Influência da adição de resíduo de pneu e alumina em matriz de SEBS para aplicação em pisos industriais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193222 |
Resumo: | O descarte inadequado de pneus representa um grave problema ambiental, pois seu elevado tempo de decomposição, aliado ao seu descarte incorreto, o torna uma grande ameaça aos recursos naturais, causando contaminação de solos e rios, além de enfermidades provocadas pelo acúmulo de resíduos e água em seu interior, proliferando vírus e bactérias. Dentre as alternativas possíveis de reutilização deste resíduo é possível optar por sua incorporação em outros materiais, o que além de torná-lo um resíduo economicamente atrativo, possibilita que sejam desenvolvidas novas composições de materiais com propriedades diferenciadas. A proposta deste trabalho consiste na adição de resíduo de pneu em matriz de elastômero termoplástico SEBS (copolímero em bloco de estireno - etileno/ butileno – estireno). Em um primeiro momento avaliou-se a influência do tamanho de grão do resíduo. Foram utilizados grãos de tamanhos de 12, 24 e 35 mesh. Após a realização de ensaios físicos, térmicos e mecânicos, que permitiram a escolha da melhor granulometria, variou-se a concentração de resíduo em 10, 20 e 30% em massa de SEBS Dada à definição da concentração em que se obteve os melhores resultados, seguiu-se para a terceira etapa, a qual constitui-se da incorporação de alumina tri-hidratada (ATH). Nesta etapa foi verificada a atuação da ATH como agente retardante de chama. Foram testados os teores de 2,0, 5,0 e 7,5% em massa do composto de SEBS e resíduo de pneu. Os resultados mostraram que o composto desenvolvido com granulometria de 12 mesh, em concentração de 10% em massa de SEBS, seguida da adição de 5% de ATH mostrou-se a composição com melhores propriedades mecânicas, entretanto, se o objetivo for a propriedade de retardância de chama, sugere-se o uso do teor de 7,5% de ATH. Além disso, todas as composições de matriz SEBS mostraram maior resistência ao envelhecimento quando comparadas com amostras comerciais de SBR e NBR, ambas com aplicações em pisos industriais. |
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Neis, MarianaSantana, Ruth Marlene Campomanes2019-04-19T02:34:22Z2018http://hdl.handle.net/10183/193222001088957O descarte inadequado de pneus representa um grave problema ambiental, pois seu elevado tempo de decomposição, aliado ao seu descarte incorreto, o torna uma grande ameaça aos recursos naturais, causando contaminação de solos e rios, além de enfermidades provocadas pelo acúmulo de resíduos e água em seu interior, proliferando vírus e bactérias. Dentre as alternativas possíveis de reutilização deste resíduo é possível optar por sua incorporação em outros materiais, o que além de torná-lo um resíduo economicamente atrativo, possibilita que sejam desenvolvidas novas composições de materiais com propriedades diferenciadas. A proposta deste trabalho consiste na adição de resíduo de pneu em matriz de elastômero termoplástico SEBS (copolímero em bloco de estireno - etileno/ butileno – estireno). Em um primeiro momento avaliou-se a influência do tamanho de grão do resíduo. Foram utilizados grãos de tamanhos de 12, 24 e 35 mesh. Após a realização de ensaios físicos, térmicos e mecânicos, que permitiram a escolha da melhor granulometria, variou-se a concentração de resíduo em 10, 20 e 30% em massa de SEBS Dada à definição da concentração em que se obteve os melhores resultados, seguiu-se para a terceira etapa, a qual constitui-se da incorporação de alumina tri-hidratada (ATH). Nesta etapa foi verificada a atuação da ATH como agente retardante de chama. Foram testados os teores de 2,0, 5,0 e 7,5% em massa do composto de SEBS e resíduo de pneu. Os resultados mostraram que o composto desenvolvido com granulometria de 12 mesh, em concentração de 10% em massa de SEBS, seguida da adição de 5% de ATH mostrou-se a composição com melhores propriedades mecânicas, entretanto, se o objetivo for a propriedade de retardância de chama, sugere-se o uso do teor de 7,5% de ATH. Além disso, todas as composições de matriz SEBS mostraram maior resistência ao envelhecimento quando comparadas com amostras comerciais de SBR e NBR, ambas com aplicações em pisos industriais.The inadequate disposal of tires represents a serious environmental problem, since its high decomposition time, together with its incorrect disposal, makes it a great threat to natural resources, causing contamination of soils and rivers, as well as diseases caused by due to the accumulation of waste and water inside and the proliferating viruses and bacteria. Among the possible alternatives of reuse of this residue is possible to choose its incorporation in other materials, which in addition to making it an economically attractive residue and additionally allows the development of new compositions of materials with different properties. The purpose of this work is the addition of tires residue to SEBS thermoplastic elastomer matrix (styrene - ethylene / butylene - styrene block copolymer). At first, the influence of the grain size of the residue was evaluated. Grains of 12, 24 and 35 mesh sizes were used. After physical, thermal and mechanical analysis, which allowed the choice of the best granulometry, the residue concentration was varied in 10, 20 and 30% by mass of SEBS Given the definition of the concentration in which the best results were obtained, it was followed by the third step, which consists of the incorporation of alumina trihydrate (ATH). In this step, the performance of ATH as a flame retardant agent was verified. The contents of 2.0, 5.0 and 7.5 mass% of the SEBS compound and the tire residue were tested. The results showed that the compound developed with 12 mesh granulometry at a concentration of 10% by mass of SEBS followed by the addition of 5% of ATH showed the composition with better mechanical properties, however, if the objective is the property of the use of the 7.5% ATH content is suggested. In addition, all the SEBS matrix compositions showed higher aging resistance when compared to commercial samples of SBR and NBR, both with applications in industrial floors.application/pdfporPneusReciclagemAluminaInfluência da adição de resíduo de pneu e alumina em matriz de SEBS para aplicação em pisos industriaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de MateriaisPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088957.pdf.txt001088957.pdf.txtExtracted Texttext/plain189059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193222/2/001088957.pdf.txt5f7b4b1eebe9788d3109569c985a4601MD52ORIGINAL001088957.pdfTexto completoapplication/pdf2220592http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193222/1/001088957.pdf96204989be55763f93907efdb2b410ceMD5110183/1932222019-04-20 02:35:55.801382oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193222Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-04-20T05:35:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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