validationAttitudeHealthValidação e aplicação de uma escala para medir atitudes em relação à estatística na área da saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em EpidemiologiaPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136615.pdf.txt001136615.pdf.txtExtracted Texttext/plain142828http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234907/2/001136615.pdf.txtcc77f2119025f7b7583fd7045fcbd070MD52ORIGINAL001136615.pdfTexto completoapplication/pdf1545082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234907/1/001136615.pdf4857ef289c7cf7bc99a585be3faf6586MD5110183/2349072024-07-20 06:24:49.949047oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234907Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-20T09:24:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Validação e aplicação de uma escala para medir atitudes em relação à estatística na área da saúde
title Validação e aplicação de uma escala para medir atitudes em relação à estatística na área da saúde
spellingShingle Validação e aplicação de uma escala para medir atitudes em relação à estatística na área da saúde
Giordani, Natalia Elis
Estudo de validação
Estatística
Ciências da saúde
Educação em saúde
Statistical education
Statistical literacy
Scale validation
Attitude
Health
title_short Validação e aplicação de uma escala para medir atitudes em relação à estatística na área da saúde
title_full Validação e aplicação de uma escala para medir atitudes em relação à estatística na área da saúde
title_fullStr Validação e aplicação de uma escala para medir atitudes em relação à estatística na área da saúde
title_full_unstemmed Validação e aplicação de uma escala para medir atitudes em relação à estatística na área da saúde
title_sort Validação e aplicação de uma escala para medir atitudes em relação à estatística na área da saúde
author Giordani, Natalia Elis
author_facet Giordani, Natalia Elis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giordani, Natalia Elis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Luciana Neves
contributor_str_mv Nunes, Luciana Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de validação
Estatística
Ciências da saúde
Educação em saúde
topic Estudo de validação
Estatística
Ciências da saúde
Educação em saúde
Statistical education
Statistical literacy
Scale validation
Attitude
Health
dc.subject.eng.fl_str_mv Statistical education
Statistical literacy
Scale validation
Attitude
Health
description Informações estatísticas são presença diária na vida de qualquer cidadão e nos mais diferentes contextos. Além disso, a compreensão destas informações tem sido mencionada como uma habilidade importante para diversos profissionais, entre eles os da área da Saúde. Entretanto, devido à má experiência com Matemática no Ensino Básico, muitos estudantes apresentam, além de alto grau de ansiedade quando necessitam cursar a disciplina, atitudes negativas em relação à Estatística. A literatura indica que há relação entre a atitude do estudante e seu desempenho. Por isso, conhecer a atitude dos estudantes frente à Estatística permite compreender sua predisposição em aprendê-la e, a partir disso, é possível pensar em estratégias que possibilitem uma mudança, caso a atitude seja negativa, contribuindo para o desenvolvimento e formação da visão crítica destas pessoas. Sendo assim, esta tese tem como objetivos validar a escala de atitudes em relação à Estatística SATS-28 na versão Português (Brasil) para estudantes da área da Saúde a partir de um estudo realizado em uma Universidade brasileira (Artigo 1) e descrever as atitudes de acordo com as diferentes dimensões consideradas pelo instrumento validado (Artigo 2). Para isso, foi realizado um estudo transversal e utilizados dados de 493 estudantes de 15 cursos de graduação da área da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os resultados obtidos no Artigo 1 sugerem que a escala é válida. Quanto à avaliação das diferentes dimensões da atitude, os resultados apresentados no Artigo 2 indicam que os estudantes da área da saúde da UFRGS consideram que a Estatística é uma disciplina difícil (dimensão Dificuldade) e apresentam atitude afetiva negativa (dimensão Afetiva), porém compreendem sua importância (dimensão Valor). A partir desse entendimento, entendemos que estratégias como utilizar exemplos práticos adaptados a área de conhecimento da turma, com foco na exploração de conceitos e resultados estatísticos, podem ser utilizadas na tentativa de transformar a atitude dos estudantes e contribuir para a formação de profissionais melhor letrados estatisticamente.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-08T04:38:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234907
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136615
url http://hdl.handle.net/10183/234907
identifier_str_mv 001136615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234907/2/001136615.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234907/1/001136615.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cc77f2119025f7b7583fd7045fcbd070
4857ef289c7cf7bc99a585be3faf6586
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085576506867712