Desempenho motor de crianças com desordem coordenativa desenvolvimental : um estudo interventivo e associativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanella, Larissa Wagner
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108928
Resumo: Introdução: na atualidade observa-se a carência de pesquisas de caráter interventivo com o fim de investigar como os programas intervenções podem influenciar os processos de desenvolvimento e aprimoramento das habilidades motoras especificamente quando os atrasos são detectados. Ainda mais, necessita investigar crianças com Desordem Coordenativa Desenvolvimental inseridas em programas interventivos para compreender como estes programas influenciam o desenvolvimento destas crianças. Objetivos: Artigo (1) (a) investigar as características motoras e cognitivas apresentadas pelas crianças com DCD; (b) os possíveis fatores que afetam o atraso motor; (c) as possíveis consequências da DCD no desenvolvimento das crianças; e (d) propor considerações para a prática motora destas crianças em aulas de educação física; Artigo (2) investigar o impacto de uma intervenção motora no desempenho motor de crianças com pDCD, em risco de DCD e com desenvolvimento típico; Artigo (3) (a) verificar se há diferenças significativas no desempenho motor e nas atividades cotidianas de crianças com pDCD, risco de DCD e desenvolvimento típico; (b) verificar a existência de mudanças nas categorias de desempenho motor das crianças com pDCD, risco de DCD e desenvolvimento típico; (c) investigar o desempenho escolar das crianças com pDCD; Artigo (4) investigar as associações entre o desempenho motor, o estado nutricional, a idade, o sexo e atividades cotidianas de crianças com pDCD, risco de DCD e desenvolvimento típico antes e após uma intervenção implementada com o Clima Motivacional para Maestria. Métodos: este estudo caracteriza-se como um estudo associativo e comparativo do tipo quase-experimental. Participaram 48 crianças, sendo que, 24 crianças pertenciam ao grupo interventivo e 24 crianças pertenciam ao grupo contole (12 meninas e 12 meninos em cada grupo). Todas as crianças do grupo interventivo e controle foram avaliadas com os testes: TGMD-2, MABC-2 e BOT-2 para o desempenho motor; os responsáveis responderam o questionário check-list do MABC-2 para as atividades cotidianas e o questionário ABEP para classificação econômica das famílias; o IMC com CDC (Center of Desease Control) e a circunferência abdominal para estado nutricional; o TDE foi utilizado para avaliar o desempenho escolar das crianças com pDCD. A intervenção motora foi implementada com o Clima de Motivação para Maestria, através da estrutura TARGET. Utilizou-se os procedimentos estatísticos de General Linear Model, Post-hoc Test, tamanho do efeito teste “d de Cohen”; correlações de Pearson e regressão backward. Foram considerados resultados significantes p<0,05. Resultados: Artigo (1) crianças com DCD apresentam dificuldades motoras relacionadas às habilidades motoras amplas e/ou finas e de equilíbrio; dificuldades cognitivas que afetam o desempenho escolar. Artigo (2) os resultados evidenciaram impacto da intervenção motora no desempenho motor de crianças com pDCD, risco de DCD e desenvolvimento típico; Artigo (3) houve mudança de categoria no desempenho motor das crianças com pDCD, risco de DCD e desenvolvimento típico da pré- para a pós-intervenção; Artigo (4) houveram associações significativas entre o desempenho motor e idade, IMC, sexo, atividades cotidianas antes e após a participação de uma intervenção motora implementada com o Clima de Motivação para Maestria. Discussão: a intervenção motora fundamentada com o clima de motivação orientado para a maestria oferece ganhos motores para crianças com pDCD, risco de DCD e desenvolvimento típico reforçando a literatura acerca da desordem. As mudanças de categoria motora das crianças com pDCD, risco de DCD e desenvolvimento típico após a participação da intervenção motora inferem que o ambiente e as oportunidades oferecidas às crianças conduzem a um melhor desempenho motor. Os fatores de influência do desempenho motor são modificados após a participação de uma intervenção motora. O estado nutricional e a idade que poderiam influenciar o desempenho motor de crianças com pDCD são desconsiderados; e as diferenças entre meninos e meninas e as atividades cotidianas apresentam maior influência sobre o desempenho motor de crianças típicas.
id URGS_974e7623a0e77d240a3bd5d7f29413de
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108928
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Zanella, Larissa WagnerValentini, Nadia Cristina2015-01-14T02:16:05Z2014http://hdl.handle.net/10183/108928000949398Introdução: na atualidade observa-se a carência de pesquisas de caráter interventivo com o fim de investigar como os programas intervenções podem influenciar os processos de desenvolvimento e aprimoramento das habilidades motoras especificamente quando os atrasos são detectados. Ainda mais, necessita investigar crianças com Desordem Coordenativa Desenvolvimental inseridas em programas interventivos para compreender como estes programas influenciam o desenvolvimento destas crianças. Objetivos: Artigo (1) (a) investigar as características motoras e cognitivas apresentadas pelas crianças com DCD; (b) os possíveis fatores que afetam o atraso motor; (c) as possíveis consequências da DCD no desenvolvimento das crianças; e (d) propor considerações para a prática motora destas crianças em aulas de educação física; Artigo (2) investigar o impacto de uma intervenção motora no desempenho motor de crianças com pDCD, em risco de DCD e com desenvolvimento típico; Artigo (3) (a) verificar se há diferenças significativas no desempenho motor e nas atividades cotidianas de crianças com pDCD, risco de DCD e desenvolvimento típico; (b) verificar a existência de mudanças nas categorias de desempenho motor das crianças com pDCD, risco de DCD e desenvolvimento típico; (c) investigar o desempenho escolar das crianças com pDCD; Artigo (4) investigar as associações entre o desempenho motor, o estado nutricional, a idade, o sexo e atividades cotidianas de crianças com pDCD, risco de DCD e desenvolvimento típico antes e após uma intervenção implementada com o Clima Motivacional para Maestria. Métodos: este estudo caracteriza-se como um estudo associativo e comparativo do tipo quase-experimental. Participaram 48 crianças, sendo que, 24 crianças pertenciam ao grupo interventivo e 24 crianças pertenciam ao grupo contole (12 meninas e 12 meninos em cada grupo). Todas as crianças do grupo interventivo e controle foram avaliadas com os testes: TGMD-2, MABC-2 e BOT-2 para o desempenho motor; os responsáveis responderam o questionário check-list do MABC-2 para as atividades cotidianas e o questionário ABEP para classificação econômica das famílias; o IMC com CDC (Center of Desease Control) e a circunferência abdominal para estado nutricional; o TDE foi utilizado para avaliar o desempenho escolar das crianças com pDCD. A intervenção motora foi implementada com o Clima de Motivação para Maestria, através da estrutura TARGET. Utilizou-se os procedimentos estatísticos de General Linear Model, Post-hoc Test, tamanho do efeito teste “d de Cohen”; correlações de Pearson e regressão backward. Foram considerados resultados significantes p<0,05. Resultados: Artigo (1) crianças com DCD apresentam dificuldades motoras relacionadas às habilidades motoras amplas e/ou finas e de equilíbrio; dificuldades cognitivas que afetam o desempenho escolar. Artigo (2) os resultados evidenciaram impacto da intervenção motora no desempenho motor de crianças com pDCD, risco de DCD e desenvolvimento típico; Artigo (3) houve mudança de categoria no desempenho motor das crianças com pDCD, risco de DCD e desenvolvimento típico da pré- para a pós-intervenção; Artigo (4) houveram associações significativas entre o desempenho motor e idade, IMC, sexo, atividades cotidianas antes e após a participação de uma intervenção motora implementada com o Clima de Motivação para Maestria. Discussão: a intervenção motora fundamentada com o clima de motivação orientado para a maestria oferece ganhos motores para crianças com pDCD, risco de DCD e desenvolvimento típico reforçando a literatura acerca da desordem. As mudanças de categoria motora das crianças com pDCD, risco de DCD e desenvolvimento típico após a participação da intervenção motora inferem que o ambiente e as oportunidades oferecidas às crianças conduzem a um melhor desempenho motor. Os fatores de influência do desempenho motor são modificados após a participação de uma intervenção motora. O estado nutricional e a idade que poderiam influenciar o desempenho motor de crianças com pDCD são desconsiderados; e as diferenças entre meninos e meninas e as atividades cotidianas apresentam maior influência sobre o desempenho motor de crianças típicas.application/pdfporDesempenho motorCoordenação motoraDesenvolvimento infantilDesempenho motor de crianças com desordem coordenativa desenvolvimental : um estudo interventivo e associativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000949398.pdf000949398.pdfTexto completoapplication/pdf1349259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108928/1/000949398.pdf4a97dc166e020113498d4e419db62382MD51TEXT000949398.pdf.txt000949398.pdf.txtExtracted Texttext/plain375236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108928/2/000949398.pdf.txt9a026e4a2a9b9c6a9dd3c092544f4c92MD52THUMBNAIL000949398.pdf.jpg000949398.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg936http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108928/3/000949398.pdf.jpg258f82f367b518b3df01e85d5bcc3f94MD5310183/1089282018-10-23 08:38:44.677oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108928Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T11:38:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desempenho motor de crianças com desordem coordenativa desenvolvimental : um estudo interventivo e associativo
title Desempenho motor de crianças com desordem coordenativa desenvolvimental : um estudo interventivo e associativo
spellingShingle Desempenho motor de crianças com desordem coordenativa desenvolvimental : um estudo interventivo e associativo
Zanella, Larissa Wagner
Desempenho motor
Coordenação motora
Desenvolvimento infantil
title_short Desempenho motor de crianças com desordem coordenativa desenvolvimental : um estudo interventivo e associativo
title_full Desempenho motor de crianças com desordem coordenativa desenvolvimental : um estudo interventivo e associativo
title_fullStr Desempenho motor de crianças com desordem coordenativa desenvolvimental : um estudo interventivo e associativo
title_full_unstemmed Desempenho motor de crianças com desordem coordenativa desenvolvimental : um estudo interventivo e associativo
title_sort Desempenho motor de crianças com desordem coordenativa desenvolvimental : um estudo interventivo e associativo
author Zanella, Larissa Wagner
author_facet Zanella, Larissa Wagner
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanella, Larissa Wagner
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valentini, Nadia Cristina
contributor_str_mv Valentini, Nadia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho motor
Coordenação motora
Desenvolvimento infantil
topic Desempenho motor
Coordenação motora
Desenvolvimento infantil
description Introdução: na atualidade observa-se a carência de pesquisas de caráter interventivo com o fim de investigar como os programas intervenções podem influenciar os processos de desenvolvimento e aprimoramento das habilidades motoras especificamente quando os atrasos são detectados. Ainda mais, necessita investigar crianças com Desordem Coordenativa Desenvolvimental inseridas em programas interventivos para compreender como estes programas influenciam o desenvolvimento destas crianças. Objetivos: Artigo (1) (a) investigar as características motoras e cognitivas apresentadas pelas crianças com DCD; (b) os possíveis fatores que afetam o atraso motor; (c) as possíveis consequências da DCD no desenvolvimento das crianças; e (d) propor considerações para a prática motora destas crianças em aulas de educação física; Artigo (2) investigar o impacto de uma intervenção motora no desempenho motor de crianças com pDCD, em risco de DCD e com desenvolvimento típico; Artigo (3) (a) verificar se há diferenças significativas no desempenho motor e nas atividades cotidianas de crianças com pDCD, risco de DCD e desenvolvimento típico; (b) verificar a existência de mudanças nas categorias de desempenho motor das crianças com pDCD, risco de DCD e desenvolvimento típico; (c) investigar o desempenho escolar das crianças com pDCD; Artigo (4) investigar as associações entre o desempenho motor, o estado nutricional, a idade, o sexo e atividades cotidianas de crianças com pDCD, risco de DCD e desenvolvimento típico antes e após uma intervenção implementada com o Clima Motivacional para Maestria. Métodos: este estudo caracteriza-se como um estudo associativo e comparativo do tipo quase-experimental. Participaram 48 crianças, sendo que, 24 crianças pertenciam ao grupo interventivo e 24 crianças pertenciam ao grupo contole (12 meninas e 12 meninos em cada grupo). Todas as crianças do grupo interventivo e controle foram avaliadas com os testes: TGMD-2, MABC-2 e BOT-2 para o desempenho motor; os responsáveis responderam o questionário check-list do MABC-2 para as atividades cotidianas e o questionário ABEP para classificação econômica das famílias; o IMC com CDC (Center of Desease Control) e a circunferência abdominal para estado nutricional; o TDE foi utilizado para avaliar o desempenho escolar das crianças com pDCD. A intervenção motora foi implementada com o Clima de Motivação para Maestria, através da estrutura TARGET. Utilizou-se os procedimentos estatísticos de General Linear Model, Post-hoc Test, tamanho do efeito teste “d de Cohen”; correlações de Pearson e regressão backward. Foram considerados resultados significantes p<0,05. Resultados: Artigo (1) crianças com DCD apresentam dificuldades motoras relacionadas às habilidades motoras amplas e/ou finas e de equilíbrio; dificuldades cognitivas que afetam o desempenho escolar. Artigo (2) os resultados evidenciaram impacto da intervenção motora no desempenho motor de crianças com pDCD, risco de DCD e desenvolvimento típico; Artigo (3) houve mudança de categoria no desempenho motor das crianças com pDCD, risco de DCD e desenvolvimento típico da pré- para a pós-intervenção; Artigo (4) houveram associações significativas entre o desempenho motor e idade, IMC, sexo, atividades cotidianas antes e após a participação de uma intervenção motora implementada com o Clima de Motivação para Maestria. Discussão: a intervenção motora fundamentada com o clima de motivação orientado para a maestria oferece ganhos motores para crianças com pDCD, risco de DCD e desenvolvimento típico reforçando a literatura acerca da desordem. As mudanças de categoria motora das crianças com pDCD, risco de DCD e desenvolvimento típico após a participação da intervenção motora inferem que o ambiente e as oportunidades oferecidas às crianças conduzem a um melhor desempenho motor. Os fatores de influência do desempenho motor são modificados após a participação de uma intervenção motora. O estado nutricional e a idade que poderiam influenciar o desempenho motor de crianças com pDCD são desconsiderados; e as diferenças entre meninos e meninas e as atividades cotidianas apresentam maior influência sobre o desempenho motor de crianças típicas.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-01-14T02:16:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/108928
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000949398
url http://hdl.handle.net/10183/108928
identifier_str_mv 000949398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108928/1/000949398.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108928/2/000949398.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108928/3/000949398.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a97dc166e020113498d4e419db62382
9a026e4a2a9b9c6a9dd3c092544f4c92
258f82f367b518b3df01e85d5bcc3f94
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085309032955904