O Método da Vorticidade em Partículas para estimar coeficientes aerodinâmicos : uma validação com três pontes brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beier, Marcos Hamann
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13465
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo comparativo entre os três métodos para obtenção das características aerodinâmicas de tabuleiros de pontes: analítico, experimental e numérico. O tema é motivado pelo crescimento das necessidades de conhecimento científico e tecnológico na área de desempenho aerodinâmico de seções típicas de pontes nas etapas mais iniciais de projeto. A precisão de uma ferramenta de previsão certamente acelera a convergência ao modelo final; porém, qualquer metodologia numérica deve ser extensivamente testada antes de ser utilizada nos escritórios de cálculo. Inicialmente mostra-se a lógica da análise de instabilidades provocadas pelo vento, resume-se a modelagem de tabuleiros de pontes para ensaios em túnel de vento e descreve-se o método numérico implementado no programa comercial de análise de pontes RM. Comparam-se dados disponíveis de testes de modelos reduzidos no túnel de vento com as estimativas de aproximação do Método da Vorticidade em Partículas (MVP). Confrontam-se resultados para casos clássicos, um estudo paramétrico, dados dos relatórios de três pontes Brasileiras já ensaiadas no Túnel de Vento Joaquim Blessmann do LAC – PPGEC/UFRGS: Paulicéia, Guamá e Roberto Marinho. Finalmente, considera-se o método experimental como preciso e julga-se o método numérico comparativamente, analisando a confiabilidade dos resultados e procurando definir a sua faixa de aplicabilidade. Examinando a variabilidade dos resultados, bastante baixa, definiu-se sua faixa de aplicação considerando os resultados obtidos como satisfatórios para projetos básicos e executivos de estruturas; necessitando, porém, para os casos especiais, de comprovação experimental em túnel de vento antes da sua execução. Exemplifica-se então o uso do método para alguns problemas de análises de seções. Os resultados e comparações corroboram verificações anteriores do método dos vórtices discretos para verdadeiras seções de pontes e mostram porque o seu uso vem se tornando cada vez mais aceitável.
id URGS_977a747a828fc46b0ddf4a660a904941
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13465
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Beier, Marcos HamannLoredo-Souza, Acir MércioRocha, Marcelo Maia2008-07-26T04:12:11Z2007http://hdl.handle.net/10183/13465000643498O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo comparativo entre os três métodos para obtenção das características aerodinâmicas de tabuleiros de pontes: analítico, experimental e numérico. O tema é motivado pelo crescimento das necessidades de conhecimento científico e tecnológico na área de desempenho aerodinâmico de seções típicas de pontes nas etapas mais iniciais de projeto. A precisão de uma ferramenta de previsão certamente acelera a convergência ao modelo final; porém, qualquer metodologia numérica deve ser extensivamente testada antes de ser utilizada nos escritórios de cálculo. Inicialmente mostra-se a lógica da análise de instabilidades provocadas pelo vento, resume-se a modelagem de tabuleiros de pontes para ensaios em túnel de vento e descreve-se o método numérico implementado no programa comercial de análise de pontes RM. Comparam-se dados disponíveis de testes de modelos reduzidos no túnel de vento com as estimativas de aproximação do Método da Vorticidade em Partículas (MVP). Confrontam-se resultados para casos clássicos, um estudo paramétrico, dados dos relatórios de três pontes Brasileiras já ensaiadas no Túnel de Vento Joaquim Blessmann do LAC – PPGEC/UFRGS: Paulicéia, Guamá e Roberto Marinho. Finalmente, considera-se o método experimental como preciso e julga-se o método numérico comparativamente, analisando a confiabilidade dos resultados e procurando definir a sua faixa de aplicabilidade. Examinando a variabilidade dos resultados, bastante baixa, definiu-se sua faixa de aplicação considerando os resultados obtidos como satisfatórios para projetos básicos e executivos de estruturas; necessitando, porém, para os casos especiais, de comprovação experimental em túnel de vento antes da sua execução. Exemplifica-se então o uso do método para alguns problemas de análises de seções. Os resultados e comparações corroboram verificações anteriores do método dos vórtices discretos para verdadeiras seções de pontes e mostram porque o seu uso vem se tornando cada vez mais aceitável.The work has the objective to realize a comparative study between three methods to obtain bridge aerodynamic coefficients: analytic, experimental and numerical. The theme is motivated by the increasing need of knowledge about the aerodynamic behaviour of bridge decks in the early stages of the design process. The accuracy of a predictive tool will certainly accelerate the convergence to the final design. However, any numerical methodology must be extensively tested ascertain and hence validated before it becomes of current use by designers. Collaboration is made comparing wind tunnel data of reduced models and numerical estimations by a simplified approach. After a brief overview of wind loading and wind tunnel modeling, the bridge wind resistance design in the commercially available bridge design software package RM is shown. The Discrete Vortex Method and the implementation are shortly described. Initially, classical fluid problems are indicated together with the comparison of parametric cross sectional bridge shapes. After, three Brazilian large cablestayed bridge projects are presented as instance of analysis: Paulicéia, Guamá and Roberto Marinho. Bridges aerodynamic coefficients were experimentally obtained at the Boundary Layer Wind Tunnel Joaquim Blessmann at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Finally, experimental results are considered precise and those results evaluated with CFD are compared analyzing the liability and applicability. According to the results variability, quite low, we considered them appropriated for basic and final structural designs; needing, although, for special cases, of experimental probation in wind tunnel tests before the construction phase. Some CFD analysis problems of cross sections are then presented as application examples. The results and similitude corroborate earlier verifications of the method and this implementation, demonstrating why its use is becoming increasingly acceptable.application/pdfporTúnel de ventoPontes (Engenharia)Dinâmica dos fluidos computacionalVentoWind tunnelBridge aerodynamic coefficientComputer fluid dynamicsCFDDiscrete vortex methodDVMVortex particle methodVPMO Método da Vorticidade em Partículas para estimar coeficientes aerodinâmicos : uma validação com três pontes brasileirasThe vortex particle method to estimate aerodynamic coefficients : a validation with three brazilian bridgesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000643498.pdf000643498.pdfTexto completoapplication/pdf4613506http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13465/1/000643498.pdf368c2613705e81205da8c817a2bee80dMD51TEXT000643498.pdf.txt000643498.pdf.txtExtracted Texttext/plain230853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13465/2/000643498.pdf.txtd8a7fbc3be9e6855202cf5ad2d3b520bMD52THUMBNAIL000643498.pdf.jpg000643498.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13465/3/000643498.pdf.jpg28344937f9d5d2090136fd693dbde04dMD5310183/134652018-10-11 08:36:12.368oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13465Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:36:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Método da Vorticidade em Partículas para estimar coeficientes aerodinâmicos : uma validação com três pontes brasileiras
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The vortex particle method to estimate aerodynamic coefficients : a validation with three brazilian bridges
title O Método da Vorticidade em Partículas para estimar coeficientes aerodinâmicos : uma validação com três pontes brasileiras
spellingShingle O Método da Vorticidade em Partículas para estimar coeficientes aerodinâmicos : uma validação com três pontes brasileiras
Beier, Marcos Hamann
Túnel de vento
Pontes (Engenharia)
Dinâmica dos fluidos computacional
Vento
Wind tunnel
Bridge aerodynamic coefficient
Computer fluid dynamics
CFD
Discrete vortex method
DVM
Vortex particle method
VPM
title_short O Método da Vorticidade em Partículas para estimar coeficientes aerodinâmicos : uma validação com três pontes brasileiras
title_full O Método da Vorticidade em Partículas para estimar coeficientes aerodinâmicos : uma validação com três pontes brasileiras
title_fullStr O Método da Vorticidade em Partículas para estimar coeficientes aerodinâmicos : uma validação com três pontes brasileiras
title_full_unstemmed O Método da Vorticidade em Partículas para estimar coeficientes aerodinâmicos : uma validação com três pontes brasileiras
title_sort O Método da Vorticidade em Partículas para estimar coeficientes aerodinâmicos : uma validação com três pontes brasileiras
author Beier, Marcos Hamann
author_facet Beier, Marcos Hamann
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beier, Marcos Hamann
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Loredo-Souza, Acir Mércio
Rocha, Marcelo Maia
contributor_str_mv Loredo-Souza, Acir Mércio
Rocha, Marcelo Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Túnel de vento
Pontes (Engenharia)
Dinâmica dos fluidos computacional
Vento
topic Túnel de vento
Pontes (Engenharia)
Dinâmica dos fluidos computacional
Vento
Wind tunnel
Bridge aerodynamic coefficient
Computer fluid dynamics
CFD
Discrete vortex method
DVM
Vortex particle method
VPM
dc.subject.eng.fl_str_mv Wind tunnel
Bridge aerodynamic coefficient
Computer fluid dynamics
CFD
Discrete vortex method
DVM
Vortex particle method
VPM
description O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo comparativo entre os três métodos para obtenção das características aerodinâmicas de tabuleiros de pontes: analítico, experimental e numérico. O tema é motivado pelo crescimento das necessidades de conhecimento científico e tecnológico na área de desempenho aerodinâmico de seções típicas de pontes nas etapas mais iniciais de projeto. A precisão de uma ferramenta de previsão certamente acelera a convergência ao modelo final; porém, qualquer metodologia numérica deve ser extensivamente testada antes de ser utilizada nos escritórios de cálculo. Inicialmente mostra-se a lógica da análise de instabilidades provocadas pelo vento, resume-se a modelagem de tabuleiros de pontes para ensaios em túnel de vento e descreve-se o método numérico implementado no programa comercial de análise de pontes RM. Comparam-se dados disponíveis de testes de modelos reduzidos no túnel de vento com as estimativas de aproximação do Método da Vorticidade em Partículas (MVP). Confrontam-se resultados para casos clássicos, um estudo paramétrico, dados dos relatórios de três pontes Brasileiras já ensaiadas no Túnel de Vento Joaquim Blessmann do LAC – PPGEC/UFRGS: Paulicéia, Guamá e Roberto Marinho. Finalmente, considera-se o método experimental como preciso e julga-se o método numérico comparativamente, analisando a confiabilidade dos resultados e procurando definir a sua faixa de aplicabilidade. Examinando a variabilidade dos resultados, bastante baixa, definiu-se sua faixa de aplicação considerando os resultados obtidos como satisfatórios para projetos básicos e executivos de estruturas; necessitando, porém, para os casos especiais, de comprovação experimental em túnel de vento antes da sua execução. Exemplifica-se então o uso do método para alguns problemas de análises de seções. Os resultados e comparações corroboram verificações anteriores do método dos vórtices discretos para verdadeiras seções de pontes e mostram porque o seu uso vem se tornando cada vez mais aceitável.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-07-26T04:12:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13465
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000643498
url http://hdl.handle.net/10183/13465
identifier_str_mv 000643498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13465/1/000643498.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13465/2/000643498.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13465/3/000643498.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 368c2613705e81205da8c817a2bee80d
d8a7fbc3be9e6855202cf5ad2d3b520b
28344937f9d5d2090136fd693dbde04d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085124115529728