Cultura de segurança do paciente : elementos que influenciam a percepção dos profissionais de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prates, Cassiana Gil
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238654
Resumo: A segurança do paciente, como dimensão da qualidade do cuidado em saúde, é tema de destaque no mundo. Os danos causados durante a assistência constituem-se um grave problema de saúde pública, com significativas implicações de morbimortalidade e qualidade de vida aos pacientes, além de afetar negativamente a imagem das instituições e dos profissionais de saúde. O maior desafio para a transformação do sistema vigente é a mudança cultural do paradigma punitivo para uma cultura de segurança. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo foi analisar a cultura de segurança do paciente percebida pelos profissionais de saúde e os elementos que influenciam esta percepção em uma instituição hospitalar. Foi delineado como pesquisa de métodos mistos caracterizando-se pelo desenho sequencial explanatório onde a primeira etapa foi quantitativa para identificação do status da cultura mediante aplicação do Hospital Survey on Patient Safety Culture e, na sequência a etapa qualitativa que explorou os resultados iniciais e os elementos que influenciam a percepção dos profissionais utilizando-se a técnica de grupo focal. A pesquisa foi realizada em um hospital geral de Porto Alegre, de abril a outubro de 2017, e a amostra constituída por 618 profissionais assistenciais e de apoio técnico administrativo para a primeira etapa e 10 assistenciais de nível superior para os dois encontros de grupo focal. A análise dos resultados foi sequencial, sendo os dados quantitativos e as informações qualitativas analisadas separadamente, num primeiro momento, e posteriormente submetidos à uma análise integrada. Os resultados evidenciaram uma cultura fragilizada, com sete dimensões consideradas como áreas frágeis para segurança do paciente, sendo a mais crítica “respostas não punitivas aos erros” com índice de respostas positivas de 29,0%, seguida da “passagem de plantão ou de turno e transferências” (32,6%), “trabalho em equipe entre unidades” (36,8%), “adequação de profissionais” (44,2%), “abertura da comunicação” (48,7%), “percepção geral da segurança do paciente” (49,2%) e “retorno da informação e comunicação sobre o erro” (49,9%). Profissionais de nível superior, especialmente médicos, têm uma percepção mais fortalecida, com significância estatística (p<0,05), quando comparados com os de nível técnico nas dimensões “trabalho em equipe dentro das unidades”, “expectativas sobre seu líder imediato e ações promotoras da segurança do paciente” e “aprendizado organizacional e melhoria contínua”. A emergência foi o setor que evidenciou os índices mais elevados de respostas positivas. Elementos relacionados à organização do trabalho (processos burocratizados, mal desenhados e descoordenados, decisões regionais, falhas de comunicação) somados aos elementos da gestão de pessoas (gradientes de hierarquia, sobrecarga, alta rotatividade, pressão por produção, punição, falta de respeito e empatia) e judicialização foram apontados pelo grupo focal como contribuintes para a percepção fragilizada da cultura de segurança e a liderança, como elemento que influencia positivamente as dimensões fortalecidas no serviço de emergência. Os resultados encontrados são consistentes e refletem a realidade das instituições de saúde no mundo. É compreensível que os avanços para a disseminação da cultura de segurança do paciente sejam desafiadores, contudo é imperativo a efetiva mobilização dos profissionais, gestores, governantes, educadores, pesquisadores, pacientes e sociedade, a fim de consolidar uma cultura construtiva nos sistemas de saúde onde todos serão beneficiados.
id URGS_98804a90ee0cb6de271c7980c242eaad
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238654
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Prates, Cassiana GilMoura, Gisela Maria Schebella Souto de2022-05-14T05:03:23Z2018http://hdl.handle.net/10183/238654001096930A segurança do paciente, como dimensão da qualidade do cuidado em saúde, é tema de destaque no mundo. Os danos causados durante a assistência constituem-se um grave problema de saúde pública, com significativas implicações de morbimortalidade e qualidade de vida aos pacientes, além de afetar negativamente a imagem das instituições e dos profissionais de saúde. O maior desafio para a transformação do sistema vigente é a mudança cultural do paradigma punitivo para uma cultura de segurança. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo foi analisar a cultura de segurança do paciente percebida pelos profissionais de saúde e os elementos que influenciam esta percepção em uma instituição hospitalar. Foi delineado como pesquisa de métodos mistos caracterizando-se pelo desenho sequencial explanatório onde a primeira etapa foi quantitativa para identificação do status da cultura mediante aplicação do Hospital Survey on Patient Safety Culture e, na sequência a etapa qualitativa que explorou os resultados iniciais e os elementos que influenciam a percepção dos profissionais utilizando-se a técnica de grupo focal. A pesquisa foi realizada em um hospital geral de Porto Alegre, de abril a outubro de 2017, e a amostra constituída por 618 profissionais assistenciais e de apoio técnico administrativo para a primeira etapa e 10 assistenciais de nível superior para os dois encontros de grupo focal. A análise dos resultados foi sequencial, sendo os dados quantitativos e as informações qualitativas analisadas separadamente, num primeiro momento, e posteriormente submetidos à uma análise integrada. Os resultados evidenciaram uma cultura fragilizada, com sete dimensões consideradas como áreas frágeis para segurança do paciente, sendo a mais crítica “respostas não punitivas aos erros” com índice de respostas positivas de 29,0%, seguida da “passagem de plantão ou de turno e transferências” (32,6%), “trabalho em equipe entre unidades” (36,8%), “adequação de profissionais” (44,2%), “abertura da comunicação” (48,7%), “percepção geral da segurança do paciente” (49,2%) e “retorno da informação e comunicação sobre o erro” (49,9%). Profissionais de nível superior, especialmente médicos, têm uma percepção mais fortalecida, com significância estatística (p<0,05), quando comparados com os de nível técnico nas dimensões “trabalho em equipe dentro das unidades”, “expectativas sobre seu líder imediato e ações promotoras da segurança do paciente” e “aprendizado organizacional e melhoria contínua”. A emergência foi o setor que evidenciou os índices mais elevados de respostas positivas. Elementos relacionados à organização do trabalho (processos burocratizados, mal desenhados e descoordenados, decisões regionais, falhas de comunicação) somados aos elementos da gestão de pessoas (gradientes de hierarquia, sobrecarga, alta rotatividade, pressão por produção, punição, falta de respeito e empatia) e judicialização foram apontados pelo grupo focal como contribuintes para a percepção fragilizada da cultura de segurança e a liderança, como elemento que influencia positivamente as dimensões fortalecidas no serviço de emergência. Os resultados encontrados são consistentes e refletem a realidade das instituições de saúde no mundo. É compreensível que os avanços para a disseminação da cultura de segurança do paciente sejam desafiadores, contudo é imperativo a efetiva mobilização dos profissionais, gestores, governantes, educadores, pesquisadores, pacientes e sociedade, a fim de consolidar uma cultura construtiva nos sistemas de saúde onde todos serão beneficiados.Patient safety, as a dimension of quality of health care, is a subject of prominence in the world. The damage caused during the assistance constitute a serious public health problem, with significant implications of morbidity and quality of life for patients, in addition to negatively affect the image of the institutions and health professionals. The greatest challenge for the transformation of the current system is the cultural change from the punitive paradigm to a culture of security. In this perspective, the aim of this study was to analyze the patient safety culture perceived by health professionals and the factors that influence this perception in a hospital institution. It was outlined as a research of mixed methods characterized by sequential explanatory drawing where the first step was quantitative to identify the status of culture through the application of the Hospital Survey on Patient Safety Culture and, following the qualitative step that explored the initial results and the elements that influence the perception of professionals using the focal group technique. The research was conducted in a general hospital of Porto Alegre, from April to October of 2017, and the sample consisted of 618 healthcare professionals and administrative support for the first stage and 10 senior care assistants for the two meetings of the focal group. The analysis of results was sequential, being the quantitative data and qualitative information analyzed separately, at first, and subsequently submitted to an integrated analysis. The results showed a weakened culture, with seven dimensions considered fragile areas for patient safety, being the most critical "nonpunitive responses to errors" with an index of positive responses from 29.0%, followed by the "handoffs and transitions" (32.6%), "teamwork across units" (36.8%), "staffing" (44.2%), "Communication openness" (48.7%), "management support for patient safety" (49.2%) and "Feedback and communication about errors" (49.9%). Upper-level professionals, especially physicians, have a stronger perception, with statistical significance (p<0.05), when compared with the technical level in the dimensions "teamwork within units", "supervisor/manager expectations and actions promoting patient safety" and "organizational learning and continuous improvement". The emergency was the sector that showed the highest rates of positive responses. Elements related to work organization (bureaucratic, poorly designed and uncoordinated, regional decisions, communication failures) added to the elements of people management (hierarchy gradients, overload, high turnover, pressure for production, punishment, lack of respect and empathy) and judicialization were pointed out by the focal group as contributors to the fragile perception of safety culture and leadership, as an element that influences positively the strengthened dimensions in emergency service. The results are consistent and reflect the reality of health institutions in the world. It is understandable that the advances for the dissemination of patient safety culture are challenging, however it is essential to effectively mobilize professionals, managers, leaders, educators, researchers, patients and society, in order to consolidate a constructive culture in health systems where everyone will benefit.application/pdfporSegurança do pacienteQualidade da assistência à saúdeCulturaHospitaisProfissionais de saúdePatient safetyHospitalsCultureQuality of health careCultura de segurança do paciente : elementos que influenciam a percepção dos profissionais de saúdePatient safety culture: elements that influence the perception of health professionalsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096930.pdf.txt001096930.pdf.txtExtracted Texttext/plain394934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238654/2/001096930.pdf.txtfdc0a670bd510ba8de613806e70e407cMD52ORIGINAL001096930.pdfTexto completoapplication/pdf3283330http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238654/1/001096930.pdfbc1c6332ffccbd67ecc31696a0613d0dMD5110183/2386542022-05-24 04:43:17.149164oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238654Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-24T07:43:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura de segurança do paciente : elementos que influenciam a percepção dos profissionais de saúde
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Patient safety culture: elements that influence the perception of health professionals
title Cultura de segurança do paciente : elementos que influenciam a percepção dos profissionais de saúde
spellingShingle Cultura de segurança do paciente : elementos que influenciam a percepção dos profissionais de saúde
Prates, Cassiana Gil
Segurança do paciente
Qualidade da assistência à saúde
Cultura
Hospitais
Profissionais de saúde
Patient safety
Hospitals
Culture
Quality of health care
title_short Cultura de segurança do paciente : elementos que influenciam a percepção dos profissionais de saúde
title_full Cultura de segurança do paciente : elementos que influenciam a percepção dos profissionais de saúde
title_fullStr Cultura de segurança do paciente : elementos que influenciam a percepção dos profissionais de saúde
title_full_unstemmed Cultura de segurança do paciente : elementos que influenciam a percepção dos profissionais de saúde
title_sort Cultura de segurança do paciente : elementos que influenciam a percepção dos profissionais de saúde
author Prates, Cassiana Gil
author_facet Prates, Cassiana Gil
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prates, Cassiana Gil
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
contributor_str_mv Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança do paciente
Qualidade da assistência à saúde
Cultura
Hospitais
Profissionais de saúde
topic Segurança do paciente
Qualidade da assistência à saúde
Cultura
Hospitais
Profissionais de saúde
Patient safety
Hospitals
Culture
Quality of health care
dc.subject.eng.fl_str_mv Patient safety
Hospitals
Culture
Quality of health care
description A segurança do paciente, como dimensão da qualidade do cuidado em saúde, é tema de destaque no mundo. Os danos causados durante a assistência constituem-se um grave problema de saúde pública, com significativas implicações de morbimortalidade e qualidade de vida aos pacientes, além de afetar negativamente a imagem das instituições e dos profissionais de saúde. O maior desafio para a transformação do sistema vigente é a mudança cultural do paradigma punitivo para uma cultura de segurança. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo foi analisar a cultura de segurança do paciente percebida pelos profissionais de saúde e os elementos que influenciam esta percepção em uma instituição hospitalar. Foi delineado como pesquisa de métodos mistos caracterizando-se pelo desenho sequencial explanatório onde a primeira etapa foi quantitativa para identificação do status da cultura mediante aplicação do Hospital Survey on Patient Safety Culture e, na sequência a etapa qualitativa que explorou os resultados iniciais e os elementos que influenciam a percepção dos profissionais utilizando-se a técnica de grupo focal. A pesquisa foi realizada em um hospital geral de Porto Alegre, de abril a outubro de 2017, e a amostra constituída por 618 profissionais assistenciais e de apoio técnico administrativo para a primeira etapa e 10 assistenciais de nível superior para os dois encontros de grupo focal. A análise dos resultados foi sequencial, sendo os dados quantitativos e as informações qualitativas analisadas separadamente, num primeiro momento, e posteriormente submetidos à uma análise integrada. Os resultados evidenciaram uma cultura fragilizada, com sete dimensões consideradas como áreas frágeis para segurança do paciente, sendo a mais crítica “respostas não punitivas aos erros” com índice de respostas positivas de 29,0%, seguida da “passagem de plantão ou de turno e transferências” (32,6%), “trabalho em equipe entre unidades” (36,8%), “adequação de profissionais” (44,2%), “abertura da comunicação” (48,7%), “percepção geral da segurança do paciente” (49,2%) e “retorno da informação e comunicação sobre o erro” (49,9%). Profissionais de nível superior, especialmente médicos, têm uma percepção mais fortalecida, com significância estatística (p<0,05), quando comparados com os de nível técnico nas dimensões “trabalho em equipe dentro das unidades”, “expectativas sobre seu líder imediato e ações promotoras da segurança do paciente” e “aprendizado organizacional e melhoria contínua”. A emergência foi o setor que evidenciou os índices mais elevados de respostas positivas. Elementos relacionados à organização do trabalho (processos burocratizados, mal desenhados e descoordenados, decisões regionais, falhas de comunicação) somados aos elementos da gestão de pessoas (gradientes de hierarquia, sobrecarga, alta rotatividade, pressão por produção, punição, falta de respeito e empatia) e judicialização foram apontados pelo grupo focal como contribuintes para a percepção fragilizada da cultura de segurança e a liderança, como elemento que influencia positivamente as dimensões fortalecidas no serviço de emergência. Os resultados encontrados são consistentes e refletem a realidade das instituições de saúde no mundo. É compreensível que os avanços para a disseminação da cultura de segurança do paciente sejam desafiadores, contudo é imperativo a efetiva mobilização dos profissionais, gestores, governantes, educadores, pesquisadores, pacientes e sociedade, a fim de consolidar uma cultura construtiva nos sistemas de saúde onde todos serão beneficiados.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-14T05:03:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/238654
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096930
url http://hdl.handle.net/10183/238654
identifier_str_mv 001096930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238654/2/001096930.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238654/1/001096930.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fdc0a670bd510ba8de613806e70e407c
bc1c6332ffccbd67ecc31696a0613d0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085584223338496